Opus Dei - Obra de Deus ou Fanatismo Religioso ?


Mas o que é afinal, a Opus Dei ( em latim, Obra de Deus ) ? Em seu campo original de atuação, é a vanguarda das tendências mais conservadoras da Igreja Católica.

Fundada na Espanha em 1928 pelo padre espanhol Josemaria Escrivá de Balaguer ( 1902-1975 ), a organização foi reconhecida pelo Vaticano em 1947. Em 1982, foi declarada uma prelatura pessoal, o que, sob o Direito canônico, significa que só presta contas ao papa e que seus membros não se submetem à jurisdição dos bispos.

Fontes ligadas à Igreja Católica atribuem o poder da Obra à quitação da dívida do Banco Ambrosiano, fraudulentamente falido em 1982.

Obscurantismo e misoginia ( desprezo ou aversão às mulheres ) são traços que marcam a organização. Exemplos podem ser encontrados nas denúncias de ex-adeptos como Jean Lauand, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo – USP, que recentemente escreveu junto com mais dois ex-membros, o juiz Márcio Fernandes e o médico Dario Fortes Ferreira, o livro "Opus Dei – Os Bastidores". Em entrevista ao programa Biblioteca Sonora, da Rádio USP, Lauand conta que a Obra tem um index de livros proibidos que abrange praticamente toda a filosofia ocidental desde Descartes.

Em outra entrevista, à revista Época, Lauand denuncia as estratégias de fanatização dos chamados numerários, leigos celibatários que vivem em casas da organização : “Os homens podem dormir em colchões normais, as mulheres têm de dormir em tábuas. São proibidas de segurar crianças no colo e de ir a casamentos”. É obrigatório o uso de cinturões com pontas de ferro fortemente atados à coxa, como prática de mortificação que visa refrear o desejo. Mas os danos infligidos pelo fanatismo não se limitam ao corpo. No site que mantém com outros dissidentes ( Jornal da USP ), Lauand revela que a Obra conta com médicos especialmente encarregados de receitar psicotrópicos a numerários em crise nervosa.

No Brasil, a organização deitou raízes em São Paulo no começo da década de 50, concentrando sua atuação no meio jurídico. O promotor aposentado e ex-deputado federal Hélio Bicudo conta que por duas vezes juízes tentaram cooptá-lo. Seu expoente de maior destaque foi José Geraldo Rodrigues Alckmin, nomeado ministro do STF por Médici em 1972 e tio do atual governador de São Paulo. Acontece que nos anos 70, o poder da Opus Dei era embrionário. Tinha quadros em posições importantes, mas sem atuação coordenada. Além disso, dividia com a Tradição, Família e Propriedade (TFP) as simpatias dos católicos de extrema direita.

Enfim, qual seria o mistério da organização Opus Dei? O Opus Dei está a serviço de Deus ou das manipulações humanas ? Muito se tem falado sobre o Opus Dei, principalmente após a polêmica suscitada pela publicação do romance de ficção "O código da Vinci", de Dan Brown. Em razão disso, inúmeros questionamentos são feitos:

O que é, na verdade, o Opus Dei? Uma instituição séria, aprovada pela Igreja Católica ? Ou uma seita, um movimento de fanáticos ? É verdade que o Opus Dei opera uma verdadeira lavagem cerebral em seus adeptos, despersonalizando-os ? Que métodos utiliza para atrair novos membros e convertê-los ? São, de fato, métodos inescrupulosos e pouco transparentes ? Como o Opus Dei vê a participação das mulheres ?


Capa do Livro : Opus Dei - Os bastidores

Essas e muitas outras questões são levantadas e refletidas pelos autores do Livro : "Opus Dei - Os Bastidores ", que viveram, durante muito tempo, um comprometimento total com essa organização, conhecendo-o em seus bastidores, presenciando uma realidade que até o momento estava protegida por um escudo intransponível. Esta é uma leitura importante para aqueles que sempre desejaram entender melhor os procedimentos observados por seitas ou grupos fundamentalistas, religiosos ou não, que têm por intuito atrair membros, fanatizá-los, destituí-los de qualquer julgamento crítico, para que os fins ou objetivos doutrinários, financeiros e religiosos sejam alcançados independentemente dos meios utilizados.





Finalmente, para aqueles que quiserem ver uma reportagem sobre o assunto, com relatos dos Escritores acima citados, é só clicar na seta do Vídeo abaixo.

Para uma melhor visualização da matéria abaixo, evitando constantes paralisações das imagens, faz-se necessário o uso de Banda Larga :


A verdade sobre a "Opus Dei"

"Vejam como essa Ordem religiosa, a Opus Dei, consegue ser pior do que a Igreja Universal do Reino de Deus, de Edir Macedo."






Voltar à Página Principal



www.000webhost.com