EVANGÉLICOS, CATÓLICOS E OUTROS MANIFESTAM RECONHECIMENTO E APOIO À DOUTRINA ESPÍRITA



                O número dos que aceitam a Reencarnação no mundo atual, é muitas vezes maior do que a parcela daqueles que a negam. Em alguns casos, dependendo dos princípios religiosos e das tradições de cada povo ou raça, confunde-se Reencarnação com Ressurreição, metempsicose, transmigração, etc. No fundo, entretanto, a ideia é uma só. A simples análise de cada uma das variações citadas demonstrará irrefutavelmente que a volta do Espírito à carne está em todos eles.

                Aliás, se um maior número de pessoas que acreditam num fato, der veracidade ao mesmo, a reencarnação ganha disparado, pois a Igreja Anglicana da Inglaterra, através da Universidade de Oxford, colocou em 212 países cerca de 600 pesquisadores para que levantassem dados sobre a reencarnação, e o resultado da pesquisa diz que, em 2004, dos seis bilhões, duzentos e sessenta milhões de pessoas do mundo, QUATRO BILHÕES creem na reencarnação !!!

                Ou seja, mais de 64% DA POPULAÇÃO DO PLANETA acredita em Reencarnação, nas suas mais variadas formas.

                Dados estatísticos revelam que dois dos principais postulados do Espiritismo, comunicação com os Espíritos e reencarnação, são aceitos por mais de sessenta por cento da população no Brasil e no mundo. Deles se conclui duas situações bem distintas:

- Os entrevistados, na aparência, estão mais ligados à religiões tradicionais devido ao status social, quanto revelam que são católicos ou protestantes.

- Mas intimamente, com outras respostas, revelam uma profunda aceitação dos princípios espíritas, incompatíveis com aquelas religiões.

                Conclui-se que, neste caso, em todo o planeta, a Reencarnação, nas suas mais variadas formas, é um crença muito mais aceita do que a Ressurreição, tão apregoada pelo catolicismo e suas vertentes ditas "cristãs"...

                Agostinho, o Santo Agostinho dos Católicos ( 354 - 430 D.C ), em sua autobiografia "Confissões", Livro 1, capítulo VI, faz esta pergunta :   "Dizei-me, eu vo-lo suplico, ó Deus, misericordioso para comigo, que sou miserável, dizei se a minha infância sucedeu a outra idade já morta, ou se tal idade foi a que levei no seio de minha mãe ? (...) E antes desse tempo, quem era eu, minha doçura, meu Deus ? Existi, porventura, em qualquer parte ? Era Eu, por acaso, alguém ?"   ( Destaques meus ).

                Além do que, Santo Agostinho também acreditava na comunicação entre vivos e os espíritos dos mortos. Em sua Obra "De Cura Pro Mortuis" ( Tratado dos Mortos ), Ele nos diz : "Os espíritos iluminados de pessoas falecidas podem trazer conhecimentos para nós deles mesmos e de outros espíritos superiores a eles, e até de Deus." (...) "Ao invés de ficarmos acreditando que é a divina providência que faz de tudo um uso acertado para instruir os homens, consolá-los e induzi-los ao bem, por que não atribuir esses fatos aos espíritos dos finados?".



                Bem, por outro lado, tenho recebido algumas manifestações favoráveis ao Espiritismo, de pessoas que não professavam essa Religião, e que, após alguns meses de estudo, passaram a crer na Doutrina de Kardec. Outros, apesar de continuarem em suas Religiões de origem, acabaram assimilando as bases da Pluralidade das Existências. Alguns me surpreenderam pela sinceridade das palavras que descrevem todo o Processo que os levaram a defender o que antes combatiam.

                Resolvi tornar públicos esses manifestos ( com as devidas autorizações ), pois estou certo de que muitos, ao lerem, compreenderão o verdadeiro sentimento daqueles que passam a entender e a praticar a Doutrina Espírita.

                Finalmente, cabe aqui destacar a determinação e coragem de um conhecido Escritor, Católico Apostólico Romano, militante e defensor das reformas que se fazem necessárias e urgentes na sua amada Igreja. Sem abandonar sua Religião, defende abertamente os princípios Espíritas em Entrevistas, Reportagens e Programas de Rádio e TV.

                Penso que, quando uma pessoa começa a aceitar plenamente outros fundamentos religiosos, a reação natural é a conversão e o abandono de suas antigas crenças. Porém, mesmo sendo Ele Católico praticante, abraça os princípios Kardequianos, o que o torna ímpar entre aqueles que defendem o Espiritismo. Por essas e outras razões, registro aqui, minha admiração pelo seu modo de ver a vida e procedimento junto à sua Comunidade, descomprometido com os Dogmas e por sua postura inflexível face às imposições Eclesiásticas. Seu comportamento, determinação e perseverança, são exemplos para a transformação das criaturas. Sua busca incansável pelas verdades espirituais evidencia sua formação essencialmente Cristã, quer na direção de instituições, na redação de seus Livros e Periódicos, em traduções e revisões, entrevistas e outras quaisquer tarefas.

                Seu proceder é perfeitamente sintonizado com as verdades pregadas por Jesus. Suas Obras esclarecedoras são sempre acessíveis a todas as camadas sociais e não se escravizam ao rigor dogmático e imposto, mas revelam-se íntegras e sempre dispostas a apontar o caminho libertador. Sua Palavra empenhada, como lei em seu coração, impede a formação de cadeias mentais oriundas do uso de talismãs e votos, paramentos e cerimônias, rituais e pregações aliadas ao fanatismo, pactos e apostas, artifícios e jogos de qualquer natureza, enganosos e prescindíveis, os quais desvirtuam e distorcem o verdadeiro Cristianismo. Sua diretriz Científica e Religiosa, possui, na consciência tranquila, a fortaleza inatacável.

                Segundo Ele mesmo, não há nenhuma incompatibilidade em alguém ser Católico e Espírita, mesmo porque a metade dos Católicos Brasileiros ( entre os quais se encontram até Padres e Bispos ) é Espírita ou simpatizante do Espiritismo. Trata-se de um estudioso das Religiões comparadas, o notável Escritor   José Reis Chaves, a quem dedico esta Página, como uma singela homenagem.







MENSAGEM DEIXADA NO LIVRO DE VISITAS, EM 14.01.07 :



Nome do Visitante : Richard A. Glock

Sua Cidade : Rio de Janeiro


Comentários : Foi de extrema valia para mim ler o seu texto sobre o Concilio de Niceia.

                A sua pesquiza é maravilhosa e esclarece muito das minhas profundas duvidas sobre a Religião Catolica ou o Cristianismo como hoje conhecemos. Como ex estudante de uma prestigiosa escola catolica no Rio de Janeiro que é o Colegio de Sao Bento sempre me dei a duvidar sobre tudo que ali era ensinado sobre a religião. Hoje apos ler o seu texto mais uma vez renovo a minha total alergia a reliosidade catolica ou cristan. Realmente a religiao é feita para enganar as pessoas que sem parametros adequados aceitam toda aquela baboseira que lhe é imposta pelo clero.

                Eu me refiro nao so a religiao catolica mas a todas as versoes que tratam do cristianismo moderno. Os evangelicos por exemplo sao um exemplo de como nao se deve ensinar as coisas.

                Tenho formação em fisica, matematica e quimica e quanto mais estudo mais me convenço que o Universo é que é eterno e não os interesses particulares de individuos que somente vizam o poder.

                Em todo o caso meus parabens pelo trabalho de pesquiza.

Cordiais Saudações

Richard A. Glock





Por e-mail, o Sr. Richard A. Glock, complementa :


Considero o Kardecismo de Alan Kardec não uma religião mas sim uma ciencia. A procura por Deus é uma Ciencia e porque nao dizer A Ciencia. Nao sou Kardecista mas respeito profundamente todo trabalho que é feito pois acredito sim na força que nos cerca e que nos permite vilulizar e estudar aspectos que são classificados de sobre naturais mas que na realidade são naturais e que acompanham a natureza.

                A minha vizão do Universo difere da dos cientistas modernos em relação a criação do Universo. O Universo, no meu ponto de vista, é eterno, ou seja como já definido, nao teve principio nem terá fim. Ele sim é Deus. A perfeição do Universo tanto o macro como o micro demonstram cabalmente que Deus e o Universo são na realidade uma coisa só.

                Quantas dimensoes existem no Universo? Nos não sabemos. Quantas forças nos cercam? Não sabemos. A espiritualidade que os Srs estudam são dimensões naturais não compeendidas ainda por nos. Cito sempre o Pai da Quimica moderna Lavoasier que apos realizar experiencias com a queima de elementos disse: No Universo nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.

                Um dia a Ciencia Kardecista, ou outros nos darão explicações sobre esse facinante assunto que é a dimensão espiritual.

                Vou dar um passo mais adiante na minha teoria universal. No Universo o material e o espiritual se unem e formam todos uma dimensao unica que é a Natureza.

                Terei o maximo prazer em transmitir mais ideias.

                O Sr. Poderá publicar esta e outras ideias.

Meu nome é: Richard A. Glock e sou do Rio de Janeiro - Copacabana.

Cordiais Saudações

Richard A. Glock



MENSAGEM DEIXADA NO LIVRO DE VISITAS, EM 14.07.02 :



Nome do Visitante : Sandro Alberto

Sua Cidade : Rio de Janeiro


Comentários : Os artigos e assuntos tratados são muito bons e interessantes. Os seus argumentos são excelentes e esclarecedores. Fui Evangélico durante muito tempo e depois que comecei a estudar a codificação Kardequiana, passei a ver tudo de forma diferente e hoje entendo melhor a Bíblia do que quando eu era Evangélico. Muitas passagens se tornam obscuras sem a base do Espiritismo e a Reencarnação. No começo foi difícil de aceitar, mas Sites como o seu e Artigos do Paulo da Silva Neto Sobrinho localizados no Site www.redevisão.net e www.espirito.com.br foram cruciais para o entendimento do Espiritismo e contra os argumentos de detratores como o Site do Cícero, que eu tive a infelicidade de encontrar justamente na época em que estava estudando e que quase acreditei.

                Você já leu os artigos do Paulo ? São muito bons. Eu estou estudando um Livro que Ele lançou recentemente que se chama "A Bíblia a Moda da Casa". Você já ouviu falar ? Ele conhece muito a bíblia e seus argumentos são muito bons e coerentes. Na minha Família Eu só tive apoio da minha Esposa que é Espirita convicta mas eu era intolerante devido a minha criação Católica e Evangélica. Discutia com minha Esposa mas Ela não tinha base doutrinária e como muitos, achava que Espiritismo era tudo igual, incluive as seitas afro e foi assim também que eu aprendi na Igreja. Mas comecei a estudar e com a ajuda dos artigos do Paulo Neto e o seu Site, consegui entender melhor que não podemos levar tudo ao pé da letra o que está escrito na Bíblia e também não podemos achar que tudo o que está ali é a palavra de Deus, inclusive os absurdos. Bem que Jesus em muitas passagens nos advertia que deveríamos ter "Olhos de ver", "Ouvidos para ouvir" e nosso ilustre Prof. Pastorino acrescenta "Coração para sentir".

                Depois de estudar bastante eu conversei com alguns Evangélicos pessoalmente e Eles não tiveram contra-argumentos face a alguns trechos polêmicos da Bíblia e até mudaram suas opiniões em relação ao Espiritismo. Minha Mãe é Evangélica, porém, hoje Ela lê o Evangelho Segundo o Espiritismo e Livros do nosso querido Chico Xavier. Eu acho engraçado que sempre é a mesma história : No início, para todos os que combatem o Espiritismo, existem argumentos lógicos, mas depois Eles não retornam mais pois ficam sem contra-argumentos. Você falou que tem pouco tempo de Espiritismo, mas isso não importa pq vc respondeu a todos os ataques em alto nível e com base, e pricipalmente respeitando as pessoas com quem dialogava. Isso mostra dedicação. Um grande abraço e que Jesus continue lhe ajudando.



MENSAGEM DEIXADA NO LIVRO DE VISITA, EM 14.11.02 :


Nome do Visitante : NUNO CESAR DA COSTA MATTOS

Sua Cidade : SALVADOR/BA


Comentários : Muito bom ! A verdade deve sempre prevalecer, ainda que muitos não queiram. Sou Evangélico, mas um Evangélico diferente que aceita a Reencarnação. Antes eu a repugnava como todos fazem, mas um dia tive que reconhecer uma das maiores leis de Deus que é a Reencarnação, Lei sublime que Deus a tudo regula. Um abraço !



E-MAIL ( FORMULÁRIO ) ENVIADO POR UM EX-CATÓLICO, EM 08.01.03 :



NOME : Claudio Silveira

CIDADE : Pelotas-RS

ASSUNTO : PARABÉNS

EMAIL : xxxxxxxxxxxxxxxxxxx


Mensagem :


                Encontrando este Site, me identifiquei muito com as ideias relatadas e por isso mesmo procuro recomendá-lo sempre que tenho oportunidade.

                Tenho 42 anos e sempre fui Católico frequentando as missas regularmente, mas sentia que estava faltando alguma coisa, pois, mesmo querendo acreditar, no fundo eu tinha dúvidas sobre certas coisas ditas pelo padre, até que parei de frequentar.

                Em novembro último minha Esposa desencarnou e fiquei tão desesperado que precisava me apoiar em alguma coisa quando um amigo me emprestou "O Evangelho Segundo o Espiritismo". Lendo o mesmo, eu encontrei as explicações que eu procurava anteriormente, o que me deu força para sair deste desespero, e hoje, somente dois meses depois, após já ter lido todo "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Céu e o Inferno", "O Livro dos Espíritos" e estar lendo "O Livro dos Médiuns", estou bem mais tranquilo e compreendo bem mais facilmente todas as Máximas de Cristo, me deu a fé que faltava para cumpri-las, o que me tornou uma pessoa mais tranquila e tolerante com quem me ofende.

                Só estou aguardando começar o curso no Centro onde estou frequentando para fazê-lo e algum dia, talvez, merecer ser um Espírita Kardecista. Parabens e que Deus os ilumine.



MENSAGEM DEIXADA NO LIVRO DE VISITAS, EM 02.04.04 :



Nome do Visitante : Alionso de Paula Alves

Sua Cidade : Osório - Rio Grande do Sul


Comentários : Não podemos mais aceitar uma crença baseada numa fé cega e sem objetivos reais, o mundo escancara-se aos nossos olhos e vemos, ouvimos, sentimos as conseqüências dos acontecimentos a níveis globais, não podemos mais admitir a ignorância e a pretensão de engessamento da "verdade", as igrejas evangélicas e católica, já não conseguem manter o domínio absoluto das massas - como disse Pilatos ao interrogar Jesus - "O que é a verdade ?" - Eu já fui Adventista por alguns anos, todavia nunca tive nenhuma de minhas indagações respondidas; as respostas eram sempre evasivas e sempre se buscava explicações "sobrenaturais" para tudo o que não se compreende a nível espiritual.

Hoje estudo o Espiritualismo, pois para mim, é por enquanto, a única Doutrina que abarca um vastíssimo mar de respostas a questionamentos que até então eu sequer imaginava. Isso sim é que gera a fé no indivíduo, todavia é sempre necessário o progresso e a evolução pessoal. Excelente o site de vocês e espero que continuem com este nível de debate.



E SE ME PERMITEM, EU, JEFFERSON, QUERO DEIXAR MEU PRÓPRIO TESTEMUNHO :



                Fui Católico até os meus 27 anos. Meus Pais são Católicos até hoje. Muito do meu caráter devo aos Ensinamentos que recebi da Igreja. Porém, descobri na Doutrina de Kardec, um sentido novo para a Vida e uma postura mais equilibrada. Hoje, não me revolto tanto com as adversidades do dia-a-dia, pois tudo tem uma razão de ser. As atribulações pelas quais passamos têm sempre um ensinamento embutido. Basta que saibamos aproveitar bem as lições da vida e analisarmos as razões dos acontecimentos.

                Aos poucos vou aprendendo e aprimorando meus conhecimentos, trocando mensagens com pessoas que gostam de analisar as questões sob outros pontos de vista. Em certos casos, as pessoas que me escrevem, acham que eu tenho algum título ligado à Ciencia ou à Religião. Sou apenas um Funcionário Público.

                Com isso, acredito que através do diálogo, poderemos atingir o equilibrio e o discernimento dos fatos. E é isso que eu espero. Muito aprendi com todos os e-mails que recebi devido ao Site, principalmente com aqueles que discordavam da Doutrina Espírita, pois sempre tive respeito por pessoas que acreditam naquilo que fazem e defendem suas ideias através da Fé, do estudo, pesquisa e trabalhos sérios. São as divergências de opiniões que edificam nossa personalidade. E o que importa mesmo é aprender, corrigir erros e refletir sempre. Só peço a Deus que a Sua Luz toque os Corações das pessoas para que possam cada vez mais caminharem na direção que Ele traçou para nós.


Jefferson S.B.

A Defesa da Doutrina de Kardec
http://kardecismo.org


OBS : Os eventuais destaques em negrito, nas mensagens recebidas, foram feitos por mim.



Voltar para a Página Inicial


www.000webhost.com