1) 1ª CARTA de 16.02.2000, ENVIADA POR MIM AO CLAP E ENDEREÇADA AO PADRE QUEVEDO


Abre aspas :


Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2000


Senhor Oscar González Quevedo (Padre Quevedo) / Rede Globo

CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia


Sendo um estudioso das ciências psíquicas, licenciado em Humanidades Clássicas, Filosofia, Teologia, Presidente de honra e membro de numerosas Sociedades e Institutos de Parapsicologia em nações e cidades da América Latina, além de Espanha, Portugal e Estados Unidos, diplomado no IX Congresso Internacional de Parapsicologia de Milão, autor de diversos livros, publicados em várias línguas, o senhor procura desmistificar certas práticas supostamente relacionadas ao Espiritismo, como trabalhos de magia, rituais exercidos por pessoas que buscam apenas tirar dinheiro dos outros, etc.

Quero dizer que concordo com o Senhor neste sentido, pois há muitos embusteiros nesta área, que se aproveitam da boa-fé das pessoas. Se isso é uma das chagas do Espiritismo, devemos lembrar que na época da chamada “Santa Inquisição”, promovida pela Igreja Católica, pessoas eram assassinadas em nome de Deus, simplesmente por discordarem dos ensinamentos da Igreja. Devemos lembrar, também, que hoje muitos utilizam Templos para explorar pessoas e se enriquecerem, tudo em nome de Deus.

Em todas as áreas da vida, Padre, deparamo-nos com bons e maus profissionais. Existem bons e maus médicos, bons e maus advogados, bons e maus administradores, bons e maus políticos, e na religião não seria diferente : existem bons e maus pastores, bons e maus espíritas, bons e maus padres.

Mas com tudo isso, não podemos tomar por base os “maus” de cada área, para desacreditar tal profissão ou religião. Se querem falar do Catolicismo, falem da sua Santidade, o Papa João Paulo II, que procura trazer paz ao mundo. Se querem falar do Espiritismo, falem de Chico Xavier, que poderia ter uma vida de opulências, com uma conta bancária de mais de 20 milhões de dólares, obtidos pela venda de seus livros, os quais foram traduzidos para diversos países, e no entanto, Chico Xavier vive de forma simples e humilde. ELE DOA TUDO PARA INSTITUIÇÕES DE CARIDADE, e sobrevive com a sua aposentadoria.

O que me entristece, Padre, é vê-lo pedindo provas de tudo e de todos, principalmente daqueles que acreditam na comunicação com os espíritos, na reencarnação e outros princípios de Kardec.

As pessoas se referem ao Senhor como Padre Quevedo. Sendo Padre, certamente professas os princípios da sua Igreja. Então lhe pergunto e peço que sejas objetivo e respondas apenas com SIM ou NÃO.

1) O Senhor acredita na Existência de Deus ? (Apenas SIM ou NÃO )

2) Se caso a resposta for SIM, o Senhor consegue provar cientificamente que Deus existe ?
( Por favor, responda somente com SIM ou NÃO )

3) O Senhor acredita que Jesus viveu entre nós há 2000 anos atrás ?
( Apenas SIM ou NÃO )

4) Se a resposta for SIM, o Senhor conseguiria provar a existência de Cristo ?
( Apenas responda com SIM ou NÃO )

5) O Senhor acredita que Jesus ressuscitou após o 3º dia de sua morte ?
( Apenas responda com SIM ou NÃO )

6) Se a resposta for SIM, o Senhor conseguiria provar cientificamente este fato ?
( Mais uma vez insisto, responda apenas com SIM ou NÃO ).

Como é do seu conhecimento, Padre, nem os mais renomados cientistas da atualidade, conseguiram provar os questionamentos 2 e 6 anteriores ( nem mesmo o Santo Sudário constitui uma prova incontestável, de acordo com as pesquisas mais recentes, pois segundo as análises realizadas por três equipes - a do Instituto Politécnico de Zurique, na Suíça, a da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e a da Universidade do Arizona, o teste do Carbono 14 revela que o linho foi tecido entre os anos de 1260 e 1390. É muita coincidência 3 Universidades localizadas em Países diferentes apontarem para resultados muito próximos !!! O físico inglês Toddy Hall, da Universidade de Oxford disse : "Ou alguém o produziu querendo que acreditássemos que era o sudário verdadeiro, ou ele foi usado num funeral da Idade Média e tudo não passou de uma grande coincidência" ). Mas no entanto, a maioria dos católicos, como o senhor, acredita e responderia sim as perguntas 1, 3 e 5, simplesmente por considerarem verdadeira a fé que possuem e por acreditarem em uma força superior e na existência de uma Justiça Divina, da qual ninguém pode se furtar.

Se não há como provar cientificamente os princípios da sua própria religião, por que, então, o Senhor insiste em pedir provas dos princípios do Espiritismo ? ( alguns consideram o Kardecismo como Doutrina, eu prefiro considerá-lo como Religião, pois é dessa forma que eu me sinto ligado a Deus ). Nós, Kardecistas, somos cristãos e não criticamos nenhuma outra religião ou seita, mas esperamos o respeito daqueles que possuem outras crenças.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de dizer que, alguns religiosos ao serem indagados sobre a reencarnação, dizem simplesmente : A reencarnação não existe porque a Bíblia nada fala a respeito. Seria interessante lembrar que os textos atuais dos evangelhos são originários de inúmeras traduções e interpretações pessoais de líderes religiosos que viveram em suas respectivas épocas durante 2000 anos após a morte de Jesus Cristo. Como ilustração, lembremo-nos da passagem de Cristo sobre a terra, quando Ele disse : “Em verdade, em verdade, eu vos digo : Se um homem não renascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus”.

Essas palavras foram interpretadas (e escritas nos atuais evangelhos) no sentido da regeneração pela água do Batismo, mas o texto primitivo trazia simplesmente : Não renascer da água e do espírito, ao passo que em certas traduções, a DO ESPÍRITO se substituiu por : DO SANTO ESPÍRITO, o que não corresponde ao mesmo pensamento. A tradução de Osterwald está conforme o texto primitivo, ela traz : Não renascer da água e do Espírito. A tradução de Sacy diz : DO SANTO ESPÍRITO. A tradução de Lamennais diz : DO ESPÍRITO SANTO. ESPÍRITO, para a Igreja Católica, quer dizer uma coisa, ESPÍRITO-SANTO, quer dizer outra coisa. Isso apenas para citar algumas discrepâncias dos textos Bíblicos.

Podemos hoje acrescentar que as modernas traduções já restituíram o texto primitivo, pois que só imprimem "Espírito" e não Espírito-Santo. Examinando a tradução brasileira, a inglesa, a em esperanto, a de Ferreira de Almeida, e em todas elas encontramos somente o termo "Espírito". Além dessas modernas traduções, encontramos a confirmação numa latina de Theodoro de Beza, de 1642, que diz: "...genitus ex aqua et Spiritu..." "...et quod genitum est ex Spiritu, spiritus est". É fora de dúvida que a palavra "Santo" foi interpolada, ou seja, ela foi inserida deliberadamente, pois NÃO constava do original.

Repito : Para a Igreja Católica, ESPÍRITO, quer dizer uma coisa, ESPÍRITO-SANTO, quer dizer outra coisa !

Como se vê, Padre, uma pessoa hoje, teria que ser muito inocente se pensasse que a Bíblia atual ( Seja Ela qual for, Católica, Evangélica, Testemunhas de Jeová, etc) é uma reprodução fiel das palavras ditas por Jesus. Os textos evangélicos foram sendo modificados paulatinamente durante 20 séculos, de acordo com a vontade dos líderes religiosos, para que as pessoas acreditassem apenas nos princípios que fossem mais convenientes àqueles que “ditavam” o comportamento religioso de cada época.

Não acredito que a Rede Globo venha a reproduzir essas palavras ao Senhor diante das Câmeras, talvez porque isso possa constrangê-lo, mas se o fizer, espero que o façam com a lisura que sempre caracterizou o trabalho dessa Emissora.

Ficarei grato, se puder obter um retorno de V.Sas. Se não for possível, agradeço o trabalho de lerem esta carta.

Um abraço

Jefferson S. B.



Fecha Aspas.



OBS: Todas as cartas a mim enviadas como respostas, foram fielmente reproduzidas de acordo com os originais.




2) RESPOSTA DO SR. CARLOS ORLANDO, ENVIADA POR E-MAIL DATADA DE 21.02.2000, À MINHA PRIMEIRA CARTA :


Abre aspas :



Prezado Jefferson

As perguntas ao Padre Quevedo são respondidas pelo Núcleo de Estudos e pesquisas do CLAP. Quanto as perguntas propostas, os milagres são as provas da existência de Deus e sua assinatura para toda sua Doutrina.
Recomendo a leitura da seçào milagres no site e os livros indicados. Antes de atacar, conheça...

A Parapsicologia nega pelo estudo, experiencias e desafios a comunicação dos mortos com vivos; e não simplesmente nega por negar, por uma simples idéia. Ora, se ficar comprovado que apenas UMA comunicação for verdadeira, a parapsicologia mudará de opinião com muita dignidade e humildade, e defenderá que podem acontecer raras comunicações de mortos com vivos. Mas isso nào aconteceu, e todos os milhares de casos estudados, se utilizando da Psicologia, Psiquiatria,hipnologia, medicina, ilusionismo e outras ciencias, a Parapsicologia prova que as comunicações são na verdade do próprio Inconsciente das pessoas.

A parapsicologia não nega a vida após a morte (isto é objeto da teologia e filosofia) , nega sim , pelo estudo, a comunicação dos mortos com vivos. A Parapsicologia não nega a existencia de Deus,pelo contrário, PROVA sua existencia com o estudo dos Milagres (que é algo muito mais extraordinário que qualquer fenomeno Parapsicologico e superior a qq Lei da natureza).

Muito há que ser estudado, sem preconceito, sem Tabus , sem Superstição, sem conceitos arraigados que teimamos em defender sem mesmo saber o porque; e com a dignidade e coragem de saber mudar de opinião caso sigamos a Lógica.

A parapsicologia do CLAP, que segue a linha Europeia é a única que além das pesquisas e explicações, possui uma série de desafios a todos os espiritos, demonios entidades, mediuns, paranormais ou até charlatães.

Desafios que vào desde alguem produzir fenomenos com hora marcada, cirurgiões espirituais curar doenças simples, até produçào de fenomenos estando todos longe de um raio de 50 metros.Além de muitos outros. E SE POR ACASO ALGUM MEDIUM OU ESPIRITO VENCER O DESAFIO, O CLAP JOGA TODA A PARAPSICOLOGIA NO LIXO.

Não adianta ter explicaçòes que agradem a uns e a outros. Às vezes a verdade não agrada a ninguem...

Eu conheço outras correntes, idéias e doutrinas. Peço também ao senhor a bondade de ler um pouco os livros indicados em meu site.e aí sim, fazer uma crítica. Primeiro conhecer, depois criticar.....termino com um pensamento:
NÃO ME ARREPENDO DE MUDAR DE OPINIÀO, POIS NÀO ME ARREPENDO

Os espiritismo na Inglaterra não acredita na reencarnação....Ora, entào os espiritos que se comunicam com os médiuns da linha kardecista ensinam a reencarnação...e os espiritos que se comunicam com os médiun da Inglaterra ensinam que nào existe,,,, Que disparate....

Um abraço

Carlos Orlando- Núcleo de estudos e pesquisas do Clap


Fecha Aspas.


3) NOVA CARTA POR MIM ENVIADA AO CLAP, DATADA DE 28.02.2000


Abre Aspas :



Rio de Janeiro, 28 de fevereiro de 2000


Sr. Carlos Orlando / Padre Quevedo


Recebi seu e-mail, em 21.02.2000, e desde já lhe agradeço a atenção dada às minhas indagações. Peço-lhe desculpas pela demora em responder-lhe.

Observei que o Senhor procurou responder apenas às questões de ordem científica, o que é lógico, pois o Senhor é um estudioso das ciências psíquicas e não das teológicas, omitindo, assim, as questões de ordem religiosa. Talvez se o Padre Quevedo pudesse ter acesso ao teor do meu 1º e-mail, as respostas teriam sido complementadas, principalmente quanto às traduções e interpretações dos textos Bíblicos, pelos líderes religiosos que impuseram, à população de um modo geral, um comportamento peculiar e conveniente aos seus interesses, em suas respectivas épocas, durante os 20 séculos que nos separam da vida de Cristo na Terra. Por isso, solicito ao Senhor que permita que o meu primeiro e-mail chegue às mãos do Padre Quevedo para que tudo fique perfeitamente esclarecido.

O Senhor se refere à Parapsicologia como uma ciência que possui princípios inalteráveis, aceitos e aplicados da mesma forma por todos os profissionais da área e Centros de Parapsicologia do mundo. O Senhor diz :


“ A Parapsicologia nega pelo estudo, experiências e desafios ...

... A Parapsicologia mudará de opinião com muita dignidade e humildade ...

A Parapsicologia prova que as comunicações são na verdade do próprio inconsciente ...

A Parapsicologia ... nega sim, pelo estudo, a comunicação dos mortos com os vivos. ”


Ora, acredito que deva ser do seu conhecimento que muitos Parapsicólogos conceituados e vários Centros de Parapsicologia respeitados no Brasil e no mundo todo não comungam dos mesmos princípios estabelecidos pelo CLAP. A linha Europeia de estudos parapsicológicos, citada pelo Senhor, é vasta e com várias ramificações. Conclui-se, portanto, e com muita facilidade, que a Parapsicologia não pertence a um Grupo exclusivo e não é uma ciência única e imutável, havendo, dessa forma, diversas correntes dentro dessa ciência que apontam para outros caminhos bem diferentes daqueles demonstrados no site do CLAP. Além disso, a Parapsicologia pode ser definida como a disciplina ou ciência que estuda a ocorrência de fenômenos psíquicos chamados paranormais, cujas causas ainda não são totalmente conhecidas, o que sugere que muitos estudos são revestidos de interpretações subjetivas. Vários Parapsicólogos e Institutos de Parapsicologia do Brasil e no exterior utilizam a técnica da TVP (Terapia de Vidas Passadas).

Para dar sustentação ao que foi acima exposto, relaciono, a seguir, para o seu conhecimento e possíveis contatos, alguns Parapsicólogos reconhecidos e Institutos de Parapsicologia, o que daria novas dimensões aos ensinamentos ministrados pelo CLAP. Pois como Senhor mesmo diz, muito há que ser estudado, sem preconceito, sem conceitos arraigados que teimamos em defender sem mesmo saber o porquê, e com dignidade e coragem saber mudar de opinião, caso sigamos a lógica. O Intercâmbio não significa alterar radicalmente os próprios princípios e sim vislumbrar novos horizontes. Lembro o pensamento clássico e bem conhecido : “Não se arrependa das coisas que fez, e sim das coisas que deixou de fazer”.


A) Parapsicólogos Brasileiros

1) Welligton Rodrigues - Certificação em Parapsicologia, Bacharelato em Ciências Metafísicas pela University of Metaphysics - USA, Certificação em Hypnose avançada e regressão a vidas passadas pela Hypnodyne Foundation – USA. Um dos maiores Centros de Ensino mundiais dedicados à prática de Hipnose. Seu trabalho de regressão é amplamente mencionado no Livro – As vidas que vivi, da Autora Edna Mayo.

2) Hernani Guimarães Andrade - Fundador do Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas que mantêm intercâmbio com a USP, e que formou os primeiros pós-graduados em Psicobiofísica do grupo de Pesquisas Psicofísicas da USP em 1997. Autor das obras :

*Psi Quântico, uma extensão dos conceitos Quânticos e Atômicos à idéia do Espírito. São Paulo, 1989.
* A Transcomunicação através dos Tempos. São Paulo, 1996.

3) Henrique Rodrigues - Engenheiro eletrônico e Parapsicólogo, Conferencista internacional, membro ativo de diversas Universidades e Instituições que se atêm ao estudo da Parapsicologia, como a Universidade Kennedy, de Buenos Aires, a Sociedade Espanhola de Parapsicologia e a Sociedade Italiana de Metapsíquica. O professor Henrique Rodrigues comunga das mesmas opiniões que seu colega Hernani Guimarães Andrade.

4) Pedro Antônio Grisa - Parapsicólogo Clínico, Doutor em Psicologia pela Université Libre Des Sciences del’Homme de Paris. Prof. de Literatura, Psicologia e Sociologia, Filósofo, Cientista e Pesquisador, há três décadas dedica-se ao estudo de uma nova visão do Ser Humano, unicamente sob o enfoque científico. Fundador do IPAPPI – Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico, onde ministra cursos de Regressão de memória a Vidas Passadas.


B) Institutos e Centros de Parapsicologia Brasileiros

1) SBTVP - Sociedade Brasileira de Terapia de Vidas Passadas. Sociedade formada por um grupo de psicólogos e estudiosos da Parapsicologia. Instituição sem fins lucrativos. Objetivos : Divulgar, promover e fundamentar a TVP – Terapia de Vidas Passadas, entre os profissionais da saúde, com fundamentação científica e técnica e eficácia terapêutica. Presidente : Sra. Maria Teodora Ribeiro Guimarães. CRM Nº 22098.
Rua Presidente Wenceslau, 857 - Jd. Paineiras
Tel.: (0xx19) 254 – 2204
Campinas – SP.


2) Centro de Ciências Mentais & Parapsicologia - Método Fausto Oliveira. Prática de Regressão de Memória com aplicação da TVP - Terapia de Vidas Passadas.
Rua General Rocca, 475
Praça Saenz Peña – Tijuca
Tel.: (0xx21) 284 - 2729
Rio de Janeiro – RJ.


3) IPAPPI – Instituto de Parapsicologia e Potencial Psíquico. Instituto de pesquisa, ensino, com fundamentos em princípios e teorias científicas. Mantém cursos de aperfeiçoamento em orientação parapsicológica, em três níveis. Ministra Cursos de Regressão a Vidas Passadas. Diretor: Pedro Antônio Grisa.
Rua Felipe Schmidt, 303 / 1105. Ed. Dias Velho - Centro
Tel.: (0xx48) 223 - 7355
Florianópolis – S.C


C) Parapsicólogos e Escritores Estrangeiros

1) Ian Stevenson
2) Hans Tem Dam
3) James Fadiman
4) Morris Netherton
5) Stanislav Grof
6) Padre François Brune


Obs.: Infelizmente não disponho de suas biografias, mas todos são adeptos da transcomunicação.



D) Institutos e Centros de Parapsicologia Estrangeiros


1) S.P.R - Society for Psichical Research. Com o aval dos Cientistas : Sir William Crookes ( ver comentários sobre W. Crookes ao longo dessa Página ), Sir Oliver Lodge, Psicólogos William James, F.W. Mayers e o Parapsicólogo J. B. Rhine. Campos de estudos relacionados a estados próximos da morte, experiências fora do corpo, aparições, regressão hipnótica, curas paranormais.
49, Marloes Road
Kensington - W8 6LA
Tel./Fax : 0171 - 937 - 8984
Londres - UK


2) I.T.P - Institute of Transpersonal Psychology - Integração experimental de trabalhos com ênfase no corpo, mente e conexão com espíritos. Descrições a respeito da Psicologia Transpessoal.
744 San Antonio Road
Palo Alto CA 94303
Tel.: 650 - 493 - 4430
San Francisco California - USA


3) R.R.C - Rhine Research Center - Ministra cursos de Parapsicologia e estudos científicos de física. Pesquisas experimentais, investigações no campo das experiências fora do corpo, aparições e outros fenômenos espontâneos. Este Centro é sucessor do Duke University Parapsychology Laboratory.
402 N.Buchanan Blvd.
Tel.: 919 - 688 - 8241
Durham Carolina do Norte - USA


4) I.P.P - Instituto de Psicología Paranormal. - Cursos de Transcomunicação Instrumental; Sobrevivência depois da morte; Aparições; Reencarnação. Experiências paranormais: Recordações de vidas passadas.
Salta 2015
Tel.: 4305 - 6724
Buenos Aires - Arg.


5) S.E.I.P - Sociedad Española de Investigaciones Parapsicológicas
Associação de parapsicólogos que atuam em diversos países do mundo. Estudo das transcomunicações através da psicofonia, psicoimagem e grafocomunicação.
C/ Avellano, 6 Urb. Girasoles
Tels.: 965675547 - 639204441
03690 - San Vicente (Alicante) - Spain


Para aqueles que quiserem obter mais informações sobre as Pesquisas desenvolvidas pela S.P.R - Society for Psichical Research, Londres, sugiro acessar o Site Oficial dessa respeitável Instituição Parapsicológica, uma das mais importantes do mundo :

Society for Psichical Research


Podemos citar, a título de exemplo, a “SPR Activities – Researchs”, ou seja , Pesquisas e Atividades da S.P.R. as quais relatam um resumo dos estudos e postulados dessa renomada Instituição e que já fazem parte da Parapsicologia Moderna e consagrada na América e Rússia. Observem o original em Inglês e sua correspondente tradução :


Original da Página : " The principal areas of study of psychical research concern exchanges between minds, or between minds and the environment, which are not dealt with by current, orthodox science. This is a large area, incorporating such topics as extrasensory perception (telepathy, clairvoyance, precognition and retrocognition), psychokinesis (paranormal effects on physical objects, including poltergeist phenomena), near-death and out-of-the-body experiences, apparitions, hauntings, hypnotic regression and paranormal healing. One of the Society's aims has been to examine the question of whether we survive bodily death, by evaluating the evidence provided by Mediumship, apparitions of the dead and Reincarnation studies."


Tradução : As principais áreas de Estudo das Pesquisas Psíquicas têm interesse no intercâmbio entre as mentes, ou entre mentes e o meio ambiente, as quais não são tratadas, atualmente, pela Ciência ortodoxa. Esta é uma grande área, incorporando tais tópicos como a percepção extrassensorial ( Telepatia ; Clarividência - visão sem ser pelos órgãos visuais ; Precognição - Premonição ou conhecimento de algo antes de ter acontecido ; Retrocognição - Percepção de acontecimentos passados ), Psicocinese ( Efeitos paranormais em objetos físicos, incluindo o fenômeno de Poltergeist – Espírito perturbador ), experiências próximas da morte ou fora do corpo, aparições, obsessões, regressão hipnótica e curas paranormais. Um dos objetivos da Sociedade tem sido examinar a questão se nós sobrevivemos à morte corpórea, avaliando a evidência fornecida pelos Médiuns, aparições de (pessoas) mortas e o Estudo da Reencarnação. ( Destaques nossos ).


Para obtenção das análises e estudos de casos de manifestações Espíritas e Reencarnação, como os citados acima, sugiro o link a seguir, mais específico da S.P.R. Em alguns casos, é necessário adquirir os "Journals and Proceedings" :

S.P.R - Activities Research

**********

Então, alguns Centros de Parapsicologia dizem que a comunicação com os mortos não existe ... Porém outros Institutos de Parapsicologia e Parapsicólogos dizem que existe ... Ora ... Que Disparate ...


( Perdoe-me fazer uso de uma expressão utilizada pelo Senhor na resposta a mim enviada em seu e-mail de 21.02.2000 ).


E se o Senhor ainda não ficar satisfeito, há inúmeros sites Brasileiros e Estrangeiros que divulgam Centros de Pesquisas pelo Mundo estudando a Terapia de Vidas Passadas. Sugiro, então, a visita a apenas alguns sites dentre os inúmeros que existem na Rede Mundial :

1) http://www.abep-tvp.com/
2) http://www.sbtvp.com.br/
3) http://geocities.ws/carlos.guimaraes/origenes.html
4) http://www.pastlifetherapy.org/
5) http://www.aaple.com/
6) http://phenomenews.com/directory/past_lif.html
7) http://www.daier.com/livros/muivi.htm
8) http://www.brianweiss.com/
9) http://www.seminarcenter.com/sp_weiss.htm



Os Três últimos sites ( 7, 8 e 9 ) informam a respeito do famoso Psicólogo Americano Brian L. Weiss, formado pela Columbia University. Graduado como Médico pela Yale University, N.Y. Professor Catedrático de um dos mais conceituados Hospitais Americanos, o Mount Sinai Medical Center, escreveu o Livro, traduzido para diversos países: “ Muitas Vidas, Muitos Mestres ”, o qual relata histórias de regressão a vidas passadas. Brian Weiss relutou muito tempo em publicar suas constatações. Afinal, o ineditismo de suas experiências iria certamente atrair a discordância de muitos profissionais da área, embora pautasse seus trabalhos pelo racionalismo das teorias tradicionais de tratamento psíquico. A pesquisa neste campo está apenas começando e recebe os ataques tão comuns a toda mudança histórica ... Galileu e Freud foram antes ridicularizados por suas descobertas, e hoje suas ideias são aceitas por toda comunidade científica. Seu livro, acima citado é a contribuição de um respeitado estudioso do psiquismo para a ascensão de uma teoria baseada nos rigores da ciência, capaz de responder às questões que intrigam a humanidade há muitos séculos.

O Senhor disse que os Milagres são as provas da existência de Deus e que tais Milagres são mais extraordinários que qualquer fenômeno parapsicológico e superior a qualquer Lei da natureza. Muito bem. Imagine o Senhor, se pudéssemos voltar no tempo e perguntar a um cidadão comum da Idade Média se ele acreditaria que o Homem seria capaz de pisar na lua algum dia, ou se o Homem pudesse enviar equipamentos ao planeta Marte e controlar seus movimentos daqui da Terra. Certamente este mesmo cidadão da Idade Média responderia que isso só seria possível através de um Milagre ...

A Ciência que atualmente conhecemos, ou julgamos conhecer, está tão pouco desenvolvida que até hoje não consegue explicar todos os acontecimentos que se passaram há séculos. Na atualidade, determinados fenômenos que a Ciência não consegue esclarecer, são definidos como ilusão ou simplesmente como algo sem fundamento. Alguns cientistas, muitos deles, Astrônomos, orgulham-se em dizer que só acreditam naquilo que a Ciência pode provar. Se essas mesmas pessoas vivessem no Século XV, não poderiam sequer respirar, pois naquela época, a Ciência não havia ainda comprovado a existência do ar atmosférico. Muito do que a Ciência ainda não provou hoje, provará certamente no futuro, e o que atualmente alguns chamam de Milagres, amanhã não passará de um simples acontecimento plenamente dominado pela Razão.

As Leis da Natureza são imutáveis antes mesmo que o Homo Sapiens iniciasse sua vida na Terra. Os Homens, paulatinamente, e com muito estudo, conseguiram estabelecer parâmetros, termos de comparação e equações, afim de entendê-las um pouco melhor. Deus é o criador dessas Leis, que são perfeitas e incontestáveis. Segundo o Dicionário Aurélio atual, Milagre é um feito ou ocorrência extraordinária, sobrenatural, que não se explica pelas Leis da Natureza, o que é coerente com o que o Senhor disse, ou seja, Milagre é algo superior a qualquer Lei da Natureza. Ora, se Milagre é algo sobrenatural, ou seja, que não atende as Leis Naturais, DEUS TERIA QUE INFRINGIR AS LEIS QUE ELE PRÓPRIO CRIOU, para realizar tais Milagres, o que seria o cúmulo do absurdo !

Atualmente, pouco se compreende a respeito de um sentimento chamado Fé, e esta não foi compreendida senão sob o aspecto religioso, porque o Cristo a preconizou como alavanca poderosa, e porque não se viu nele senão o chefe de uma Religião. Mas o Cristo, que realizou portentos admiráveis, mostrou que o Homem PODE, quando tem Fé, quer dizer, a vontade de querer e a certeza de que essa vontade pode receber seu cumprimento. Mas o que eram esses portentos ou Milagres, como alguns gostam de chamar, senão efeitos naturais cuja causa era desconhecida dos homens de então, mas que se explica em boa parte hoje, e que se COMPREENDERÁ completamente pelo estudo do Espiritismo e do Magnetismo ?

A Fé é humana ou Divina, segundo o Homem aplique suas faculdades às necessidades terrestres ou às suas aspirações celestes e futuras. O Homem de gênio que persegue a realização de alguma grande empresa triunfa se tem Fé, porque sente em si que pode e deve alcançar, e essa certeza lhe dá uma força imensa. O Homem de bem que, crendo em seu futuro celeste, quer encher sua vida de nobres e belas ações, e haure em sua Fé, na certeza da felicidade que o espera, a força necessária para realizar e alcançar suas nobres aspirações. Enfim, com a Fé, não existem más tendências que não se possam vencer.

O Magnetismo é uma das maiores provas do poder da Fé posta em ação; é pela Fé que ele cura e produz esses fenômenos estranhos que, outrora eram chamados de Milagres. Repito : A Fé é humana e Divina; se todos os encarnados estivessem bem persuadidos da força que têm em si, se quisessem colocar sua vontade a serviço dessa força, seriam capazes de realizar o que, até o presente, chamou-se de prodígios, e que não é senão um desenvolvimento das faculdades humanas.

Por oportuno, lembro-me de uma frase de um autor que desconheço : “ Milagre é um fato natural que escapa à compreensão da nossa ignorância”. Entenda a palavra ignorância como desconhecimento.

O Kardecismo é a única doutrina ou Religião que se baseia na lógica racional. Possuímos uma Fé que se apóia no entendimento daquilo que se deve crer. Não basta ver, é preciso, sobretudo, compreender. Não aceitamos a Fé cega, ou seja, a crença em certos acontecimentos, simplesmente porque está escrito na Bíblia ou em qualquer outro lugar ou mesmo porque algum Padre ou Pastor afirmou ser verdadeiro, como ocorre em outras Religiões ou seitas. É justamente a Fé cega que faz hoje o maior número de incrédulos, porque exige a abdicação de uma das mais preciosas prerrogativas do Homem : O Raciocínio e o Livre-Arbítrio.

A Fé cega não é mais desse século, ela deixa no Espírito um vácuo de onde nasce a dúvida ...

A Fé raciocinada, a que tem por base os fatos e a lógica, não deixa atrás de si nenhuma obscuridade, ou seja, cremos porque estamos certos, e assim podemos compreender. Eis porque a Fé raciocinada não se dobra : Ela pode encarar a razão face a face, em todas as épocas da Humanidade. É a esse resultado que o Espiritismo conduz, superando a incredulidade todas as vezes que não encontra oposição sistemática e interessada.

Os Kardecistas procuram ler e aprender e nunca se julgam satisfeitos com o que sabem. Procuram a verdade a todo instante e por isso sabem que muito ainda têm a aprender. Não teimamos em defender nossos princípios sem saber o porquê, e este porquê é respondido em grande parte pela leitura de Obras pertencentes a pessoas respeitadas no mundo científico e Literário. Cito como exemplo, Hernani Guimarães Andrade. Ele foi o primeiro a fazer exaustivas pesquisas, dentro dos mais rigorosos critérios metodológicos, de fenômenos paranormais pelo Brasil. Seu três livros, Morte, Renascimento, Evolução; Espírito, Perispírito e Alma e Psi Quântico, juntamente com o valioso Parapsicologia Experimental, publicado pela primeira vez em 1967, constituem marcos do pensamento e pesquisa Parapsicológica no Brasil. Educador incansável, o professor Hernani fundou o Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas que mantém intercâmbio com a USP, e que formou os primeiros pós-graduados em Psicobiofísica do Grupo de Pesquisas Psicobiofísicas da USP, em 1997.

                O Professor Hernani Guimarães Andrade manteve rico intercâmbio com os maiores centros de pesquisa das Universidades da Europa e da América, recebendo publicações e artigos sobre os quais frequentemente foi solicitado a opinar. Manteve contato com o criador da Parapsicologia moderna, Joseph Banks Rhine, da Universidade de Duke, Estados Unidos, e foi um dos mais atuantes divulgadores do seu trabalho no Brasil. É o autor da teoria do Modelo Organizador Biológico - MOB, que ele apresentou mais de vinte anos antes que o Biólogo Britânico Rupert Sheldrake fizesse o mesmo com a sua teoria dos Campos Morfogenéticos, que guarda grande similaridade com a teoria do pesquisador brasileiro.


A Transcomunicação Instrumental, ciência que ganha dia-a-dia mais adeptos no mundo científico, é desenvolvida por pesquisadores com pouco ou nenhum interesse em terem seus nomes associados ao Espiritismo. Entre esses estudiosos estão engenheiros eletrônicos e cientistas de grandes laboratórios de eletrônica, nos Estados Unidos e na Europa. E, por incrível que pareça, entre os interessados por essa ciência, estão alguns sacerdotes católicos, sendo um dos mais conhecidos no Brasil o Padre François Charles Antoine Brune, grande estudioso da tradição cristã do Oriente e professor de várias Faculdades na França. É autor dos livros Os Mortos nos Falam e Linha Direta para o Além.

Contamos, também, com o desenvolvimento de um nova área na Psicologia, chamada de Psicologia Transpessoal, que aprofunda, ao nível da Psicologia e Psiquiatria, a possibilidade da existência dos espíritos (ver os livros de Stanislav Grof, famosíssimo psicoterapeuta e teórico; as pesquisas de Elizabeth Kubler-Roos e de Raymond Moody, e outros). Nessas pesquisas, fazem parte gente da própria Igreja Católica e que se dedicam a confirmá-las através do estudo em transcomunicação, como o faz o Padre francês Fraçois Brune.

Ainda em nosso século, particularmente na segunda metade, o Espiritismo tem recebido, mesmo involuntariamente, profundas contribuições da ciência e de áreas sem vínculos com o Espiritismo, como a Psicologia, especialmente a Psicologia Transpessoal, já citada, e de áreas de vanguarda como a Física Quântica, Neuropsiquiatria, e, na tecnologia, com as pesquisas em Psicotrônica e em Transcomunicação Instrumental, também citada anteriormente, que é a captação e o registro de imagens e sons de espíritos, salientando-se que esta área está sendo desenvolvida por engenheiros eletrônicos, cientistas e técnicos sem nenhum ou com muito pouco contato com o Espiritismo, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos.

Com tudo isso, peço ao Senhor a bondade de ler alguns dos livros a seguir relacionados e aí sim proceder às suas críticas. Antes de atacar, conheça ...


(Perdoe-me, mais uma vez, o uso de suas próprias expressões ...)


Como será visto mais adiante, todos esses estudos caminham lentamente, em função dos cuidados indispensáveis às condições limitadas aos nossos sentidos, fato esse que afeta a dinâmica dos avanços obtidos nas áreas ligadas aos fenômenos paranormais, Transcomunicação Instrumental, TVP, etc.



1) Andrade, Hernani Guimarães. Morte, Renascimento, Evolução. São Paulo, 1987, Editora Pensamento.

2) Andrade, Hernani Guimarães. Espírito, Perispírito e Alma. São Paulo, 1988, Editora Pensamento.

3) Andrade, Hernani Guimarães. Parapsicologia Experimental. São Paulo, 1976, Editora Boa Nova.

4) Andrade, Hernani Guimarães. Psi Quântico, Uma Extensão dos Conceitos Quânticos e Atômicos à Ideia do Espírito. São Paulo, 1989. Editora Pensamento.

5) Andrade, Hernani Guimarães. Poltergeist. São Paulo, 1989, Editora Pensamento.

6) Andrade, Hernani Guimarães. Reencarnação no Brasil. Matão, 1990, Casa Editora O Clarim.

7) Andrade, Hernani Guimarães. A Transcomunicação Através dos Tempos. São Paulo, 1996, FE Editora.

8) Almeida, João Ferreira. Bíblia Sagrada, Edição Missionária. São Paulo, 1997, Sociedade Bíblica do Brasil.

9) Andréa, Jorge. Nos Alicerces do Inconsciente. Sobradinho, 1996.

10) Bander, Peter. Os Espíritos Comunicam-se por gravadores. Sobradinho, 1981. EDICEL.

11) Bozzano, Ernesto. Povos Primitivos e Manifestações Supranormais. São Paulo, 1997, FE Editora.

12) Brune, Padre François. Os Mortos nos Falam. Sobradinho, 1991, Ed. Edicel.

13) Capra, Fritjof. O Ponto de Mutação. São Paulo, 1986. Editora Cultrix.

14) Charon, Jean E. O Espírito, Este Desconhecido. São Paulo, 1988, Melhoramentos.

15) Eliade, Mircea O Xamanismo e as Técnicas Arcaicas do Êxtase. São Paulo, 1998, Martins Fontes.

16) Evans, Richard. Construtores da Psicologia. São Paulo, 1995, Summus/EDUSP.

17) Fadiman, James & Frager, Robert. Teorias da Personalidade. São Paulo, 1990, Harbra.

18) Foucault, Michel. História da Loucura. Coleção Debates, S.P. 1991, Ed. Perspectiva.

19) Grof, Stanislav. Além do Cérebro - Morte, Renascimento e Transcendência em Psicoterapia. São Paulo, 1988. MacGraw-Hill.

20) Guimarães, Carlos Antônio Fragoso. Percepção e Consciência - Um estudo do Psiquismo Humano. João Pessoa, 1996, Editora Persona.

21) LeShan, Lawrence. De Newton à Percepção Extra-Sensorial. São Paulo, 1995, Summus Editorial.

22) LeShan, Lawrence. O Médium, O Místico e o Físico. São Paulo, 1994, Summus Editorial.

23) LeShan, Lawrence. Realidades Alternativas. São Paulo, 1995, Summus Editorial.

24) Lyra, Alberto. Parapsicologia e Inconsciente Coletivo. São Paulo, 1992, Pensamento.

25) Maslow, Abraham – El Hombre autorealizado, Editora Kairós, Barcelona, 1990.

26) Miranda, Hermínio Corrêa. O Evangelho de Tomé - Texto e Contexto. Niterói, 1992. Arte e Cultura.

27) Nunes, Clóvis. Transcomunicação. Sobradinho, DF,1998, EDICEL.

28) Rinaldi, Sônia. Transcomunicação Instrumental. São Paulo, 1997, FE Editora.

29) Rodrigues, Henrique. A Ciência do Espírito. Matão, 1990. Casa Editora O Clarim.

30) Walsh, Roger N. & Vaugham, Francês. Além do Ego - Dimensões Transpessoais em Psicologia. São Paulo, 1991, Editora Cultrix.

31) Weil, Pierre. As Fronteiras da Regressão. Petrópolis, 1991, Editora Vozes.

32) Weil, Pierre. A Morte da Morte. Editora Gente, 1997.

33) Wilber, Ken. O Paradigma Holográfico e outros Paradoxos. São Paulo, 1992, Ed. Cultrix.



Com relação aos trabalhos realizados pelo CLAP e outros Institutos que seguem a mesma linha de estudos, fazem-se necessárias algumas reflexões a respeito da nossa realidade, do ambiente tridimensional que nos cerca e impõe limites aos resultados.

A partir da nova Revolução Científica iniciada em fins do século passado, na Física, em especial com os trabalhos de Faraday, Maxwell e Planck, atingindo seu ponto mais dramático com Einstein e os teóricos da Física Quântica (Bohr, Schrodinger, Heisenberg, Lord Ernest Rutheford e outros), ficou amplamente demonstrado que a visão de mundo mecanicista da física clássica de Newton, que serviu de modelo às demais ciências, não só não dá conta de toda a realidade física como, inclusive, é vista como sendo uma criação humana, útil, porém limitada, feita pelo homem para dar sentido aos fenômenos naturais que o cercam, e mesmo assim, só ao nível das chamadas dimensões médias, ou seja, dos objetos compostos (portanto, formado de um conglomerado de átomos) que nos cercam e com quem interagimos a velocidades muito baixas. Se saímos desta faixa de dimensões médias, indo para o nível atômico, ou para os grandes conglomerados de galáxias, ou tivermos de lidar com grandes velocidades, a mecânica de Newton simplesmente deixa de funcionar a contento !

As mudanças conceituais na Física Moderna, porém, correram silenciosas e à parte dos estudos das ciências humanas, em particular da Psicologia e, com ela, da Parapsicologia. De fato, na Física ocorria um movimento que se afastava da ideia de que apenas um modelo do universo era necessário para explicar toda a realidade, indo em direção ao conceito de que diferentes modelos eram necessários para lidar com diferentes aspectos (domínios) da experiência. Tudo começou com Max Planck, em 1900, segundo o qual o sistema teórico necessário para explicar o microcosmo (aquele mundo de coisas por demais pequeno para ser observado pelos sentidos, ainda que teoricamente) era diferente do sistema necessário e válido para o domínio das coisas cotidianas, acessíveis aos sentidos. De acordo com as palavras de Planck, vivemos em um “ Universo de Duas Pistas ”. Eis o que revelou o físico Erwin Schrodinger :

“À medida que os olhos de nossa mente penetram em distâncias cada vez menores e em tempos cada vez mais curtos, percebemos a natureza comportando-se de maneira tão inteiramente diversa daquilo que observamos em corpos visíveis e palpáveis, em torno de nós, que nenhum modelo criado a partir de nossas experiências jamais poderá ser inteiramente verdadeiro”.

Portanto, Senhor Carlos Orlando, o que alguns, orgulhosamente afirmam como verdade científica, é obtida em condições limitadas aos nossos sentidos e percepções. O que nos parece hoje cientificamente incontestável, amanhã poderá sofrer alterações ... É assim desde que o Homem iniciou suas investigações no campo da Ciência.

Finalmente, com relação ao Espiritismo na Inglaterra, citado pelo Senhor como disparate em suas últimas palavras, este veio a se desenvolver de forma independente dos conceitos Espíritas estabelecidos no continente Europeu e, devido a já bem conhecida VAIDADE INGLESA ( basta lembrar que o técnico da Seleção local foi afastado só porque falou em Reencarnação) a questão Reencarnacionista, de início, foi pouco aceita, muito em especial por ter sido o espiritismo inglês desenvolvido dentro de Igrejas, chamadas de Igrejas Espiritualistas - ramificações das árias igrejas reformadas, em especial da Anglicana. Mas esta atitude mudou bastante, em especial devido às pesquisas em psicologia que nada têm de espíritas, de início no EUA e depois no próprio Reino Unido. Podemos citar, à guisa de referências, os trabalhos de Ian Stevenson, Hans Ten Dam, James Fadiman, Morris Netherton, Stanislav Grof e vários outros pesquisadores atuantes ilustres que levam a sério a possibilidade deste fenômeno, novamente destacando que a maioria destes autores e pesquisadores desconhecem a obra de Kardec, o que é um ponto a favor da hipótese Reencarnacionista. A Federação Espírita na Inglaterra é adepta da Reencarnação. Para confirmar, acesse o site do Conselho Espírita Internacional – CEI ou mesmo o site da Federação Espírita Brasileira - FEB, que também fala a respeito do assunto.


Antes de atacar, conheça ...
( Perdoe-me ... ).


Um Abraço,

Jefferson S. B.



Fecha Aspas.



4) RESPOSTA DO SR. CARLOS ORLANDO, ENVIADA POR E-MAIL DATADA DE 14.03.2000, À MINHA SEGUNDA CARTA :


Abre Aspas :



Prezado Jefferson


Agradecemos seu Email e fico contente de sua iniciativa por um diálogo aberto e esclarecedor...
Creio que não entendeu quando disse para conhecer antes de criticar; pois, pelo visto o senhor pesquisou outros institutos de Parapsicologia e suas ideias, mas não conhece a linha do Clap, suas ideias, explicações e desafios...Lhe indico a leitura dos livros do Padre Quevedo assim como a leitura de nosso site cujo conteúdo estamos aumentando.

Infelizmente estou sem tempo de catalogar como o senhor fez (e nem acho construtivo) a relação de parapsicólogos e pesquisadores que defendem tal e qual ideia...
Queria argumentar com a lógica...pensar com a nossa cabeça e não com a dos outros...

Muitos cientistas no passado desafiaram a toda comunidade científica vigente e mesmo assim estavam certos...como o senhor mesmo disse.." . A pesquisa neste campo está apenas começando e recebe os ataques tão comuns a toda mudança histórica ... Galileu e Freud foram antes ridicularizados por suas descobertas, e hoje suas ideias são aceitas por toda comunidade científica". Desse modo assim como eu já lí muitos livros sobre a doutrina espírita, peço que o senhor conheça a obra do Padre Quevedo sem preconceito.

Sobre o espiritismo na Inglaterra a respeito da reencarnação, parece que o Senhor também não entendeu o disparate da questão que me referi....Não estava falando como o senhor defendeu, de pesquisadores ou confederaçãoes espíritas que defendem a reencarnação e outros que não defendem como se fosse um jogo que, quem tem mais pesquisadores de renome e confederações ganham a causa....(ou mesmo de uma vaidade inglesa)...Isso é política... Ora, os médiuns ingleses incorporam Espíritos...certo?? (ou psicografam, pois não é primazia dos médiuns brasileiros...)

Se os espíritos que pelos médiuns falam, afirmam como é o além e dão ensinamentos (como fazem por aqui...) estarão eles mentindo quando falam que não existe reencarnação??? Ou serão espíritos inferiores que estão mentindo para criar confusão?? – Neste caso para os médiuns ingleses os espíritos inferiores criam confusão, e para os médiuns brasileiros os espíritos de luz ensinam a verdade....Quanta Honra... Na verdade, tudo é uma questão de cultura e do que o médium acredita no seu inconsciente... Não temos apenas duas correntes...temos milhares..Exemplo:.há incorporações de orixás, extraterrestres, entidades, demonios, etc, etc, etc...e que não fica devendo nada às incorporações espíritas.....DEPENDE DA CULTURA....DEPENDE DO QUE A PESSOA ACREDITA....

Quanto aos Milagres; e está tudo descrito nos dois livros sobre o assunto do Padre Quevedo; não é uma quebra ou infração às leis da Natureza, por que seria?? Exemplo: Se um objeto está caindo e o senhor segura ele antes que caia, então o senhor estã quebrando as leis da natureza???
É uma outra força agindo sobre o objeto e continuam válidas todas as leis da natureza...
E no caso dos Milagres há uma outra força agindo sem ferir as leis da natureza..e essa outra força é Deus...

Quanto a serem os milagres explicados mais adiante pelo avanço da tecnologia, posso lhe dizer que devemos conhecer o princípio da lógica que pode ser aplicada independente da tecnologia...

Corpos incorruptos em um único e exclusivo ambiente foge à lógica de explicação natural...uma impressão de milésimos de milímetros no olhos da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe feita há 4 séculos, sendo ainda que estas pupílas respondem a estímulos de luz, é um fato que não podemos fazer como os avestruzes que enfiam a cabeça na terra, e dizer que isto vai ser explicado no futuro ...
Assim como o milagre eucarístico de Lanciano em que o pedaço de carne (miocárdio) encontra-se inexplicavelmente vivo (com células vivas) e as pesagens dos tres pedaços por mais que se pese dá uma medida diferente...
Ou o sudário, em que a conclusão dos exames feitos na impressão, é que foi impresso por um tipo de radiação luminosa superior a qq luminosidade existente conhecida...

Apesar de tudo isso, preferimos acreditar em fenomenos explicáveis que ocorrem em qualquer ambiente, dando as mais diversas interpretações, geralmente estando o autor em transe, e ainda , sendo estes fenomenos sim, totalmente naturais...
O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER VER...
O senhor mencionou o magnetismo como prova do poder da Fé....Ora, peço-lhe que estude Hipnose e auto-sugestão. O que Mesmer fazia na época e deu origem ao magnetismo nada mais é que hipnose e/ou auto-sugestào.... Há muitos livros bons sobre o assunto. Lhe indico os livros de Antonio Carlos de Morais Passos.
Dizer que o magnetismo ou qualquer outra técnica (pois não importa a causa e sim o efeito neste caso) pode ajudar a aumentar a auto-estima e auto confiança é uma coisa; mas daí a dizer que é uma prova do poder da fé...

Sobre Transcomunicação Instrumental o senhor disse que é a captação e o registro de imagens e sons de espíritos, salientando-se que esta área está sendo desenvolvida por engenheiros eletrônicos, cientistas e técnicos sem nenhum ou com muito pouco contato com o Espiritismo, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. Entretanto esses profissionais desconhecem os fenômenos Parapsicológicos e suas relaçòes com o inconsciente...se uma imagem aparecer numa experiência e dizer que é o papai Noel, entào iremos acreditar só por isso?? Diz que sào os espíritos e vamos acreditar só por que dizem ser??
Novamente repito: DEPENDE DO QUE CADA PESSOA ACREDITA...
Esses profissionais mencionados com certeza desconhecem o fenomeno da escotografia e da psicofonia na qual a telergia humana pode impressionar gravadores e filmes sob a acão e baseado nos desejos do inconsciente....
Novamente o Clap (se assim preferir) lança um desafio..."que um gravador (é claro sem truques, que é muito comum) grave uma mensagem de um espírito, clara, perceptível com a identificaçào do espírito (isso tudo porque é lógico; e o senhor deve saber que estamos cercado por milhões de ondas–satéite, televisão, rádios, celulares, etc- e podem em algumas raras vezes impressionar alguma gravação) estando todas as pessoas afastadas a 50 metros do gravador...(distância máxima para ação da telergia).

Há outros muitos desafios...conheça-os...

Um forte abraço

Carlos Orlando- Núcleo de estudos e pesquisas do CLAP


Fecha Aspas.





5) RESPOSTA DADA AO SR. CARLOS ORLANDO, DATADA DE 07.04.2000 :



Abre Aspas :




Rio de Janeiro, 07 de abril de 2000

Sr. Carlos Orlando


Mais uma vez quero agradecer a oportunidade que tive ao aprender um pouco mais sobre os assuntos abordados em nossas correspondências.

Inicialmente, seria melhor esclarecer que já havia lido alguns tópicos do site do CLAP, o que será detalhado mais adiante.

O fato de catalogar alguns Institutos de Parapsicologia nacionais e estrangeiros revela simplesmente uma coisa : Que várias pessoas sérias pesquisam algo em diferentes pontos do planeta e que, aos poucos e por caminhos diversos, chegam a conclusões muito parecidas. Relacionar apenas alguns Centros de Pesquisa Parapsicológicos e Autores que possuem a mesma linha de estudos (digo alguns, pois a fonte de onde busquei revela centenas deles) permite àqueles que se interessam, opções de escolha de acordo com a proposta de estudo, palestras, artigos e investigações. Mas o Senhor acha que isso não é construtivo ... Que pena...

Não sou parapsicólogo como o Senhor. Sou formado na linha de Ciências Exatas, e não em Ciências Humanas. É claro que o Senhor tem mais tempo para os estudos psíquicos e portanto pode, por si só, desenvolver sua linha de raciocínio, pensando com sua própria cabeça, relativamente a esse tema.

Trabalho na área financeira e somente nos fins-de-semana é que me dedico a outros estudos (isso quando não levo trabalho para casa).

As pessoas que, como eu são adeptas da reencarnação, comunicação com os Espíritos, etc, possuem seu modo de pensar e formam suas opiniões a respeito do assunto, graças às leituras de livros de autores respeitados no mundo científico e literário, às palestras das quais participamos em Sociedades Espíritas ou, em alguns casos, promovidas por Institutos de Parapsicologia. Se achamos que existe uma lógica racional baseada em experimentos, estatísticas, comportamentos, etc, vamos, aos poucos, filtrando, assimilando e sedimentando lições.

Mesmo aqueles que se dedicam integralmente ao psiquismo, caso se permitissem ao intercâmbio com outras Entidades ligadas às diversas linhas da Parapsicologia poderiam deixar de lado o orgulho e aceitar o fato de que, se pessoas sérias e conceituadas no mundo científico, pesquisam linhas de estudos diferentes das quais elas sempre se dedicaram, como é o caso do Psicólogo americano Brian Weiss, Sir Willam Crookes, o Padre François Brune (todos citados por mim em minha última correspondência), etc, é sinal que existe “algo” que merece ser analisado sem preconceitos e com dedicação. Dizer apenas que conhecemos outras correntes, ideias e Doutrinas, não nos dá gabarito para criticá-las, pois incorreríamos no equívoco de julgar sem conhecimento de causa. Estou me referindo aos estudos científicos da Transcomunicação, mediunidade, magnetismo, etc, o que será, também, referenciado mais adiante.

***

Sobre o Espiritismo na Inglaterra, parece que o Senhor também não entendeu a questão da vaidade Inglesa. Quando citei a Federação Espírita Britânica, o CEI - Conselho Espírita Internacional e a FEB - Federação Espírita Brasileira, foi justamente para que o Senhor pudesse obter os devidos esclarecimentos e dirimir suas dúvidas, mas parece que o Senhor gosta apenas de recomendar leituras para os outros, porém quando as outras pessoas lhe recomendam a mesma coisa, o Senhor prefere eximir-se e dar uma interpretação conveniente e cômoda à recomendação que lhe foi cuidadosamente apresentada, achando que tudo é um jogo que, quem tem mais pesquisadores de renome, confederações, etc, ganham a causa ... Bem, todos têm seu livre arbítrio, o que permite a cada um aproveitar ou não as oportunidades que aparecem ... Enfim, vamos ao que interessa. O movimento Espiritualista é obra dos homens, e como tal, sujeito a imperfeições. No caso do movimento Espírita na Inglaterra, as restrições à Reencarnação, (que não é posição unânime e nem foi ao longo dos tempos), tem raízes na formação cultural e elitista do povo inglês. É o orgulho de raça ou preconceito de costas, que leva os ingleses a não aceitar que, por exemplo, o Lord de hoje, altivo e soberbo, possa vir a ser o mendigo de Londres na existência seguinte, e consequentemente, isso os faz repelirem a sábia e equitativa Lei da Reencarnação. É natural que boa parte desses Espíritos, que sempre tiveram essa linha de raciocínio enquanto viveram na Terra, ao desencarnarem, desacreditem na Reencarnação, e passem, a dar mensagens nesse sentido. Mesmo os Espíritos que já têm consciência da Reencarnação, evitam colocar cabalmente essa questão para não chocar os ingleses.

Em “ O Livro dos Mediuns ”, de Allan Kardec, podemos encontrar largas explicações sobre isso. O Mestre Kardec nos ensina que ao desencarnarmos, não mudamos de ideia instantaneamente. Nas Obras de André Luiz (psicografadas por Chico Xavier) encontramos Espíritos de pessoas (que foram católicas, evangélicos, etc, na Terra), trabalhando no Astral e sem crer na Reencarnação, pois um tipo de aprendizado como esse, só pode ser assimilado paulatinamente, para não provocar choques em Espíritos de pessoas que passaram a vida inteira na Terra sendo ensinadas, por pastores, padres e por outros indivíduos descrentes da Reencarnação, que a pluralidade das existências é uma falácia ... Porém, todos aqueles que estão no Plano Astral, cada um a seu turno e no momento certo, terão que aceitar e aprender a sábia Lei da Reencarnação.

Contudo, muitos que voltam à terra, face ao "esquecimento" provocado de suas existências anteriores e à falta de domínio sobre suas "tendências", vaidades e orgulhos, dão vazão às antigas ideias de unicidade e continuam estacionários e arraigados às velhas crenças. Mas a evolução é irrevogável e dinâmica. Um dia ...

***

Em várias páginas do CLAP, o termo inconsciente é citado. Se nós não conseguimos provar cabalmente que os espíritos existem, nada prova que exista um inconsciente. Poderíamos defini-lo como o conjunto dos processos e fatos psíquicos que estão latentes no indivíduo e lhe influenciam a conduta, podendo aflorar à consciência quando esta não está inteiramente vigilante. Mas onde estaria ? Em que parte do cérebro se localiza esse “Banco de Dados ” que não pode ser processado ? Contudo, para o CLAP, tudo parece se explicar através de manifestações do “inconsciente”, relacionados com termos pouco usuais, que podem até criar uma aura de seriedade, mas revelam um conteúdo incompleto quanto às definições dos fatos paranormais. Basta citar, por exemplo, que a palavra Escotografia, citada pelo Senhor, não existe na versão 2000 do Dicionário Aurélio e por incrível que pareça, nem no site do CLAP, pois no item fenômenos, o termo Escotografia não possui o respectivo significado ! É claro que o Senhor, em seu próximo e-mail poderá facilmente esclarecer-me melhor o conceito do mesmo (acredito que seja descrição de manchas), mas há de convir que o fato do próprio site do CLAP não possuir a definição de termos que o Senhor cita, causa estranheza ...

Dizer que determinado fenômeno é “Projeção do Inconsciente”, “Desejo do Inconsciente”, “Criação do inconsciente”, “Fantasias do Inconsciente”, etc, etc, na verdade não explica nada. Explicar, Senhor Carlos Orlando, é mostrar os mecanismos em que a coisa se opera. Dizer que o abacate é verde não explica o que é o abacate !

***

Quantos aos “milagres” citados pelo Senhor, continuo a afirmar que tudo será devidamente esclarecido, de acordo com o desenvolvimento da Ciência. Isso pode não explicar os fatos, mas pelo menos nos dá a esperança de conseguirmos, algum dia, entendê-los de acordo com a lógica experimental. Lembra-se do cidadão da idade média, citado em minha última correspondência, hipoteticamente confrontado com a ideia do homem alcançar a lua ? Como poderíamos esperar que ele apresentasse, naquela época, as fórmulas que dariam potência necessária para vencer a atmosfera e atingir uma velocidade de mais de 40.000 km/h ? Como ele poderia fornecer os meios de obter os trajes que protegeriam os astronautas de temperaturas que variam de -171 a +117 graus celsius em algumas regiões da superfície lunar ? Equações da trajetória de reentrada na atmosfera ... Isso apenas para citar exemplos elementares dos estudos que foram feitos ! Tudo isso seria impossível de se obter naquela época, mas hoje não passam de registros em arquivos que se encontram no Museu Aeroespacial, em Washington, D.C. Reafirmo o que eu disse : Tudo o que não pode ser explicado hoje, com certeza o será num futuro bem próximo, pois a ciência avança a passos largos ...

Agora, dizer que os fatos citados pelo senhor só se explicam através de “milagres” também não esclarece nada. Pelo contrário ! Isso põe um ponto final no assunto e, dessa forma, se livra do problema ! Não é assim que os avestruzes fazem ??? ...

Porém, para um melhor entendimento, sugiro a leitura do Livro “A Gênese” de Allan Kardec, o qual fala sobre os milagres de Jesus.

Contudo, curioso com o fato exposto pelo senhor a respeito dos Olhos de Nossa Senhora de Guadalupe, cuja história remonta a 1929, procurei estudar mais o caso. O Sr. Alfonso Marcue, o qual foi fotógrafo oficial da antiga Basílica de Guadalupe na Cidade do México, achou que se parecia claramente com a imagem de um homem de barba refletido no olho direito da Virgem. De lá para cá, muitos pesquisadores se detiveram em estudos sobre o fato. Mas um novo e fascinante tipo de análise dos olhos começou em 1979, quando o Dr. José Aste Tonsmann, Ph D, graduado pela Cornell University, Ithaca, NY, trabalhando para IBM em processamento digital de imagens, digitalizou em um scanner de altíssima resolução, uma ótima fotografia da face da Virgem, tomada diretamente da tilma original. Depois de filtrar e processar as imagens digitalizadas dos olhos para eliminar os “riscos” e acentuá-las, fez algumas surpreendentes descobertas: não só era claramente visível em ambos os olhos o "busto humano", mas outras figuras humanas eram também visíveis.

                Porém, não podemos deixar de considerar alguns fatos relatados pelo Parapsicólogo Wellington Zangari e seus colaboradores. Vamos às suas declarações :

http://www.pesquisapsi.com

"Além de tudo isso… tenho coletado informações a respeito de alguns fenômenos defendidos como “milagres” por Quevedo e descoberto que não são nem mesmo inexplicados! Dou um exemplo recente da Virgem de Guadalupe. Recentemente pesquisadores descobriram, por meio de infra-vermelho, que por trás da imagem da Virgem existe um esboço, feito provavelmente por um conhecido pintor da época que inclusive assinou o esboço! Além disso, há demonstrações de que se trata de uma pintura mesmo pois foi possível reconhecer os componentes químicos utilizados. Mais: os especialistas dizem que os olhos não contêm nenhuma cena, como alegado por Quevedo e outros, e explicam o fenômeno como pareidolia: uma espécie de “ver carneirinhos nas nuvens”, base dos testes projetivos na Psicologia…"

E vejam que interessante essa outra declaração do Parapsicólogo Wellington:

"A própria ICAR sempre exige que primeiro uma junta de cientistas, ( QUASE SEMPRE CATÓLICOS !!! ) tente explicar um dterminado fato de modo científico para então avaliar, teologicamente se esse fato pode ser considerado como milagre!”

Outras declarações obtidas do site acima :

Uma das invariáveis alegações de católicos :

“O milagre de guadalupe foi analisada pelo dr. da Nasa Calagan que ficou impressionado com o que descobriu.”

Passando a palavra para Carlos Bella :

“Apesar de várias fontes católicas o citarem como pesquisador da NASA descobri que seu nome verdadeiro não é este mas Dr. Phillip S. Callahan. Descobri também a referência de seu trabalho em Guadalupe :

CALLAHAN, P. y SMITH, J.. La tilma de Juan Diego ¿técnica o milagro ?, estudio analítico al infrarrojo de la Imagen de Nuestra Señora de Guadalupe. México: Alhambra Mexicana, 1981.

"Descobri então que existem dois Callahan que poderiam potencialmente ser o responsável pela pesquisa."

Um deles é o Dr. Philip S. Callahan, da Nasa, funcionário do JPL.

O outro é o Dr. Philip S. Callahan, entomologista.

"Então procurei seus trabalhos e descobri que o Dr. Callahan entomologista possui uma forte atividade em trabalhos de agricultura ecológica, alguns que cheiram a pseudo-científicos."

"Bom agora deixo a pegunta se isto foi um engano de referências por parte dos católicos ou então houve uma referência enganosa visando gerar um argumento de autoridade ao trabalho ou então fugir da ligação da imagem com o Dr. Callahan, entomologista, autor da pesquisa sobre Guadalupe e que na verdada é um cara com o pé no ESOTERISMO tendo inclsuive publicado um livro “Ancient Mysteries, Modern Visions” , no qual diz explicar entre outras coisas como os sacerdotes egípcios levitavam pessoas usando paramagnetismo!"


Além disso, parece-me que o Senhor também aceita a ideia de que um dia, a Ciência poderá elucidar os “milagres”, pois no site do CLAP, seção : Estudos dos Milagres, encontramos essa afirmação, senão vejamos :



" O chamado milagre- dizem- na realidade não supera as leis da natureza, senão só as leis da natureza que conhecemos. Mas a ciência está avançando. Nada pode garantir que o que hoje aparece como uma exceção ou superação das leis da natureza, venha amanhã a enquadrar-se perfeitamente nas leis que ainda faltam por descobrir. Na expressão de Claude Bernard, "o que hoje chamamos de exceção é simplesmente um fenômeno do qual uma ou várias condições são ainda desconhecidas".

Não discutiremos agora se é científico ou não este modo de argumentar. Discutiremos isto mais adiante, após o estudo dos Milagres. O que agora queremos frisar é que seria contraditório excluir da ciência o estudo do possível Milagre. Porque se de fato se tratasse simplesmente de leis ou condições ainda não conhecidas pela ciência, se assim pensam estes cientistas, isto constituiria um novo motivo poderosíssimo para que tais cientistas se dedicassem com todo o empenho ao estudo do chamado Milagre. Se for preciso, deixem outros estudos menos importantes e dediquem todo o seu tempo, esforço e fundos econômicos para descobrir, quanto antes, essas leis ou condições ainda desconhecidas. Desse desconhecimento, depende, para o bem da humanidade e da Ciência, a ressurreição de um morto, a recuperação instantânea de um órgão e tantos outros fenômenos tão maravilhosos e úteis."




Tomei a liberdade de grifar um trecho que acho claro e indiscutível sobre o que o Padre Quevedo e suponho que também o Senhor, admitem.

Para finalizar esse assunto, transcrevo aqui uma frase de um parapsicólogo de nome A.J.Silva : “Não existem milagres. Existem leis desconhecidas”.

***

Com relação ao magnetismo, estava me referindo ao magnetismo Mesmeriano, ou magnetismo animal estudado pelo médico Austríaco. De fato, esse aludido "magnetismo" ou radiação psíquica tem poderes quânticos, afinal, é produzido por uma fonte biofísica. O dito magnetismo animal (energias psíquicas) pode fazer coisas simples, e geralmente é usado por terapeutas que seguem a Escola do Frans Mesmer na aplicação de energias para curar pacientes ou ajudá-los como reforço no tratamento. Os seres humanos, como é de conhecimento geral, não aproveitam toda a habilidade intelectiva, utilizando-se de apenas 15% ( esse valor não é fixo, pois não há consenso entre os estudiosos) da capacidade cerebral. São raras as pessoas que ultrapassam esse percentual. Logo, com essa aptidão, os aparelhos mais precisos registram apenas 9,8 mV de ddp nos cérebros em atividade. Além disso, cada hemisfério cerebral tem características próprias e um modo particular de processar as informações recebidas. Técnicas de percepção sensorial e espacial aceleram e aperfeiçoam o processo de aprendizado, levando o indivíduo a estimular o lado direito do cérebro. Essas técnicas estão apoiadas nas pesquisas sobre o funcionamento dos hemisférios cerebrais do neurologista Roger Sperry (Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 1981), de onde se conclui que o potencial psíquico pode ser desenvolvido, de forma lenta e gradual, com base nos estudos da neurofisiologia. Tudo isso nos leva a crer que levará muitos anos para que se possa realmente comprovar o poder do magnetismo nas realizações não explicáveis pela ciência, ou “milagres” se o Senhor assim preferir. A Ciência atual, como disse na minha última correspondência, está tão pouco desenvolvida que até hoje não consegue explicar todos os acontecimentos que se passaram há séculos. O que não conseguirmos explicar hoje, será esclarecido amanhã, com uma ciência mais adiantada. É assim desde o início dos tempos. Entenda e aceite isso de uma vez por todas ! E sem querer parodiá-lo, digo :


O PIOR CEGO É AQUELE QUE NÃO QUER OUVIR !!!


Contudo, objetivando reconstituir as bases do magnetismo relacionado ao Espiritismo, reproduzo aqui, uma pesquisa realizada por Luiz Otávio Saraiva Ferreira, do GEAE - Grupo de Estudos Avançados Espíritas. Este texto tem os seus direitos autorais protegidos por registro no Escritório de Direitos Autorais da Fundação BIBLIOTECA NACIONAL do Ministério da Cultura da República Federativa do BRASIL sob o Nº de Registro 99.301, no Livro 141, Folha 358.



"Do Magnetismo Animal ao Hipnotismo

Mesmer foi um médico austríaco que, em 1779, publicou uma memória defendendo a existência de um "fluido universal", o qual poderia ser utilizado na cura de doenças. Experimentou tratamentos com imãs (magnetos), mas concluiu que o próprio corpo humano emanava forças mais poderosas que as do imã, as quais denominou então de "magnetismo animal". Teve como seguidor o marquês de Puységur que, ao experimentar magnetizar camponeses, descobriu o sonambulismo experimental em que os pacientes sob transe induzido apresentavam telepatia, visão com as pontas dos dedos, clarividência e outros fenômenos.

Puységur, por sua vez, fez numerosos discípulos. Os pacientes submetidos aos "passes magnéticos", às vezes entravam em estados de sono de profundidade variável, chamados de "sono magnético" ou "estados magnéticos". Foi um dos discípulos do marquês de Puiségur, o Abade Faria (José Custódio de Faria), que assentou as bases da interpretação científica do magnetismo, tendo sido ainda um dos primeiros a experimentar o uso de sugestões verbais na manipulação magnética dos pacientes.

O magnetismo animal teve boa acolhida na Alemanha, onde merecem destaque as pesquisas do Dr. Justinus Kerner, que estudou a Vidente de Prevorst (a famosa médium sonâmbula Frédérique Hauffe), cujos fenômenos de efeitos físicos testemunhou em companhia de Strauss e do magistrado Pfaffen e as pesquisas do químico austríaco Reichenbach sobre a visão das auras dos imãs, cristais e corpo humano pelos sensitivos (entre 1845 e 1868).

Coube ao cirurgião inglês James Braid, no ano 1841, após estudar os fenômenos do magnetismo, dar-lhes uma conceituação científica e fisiológica, criando o Hipnotismo e sua terminologia, que é a mesma utilizada atualmente. Segundo a nova teoria, tudo devia-se à imaginação do paciente agindo sobre seu sistema nervoso (hipótese animista), rejeitando-se então a hipótese dos fluidos (hipótese fluidista).

Estava assim criada a divisão entre fluidistas e animistas, que perdura até nossos dias.

Dessa época em diante a interpretação fisiológica do hipnotismo predominou, embora dentre os fenômenos atribuídos ao magnetismo animal ou ao hipnotismo estejam alguns que mais tarde foram reconhecidos como fenômenos paranormais, como, por exemplo, a telepatia, para o qual não há explicação nem fisiológica nem física. Durand de Gros foi o primeiro a perceber a diferença entre o mesmerismo, o hipnotismo e a sugestão.

As experiências com magnetismo animal e hipnotismo levavam os pesquisadores a depararem-se frequentemente com fenômenos que extrapolavam os domínios dessas disciplinas ( telepatia, visão com as pontas dos dedos, clarividência e outros), os quais suscitavam, dentre outras, a hipótese do espírito como explicação. Entre outros casos bem documentados que extrapolam as explicações do magnetismo animal e do hipnotismo, como os de Swedemborg, dos Shakers, de Andrew Jackson Davis e o Episódio de Hydesville, o qual colocou a hipótese do espírito em pauta definitivamente, citaremos o de Andrew, como mais notável.


Andrew Jackson Davis

Grande médium vidente, clarividente, audiente, clariaudiente, psicógrafo e psicofônico. Quando submetido a transes magnéticos ditou mais de 30 livros, intitulados coletivamente de Filosofia Harmônica e de Revelações Divinas da Natureza, que tiveram grande impacto nos EUA. Em transe apresentava o fenômeno de xenoglossia, embora fosse de parca instrução, e previu, antes de 1856, detalhes do automóvel e da máquina de escrever, que seriam inventados várias décadas depois. Previu, em 1847, o aparecimento do Espiritismo, o que se daria no ano seguinte com o Episódio de Hydesville, a seguir relatado.


O Episódio de Hydesville

O dia 31 de março de 1848 é o marco inicial do espiritualismo moderno, conforme narrado por Conan Doyle. A família Fox, de Hydesville, estado de Nova York, EUA, teve um caso de " poltergeist", que culminou com um diálogo através de pancadas entre a filha mais nova, Kate, de onze anos, e uma inteligência que se dizia o espírito de um caixeiro-viajante (cujos despojos foram encontrados apenas em 1904), que teria sido assassinado pelos antigos moradores da casa. Os fenômenos continuaram mesmo em presença de uma multidão de curiosos. Ocorreu assim a primeira manifestação pública de diálogo com os espíritos. Deflagrou-se uma onda de manifestações espíritas espontâneas e provocadas, que se espalhou inicialmente pelos EUA, e extravasou-se para a Europa e demais Américas. Tamanha foi sua repercussão que suscitaram as primeiras pesquisas de cientistas sobre fenômenos paranormais, feitas na Universidade de Buffalo em 1851.

Os jornais das cidades de Rochester e de Nova York, daquela época, são fartos em artigos sobre esse episódio e outros que o sucederam, instaurando o Modern Spiritualism nos EUA. Elder Evans e outro " shaker" foram visitar as irmãs Fox em Rochester tão logo tomaram conhecimento das manifestações espíritas ocorridas com elas, e foram saudados entusiasticamente pelas forças invisíveis, que diziam que aquilo era o trabalho que tinha sido predito aos "shakers" quatro anos antes."


***


Nota : Para aqueles que quiserem obter mais detalhes sobre os verdadeiros acontecimentos relacionados às Irmãs Fox e que não foram divulgados pelos Religiosos da época, esclarecendo assim, definitivamente as pancadas misteriosas e os fatos ocorridos em Hydesville, clique aqui.



"Os shakers

À mesma época, grupos " shakers" (refugiados religiosos da Inglaterra) se estabeleceram em comunidades nos EUA. Cultivavam o mediunismo, que chegou a manifestar-se em forma de transes coletivos durante sete anos consecutivos, após os quais os entes manifestantes, que se afirmavam espíritos, retiraram-se afirmando que retornariam em breve e então invadiriam o mundo, entrando tanto nas choupanas quanto nos palácios. Suas experiências, foram descritas em vários livros e artigos."


***

Sobre a Transcomunicação Instrumental parece-me que também não houve um entendimento, de sua parte, dos princípios básicos da experiência. Muito bem. Na Europa (Luxemburgo, por essência), há grupos que conseguiram desenvolver uma espécie de televisão (Videocon) capaz de focalizar a imagem de pessoas desencarnadas e que, com isso, chamou a atenção de muita gente séria, voltada para a aludida pesquisa. Todavia, há muita frequência de onda e, por vezes, o monitor captava imagens da nossa esfera, confundindo e tumultuando a pesquisa. Por causa disso e também por causa de suscetibilidades, houve desentendimento entre os estudiosos. Porém com a persistência nessa área, constatou-se que a impressão em películas, câmeras, até mesmo a captação involuntária de ondas em TV, não descaracterizou o objetivo da transcomunicação, pois procedendo-se à filtragem e seleção das imagens, verificou-se a reprodução de pixels reconstituindo a imagem de pessoas reconhecidamente desencarnadas que se manifestaram dando mensagens e até estabelecendo um diálogo com os presentes, inclusive com detalhes de informações que só o “morto” conhecia !

Por outro lado, se pessoas de baixo nível intelectual (e até moral) se propuserem a fazer experiências de transcomunicação, movidas apenas pelo sentimento de curiosidade e divertimento, certamente, em função de seus baixos níveis vibratórios (espirituais), haveria, dessa forma, uma atração e afinidades com espíritos do mesmo nível (O Senhor disse que conhece a Doutrina Espírita, portanto deve saber o que é afinidade de frequências vibratórias) e aí sim, poderiam aparecer imagens folclóricas e impróprias nos monitores (como a do Papai Noel, citado pelo Senhor). E é em oportunidades semelhantes (como a experiência com copos e sem suporte técnico avançado) que esses espíritos (Poltergeist - espírito perturbador) se manifestam e procuram confundir pessoas menos cautelosas, desatentas e pouco informadas sobre a comunicação séria com Espíritos de Escol, a qual é baseada em tecnologia de vanguarda e levada a cabo por pesquisadores sérios, conhecidos e respeitados na Comunidade Científica.

Mas infelizmente, parece que as pessoas que não acreditam nas experiências de comunicação com os mortos (se o Senhor assim prefere chamar), procuram desacreditá-las apoiando-se APENAS nos ensaios feitos por indivíduos que querem somente se divertir e que são movidos por um desejo incontido de achar que tudo o que é relacionado à comunicação com Espíritos, não passa de um engodo.


ENXERGAMOS COM MUITA FACILIDADE OS DEFEITOS NAS TEORIAS ALHEIAS, MAS SOMOS CEGOS DIANTE DA FRAGILIDADE DAS NOSSAS PRÓPRIAS “CERTEZAS”.


***

Procure direcionar suas críticas e comentários a experimentos comprovadamente científicos. Há muitos livros sobre o assunto. Cito como exemplo, os Livros : A Transcomunicação Instrumental, de Sônia Rinaldi, FE ed. ; Poltergeist, de Hernani Guimarães, Ed. Clarin ; Os Espíritos se comunicam por gravadores, de Peter Bander, Ed. Sobradinho ; A Transcomunicação Através dos Tempos, de Hernani Guimarães Andrade,. FE Ed. Esses são alguns dos livros citados em minha última correspondência. São apenas 4 das 33 obras elencadas. São os mais específicos sobre o assunto. Uma lista com vários livros sobre assuntos correlatos tem por fim proporcionar a escolha daquele ou daqueles livros que mais esclarecem determinado assunto específico. O senhor tem me recomendado a leitura de livros do Padre Quevedo, de artigos no site do CLAP, etc, mas quando eu recomendo ao Senhor para ler algum livro de qualidade reconhecida, com opções de escolha em uma lista, o Senhor se desvencilha e rotula esse procedimento de atitude não construtiva ...

Há muitos desafios, é verdade, basta que saibamos encará-los com seriedade, desarmados de preconceitos e com visão crítica renovada que todo cientista diligente possui...


SOMENTE NA CONSCIENTIZAÇÃO DOS OPOSTOS PERTENCENTES A CADA UM É QUE SE PODE VISLUMBRAR O EQUILÍBRIO.



Um abraço,

Jefferson S. B.



Fecha Aspas.


OBS. : ATÉ O PRESENTE MOMENTO NÃO HOUVE RESPOSTA DA PARTE DO SR. CARLOS ORLANDO ( ASSESSOR DO PADRE QUEVEDO ) À MINHA ÚLTIMA CARTA.



*************


A CARTA QUE O PADRE QUEVEDO NÃO RESPONDEU À ALTURA !!!


( FALTA DE TEMPO OU DE ARGUMENTOS ? ? ! ! )



Abre Aspas :



Rio de Janeiro, 03 de abril de 2000

Sr. Oscar Gonzáles Quevedo


Recebi sua resposta à minha carta de 16.02.2000. Nós Brasileiros, não estamos acostumados a esse método utilizado por V.Sa., ou seja, apenas devolver a própria carta do remetente com rabiscos em algumas palavras, desacompanhada de outra carta mais esclarecedora. Ao final, anexo cópia da referida carta utilizada pelo Senhor.

O Senhor disse (ou melhor rabiscou) que acredita em Deus e que consegue provar Sua existência. Muito bem. Ao analisar algumas teorias no site do CLAP (Centro Latino Americano de Parapsicologia), pude observar que a existência de Deus está baseada nos milagres que Ele fez, o que é coerente com os princípios da Religião Católica, pois tudo o que a Ciência não consegue explicar, imediatamente, os Clérigos têm logo uma resposta : “É um milagre do Altíssimo”.

Então V.Sa. acha que “milagre” é o bastante para provar a existência de Deus ? Mas afinal, Quem é Deus para o Senhor ? É um Ser, uma Energia, estaria em algum lugar ? Dizer que o mundo sobre o qual vivemos, a flora, os animais, os mares, enfim, a natureza é uma criação de Deus e por isso prova sua existência, é até poético, mas para um homem de Ciência, tudo isso não constitui provas científicas da existência de Deus.

Enfim, onde estariam as PROVAS CABAIS, CIENTÍFICAS E INCONTESTÁVEIS da existência de Deus ? Se o Senhor, Padre Quevedo, possui essas provas, deveria ganhar o Prêmio Nobel da Paz, da Ciência, da Literatura, da Física, da Química, da Medicina e até da Economia, pois até hoje, (reitero minhas palavras) não houve Cientista que apresentasse ao mundo provas Científicas, Eu disse, PROVAS CIENTÍFICAS, da existência de Deus.

Não quero, dessa forma, dizer que eu não acredito em Deus. Eu acredito e muito ! Acredito porque tenho Fé na Sua existência, (Como Padre, seria lógico que o Senhor fizesse o mesmo, afinal os Padres não possuem Fé ????!!!...).

Pelo que eu pude compreender dos seus rabiscos, o Senhor acredita que o Kardecismo não pode ser considerado como uma Religião. Muito bem. Por acaso, o Senhor acha que Religião é monopólio de Templos ou Igrejas que praticam Cultos, Rituais e adoração de imagens ?

Os rituais religiosos fizeram e fazem muitos cristãos acreditarem, a exemplo dos antigos Judeus, que suas salvações estariam asseguradas apenas pelas práticas exteriores. Igrejas suntuosas, com sacerdotes usando finos paramentos, são criações e adições do Homem à Lei de Deus. Jesus fez alusão a esse fato quando disse : “Toda planta que meu Pai Celestial não plantou, será arrancada. Deixai-os ! São cegos que conduzem cegos. Se um cego conduzir outro cego, ambos caem no fosso ! (São Mateus, Cap. XV, v. de 1 a 20). Certamente a Igreja e o Senhor têm outra interpretação para essas palavras de Jesus. É um direito que lhes assiste ...

O Cristianismo pode ser definido como o conjunto das Religiões Cristãs que se baseiam nos Ensinamentos, na Pessoa e na Vida de Jesus Cristo. Os Espiritualistas e estudiosos no assunto reconhecem que Jesus Cristo é o comandante supremo, depois de Deus, de todo o rebanho de almas na Terra, e aceitam igualmente que os dirigentes ou fundadores das diversas religiões foram ou continuam sendo enviados do próprio Jesus, de acordo com as necessidades evolutivas e ideológicas da massa humana. Porém, os indivíduos pertencentes a inúmeras seitas, acham que os profetas ou reveladores do sistema religioso ou filosófico a que pertencem é que possuem o cetro, com o qual comandam o espiritualismo na face da Terra.

Realmente, eles têm o direito de pensar assim, como também o temos. Acontece que Jesus foi anunciado por quase todos eles que haveria de vir para restabelecer as coisas, e alguns ainda O esperam. Os demais afirmam que os fundadores das doutrinas copiaram uns dos outros a essência doutrinária, perdendo assim o valor da revelação.

Eis porque o perquiridor atento compreende a validade de todas elas, que passaram por um só canal, ao se destinarem à Terra, e este canal para nós é o Cristo, o grande Mestre por excelência. Nunca nos desfazemos das outras doutrinas, pois cada uma tem o seu valor individual. Basta para isso ser um enviado de Jesus, para entrar na escala dos grandes seres.

Os profetas anunciaram Jesus Cristo como sendo um Senhor de todos, porquanto a Ele está entregue a direção do rebanho. Mateus anuncia-o nestes termos : “Pois em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram; ouvir o que ouvis e não ouviram”. (Mateus, 13:17).

E o Mestre de todos os mestres anuncia: “Eu, por enquanto, não vim trazer a paz, mas a espada”. Sim, Ele não veio trazer, de imediato, a paz, mas a espada da palavra, para com ela cortar as velhas árvores ideológicas que não estavam dando mais frutos e, em seguida, plantar novas sementes, no sentido de que, com o tempo, as árvores delas nascidas dessem frutos com abundância, restabelecendo a verdadeira paz em todos os corações. E isso requer paciência, fé e persistência, qualidades essas de que eram dotados os seus discípulos, jardineiros das árvores da verdade para a libertação dos homens.

Afirma Jesus, nestes termos: “Antes que o mundo fosse eu era”. Jesus foi o parteiro divino, em cujas mãos sábias a Terra deu seus primeiros gemidos de vida, nascida do Sol, a mãe mais velha do sistema planetário. E o amor d'Ele por variados meios, em forma de gravitação, sustenta toda a harmonia.

Tinha razão o Divino mestre em dizer isto, porquanto antes que a Terra aparecesse no cenário cósmico da criação, Jesus já era Cristo. E foi entregue a Ele a sua direção, os cuidados com a Terra e seus habitantes, até a consumação dos séculos.

E dizia: “Eu sou maior do que Moisés, Abraão”. Ele foi humilde em falar desta forma. O Cristo é maior do que todos os profetas e mensageiros juntos. É ele o sol das almas que evoluem com a Terra. Quanto a aceitar Jesus Cristo como comandante supremo ou não, não modificará o Seu amor por todos nós.

O que mais vemos, nas religiões que têm o “bem” como emblema, são galhos da mesma árvore da vida para o mais rápido aperfeiçoamento dos homens, procurando servir instruindo, instruir amando, amando com discernimento, simplesmente porque tudo está em Deus ...

***


ESPIRITISMO : Filosofia, Ciência ou Religião ?


O Espiritismo é, ao mesmo tempo, ciência experimental e doutrina filosófica de conseqüência religiosa. Como ciência prática, tem a sua essência nas relações que se podem estabelecer com os espíritos; como filosofia e religião compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações.

Em todo o texto do Livro dos Espíritos, uma só vez os Espíritos, e o Codificador, traçaram um paralelo entre o Espiritismo e o Cristianismo a saber :


"(...) Vede o paganismo; não há hoje, certamente, pessoas que professem as ideias religiosas dos tempos pagãos. Entretanto, vários séculos depois do advento do Cristianismo, elas deixaram traços que só a completa renovação das raças pôde apagar. Ocorre o mesmo com o Espiritismo; ele fez muito progresso, mas haverá ainda, durante duas ou três gerações, um fermento de incredulidade que só o tempo dissipará. É o próprio Cristianismo que lhe abre os caminhos e sobre o qual ele se apóia”.

O Cristianismo tinha barreiras a superar. O Espiritismo, de maneira análoga e humilde, traz luz aos incrédulos, mesmo àqueles que, com orgulho, opõem-se de forma sistemática e interessada.

Note-se que o texto começa falando de ideias religiosas, e afirma que a base do Espiritismo é o próprio Cristianismo que lhe abre os caminhos e é sobre o qual se apóia. Assim sendo, se o Cristianismo é uma religião, e dizemos religião cristã, uma vez que é a base do Espiritismo, este não perde a sua essência de religião e podemos dizer Religião Espírita, ou, para sermos mais consentâneos, Religião Espírita-Cristã, ou, mais propriamente, Espiritismo Cristão.

Sabemos de oitiva que, quando a autoridade eclesiástica concedeu o imprimátur para a publicação de O Livro dos Espíritos, seu despacho foi elogioso dizendo, mais ou menos, que quem cumprisse tudo aquilo que ali estava escrito, seria salvo.

Face a determinadas circunstâncias, houve a necessidade de ocultar, temporariamente, a verdadeira natureza da Doutrina Espírita, o que deu margem para que, aqui e ali, surgissem espíritas negando, ao Espiritismo, a sua natureza religiosa, afirmando-o como ciência, dentro dos limites que foi colocado no livro-base.

No entanto, esta Doutrina é um todo, que se expressa coerentemente como sendo uma religião nova, derivada do Cristianismo primitivo. Digo do Cristianismo primitivo porque este foi levado a modificar-se profundamente com o correr dos tempos, a fim de acomodar interesses puramente humanos daqueles que se arvoraram para serem seus representantes na Terra, tentando monopolizar o Cristianismo, como é o caso da Religião Católica ou das seitas Evangélicas e suas derivações. Para que se possa ter uma ideia do absurdo que ocorre hoje, algumas linhas evangélicas consideram o Papa como o representante do demônio !

Há diversas categorias de opositores ao Espiritismo, e há uma infinidade de nuanças, dentre as quais, cito os incrédulos por pusilaminidade : A coragem lhes virá quando perceberem que os outros não se prejudicaram perante à sociedade ; Os incrédulos por escrúpulos religiosos : Um estudo esclarecido lhes ensinará que o Espiritismo se apóia sobre as bases fundamentais da religião e respeita todas as crenças, que um dos seus efeitos é dar sentimentos religiosos aos que não os têm, e fortalecê-los naqueles que estão vacilantes ; Depois vêm os incrédulos por orgulho, por espírito de contradição, por negligência, por leviandade, etc, etc.

Em O Evangelho Segundo o Espiritismo, o Codificador, embora ainda continuando a afirmar que o Espiritismo é uma ciência de observação, define, de uma vez por todas, o Espiritismo como religião tendo por base o Evangelho de Jesus.

Da mesma forma que o Cristo disse: "Eu não vim destruir a lei mas dar-lhe cumprimento", o Espiritismo diz igualmente: "Eu não vim destruir a lei Cristã, mas cumpri-la." . O Espiritismo não ensina nada de contrário ao que o Cristo ensinou, mas desenvolve, completa e explica, em termos claros para todo o mundo, o que não foi dito senão sob a forma alegórica; vem cumprir, nos tempos preditos, o que o Cristo anunciou, e preparar o cumprimento das coisas futuras.

Só pode existir Espiritismo com Jesus, e sem Ele, a doutrina que O excluir deverá se dar um nome qualquer, menos o de Espiritismo !

A Ciência e a Religião são as duas alavancas da inteligência humana; uma revela as leis do mundo material e a outra as leis do mundo moral; mas uma e outra, tendo o mesmo princípio que é Deus, não podem se contradizer ; se elas são a negação uma da outra, uma necessariamente é falsa e a outra certa, porque tudo o que vem de Deus é perfeito. A incompatibilidade que se acreditava ver entre essas duas ordens de ideias prende-se a um defeito de observação e a muito de exclusivismo de uma parte e da outra; daí o conflito de onde nasceram a incredulidade e a intolerância.

Sabemos que um véu foi lançado propositadamente sobre algumas partes dos ensinamentos de Jesus. Este véu deve ser levantado para que a Ciência, deixando de ser exclusivamente materialista, possa inteirar-se do elemento espiritual e para que a Religião pare de menosprezar as lei orgânicas e imutáveis da matéria. Essas duas forças, apoiando-se uma sobre a outra, e andando juntas, se prestarão um mútuo apoio. Então a Religião, não recebendo mais o desmentido da Ciência, adquirirá uma força inabalável, porque estará de acordo com a razão, e não se lhe poderá opor a irresistível lógica dos fatos.

A Ciência e a Religião não puderam se entender até hoje, porque, cada uma examinando as coisas sob seu ponto de vista exclusivo, se repeliam mutuamente. Seria preciso alguma coisa para preencher o vazio que as separava, um traço de união que as aproximasse. Esse traço de união está no conhecimento das leis que regem o mundo espiritual e suas relações com o mundo corporal.

De que Religião falava Allan Kardec ? Foi aquela que preencheu o vazio, vazio esse que a separava da ciência.

Naturalmente, o Codificador falava da Religião Espírita Cristã, como a definiu muitas vezes, porque era a Religião atual, a que poderia sempre encarar a razão face a face.

Eu poderia prosseguir neste assunto, trazendo dos livros da Codificação a certeza de duas coisas que, infelizmente, ainda confundem muitas pessoas levadas de boa-fé pelas palavras de pregadores do dito Espiritismo científico, especialmente no mundo hispano : O Espiritismo com Jesus e o Espiritismo sendo uma Religião.

É verdade, que, por força das circunstâncias, Allan Kardec teve que definir o Espiritismo como sendo mais uma ciência, mas, como vimos, ele não deixou de defini-lhe a natureza religiosa (não de seita religiosa) saída do Cristianismo, sendo, pois, o que o levou a chamá-lo Espiritismo Cristão.

Que ninguém duvide, no entanto, que o Codificador, desde o início, estava instruído pelos Espíritos que o assistiam no sentido de assim proceder.

Na Revista Espírita, de abril de 1866, página 114, encontramos esta manifestação muito clara de Allan Kardec, resumindo tudo aquilo que se procura demonstrar, servindo para finalizar essas anotações :

"Inscrevendo no frontispício do Espiritismo a suprema lei do Cristo, abrimos o caminho do Espiritismo Cristão. Fomos instituídos, pois, para desenvolver-lhe os princípios, assim como os caracteres do verdadeiro Espírita, e que ressaltarão em seu tempo ! ” ( O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. XV. )

***


TRADUÇÕES BÍBLICAS


Uma análise cuidadosa da Bíblia revela que ela foi escrita por uns 40 homens durante um período de 16 séculos. Eram eles escritores profissionais ? Não. Entre eles havia pelo menos um pastor, pescador, cobrador de impostos, médico, fabricante de tendas, sacerdote, profeta ou rei. Seus escritos mencionam muitas vezes pessoas e costumes que desconhecemos neste século XX. De fato, os próprios escritores da Bíblia nem sempre compreendiam o significado do que escreviam. (Daniel 12:8-10) Portanto, não nos deve surpreender encontrar certas dificuldades ao lermos a Bíblia.

Apesar da situação desfavorável, continuou-se a copiar e a traduzir a Bíblia para as línguas comuns. Na Europa circulavam clandestinamente versões em muitas línguas. Todas eram CÓPIAS FEITAS A MÃO (sabemos que algumas caligrafias apresentam várias dificuldades relativas à compreensão de algumas palavras), porque a impressão com tipo móvel só foi inventada na Europa em meados do século XIV.

O velho e Novo Testamento, já atravessaram mais de 3 mil anos, sendo traduzidos para 2167 línguas ! Muitas delas praticamente inexistentes nos dias de hoje.

***

O Padre João Ferreira de Almeida, ( Padre era um título dado aos pregadores religiosos na época), cuidava de algumas igrejas na região da Malásia e Índia. Junto com sua esposa enfrentou situações difíceis na região. Em 1663, Almeida iniciou a tradução do Novo Testamento direto do grego. Embora o seu trabalho com o grego tenha terminado somente treze anos depois, durante esse período ele iniciou também a tradução do Antigo Testamento a partir dos originais em hebraico. Em 1681, foi publicada na Holanda a tradução de Almeida do Novo Testamento, porém foi logo recolhida, pois apresentava erros tipográficos E UM TRABALHO URGENTE DE REVISÃO ERA NECESSÁRIO. Uma nova impressão foi finalmente feita doze anos depois, em 1693.

João Ferreira de Almeida não chegou a ver o Novo Testamento revisado ser impresso pois faleceu em 1691, na ilha de Java, sem terminar também o Antigo Testamento. Seu trabalho chegou só até o Livro de Ezequiel.

A tradução do Antigo Testamento foi terminada por Jacobus Akker em 1694, mas PROBLEMAS DE REVISÃO novamente atrasaram a publicação do trabalho. Cinqüenta e quatro anos depois, em 1748 foi publicada, na Holanda, o primeiro volume do Antigo Testamento, e em 1753, o segundo volume do trabalho iniciado por Almeida.

A primeira impressão da Bíblia completa, em português, em um único volume, aconteceu em Londres, em 1819, com a versão de João Ferreira de Almeida.

No final do século XIX foi feita um grande REVISÃO na Versão de Almeida. Esse trabalho é conhecido como Bíblia na Versão REVISTA E CORRIGIDA de Almeida. Embora com palavras bem eruditas e construções gramaticais de difícil compreensão, ainda é um versão muito utilizada hoje em dia.

Na década de 40 do nosso século, “Uma comissão de especialistas” passou anos revendo a tradução e foi publicada a versão REVISTA E ATUALIZADA de Almeida, a Versão mais lida e conhecida da Bíblia no Brasil.

Essas duas versões, a revista e corrigida e a revista e atualizada, passaram recentemente por ATUALIZAÇÕES GRAMATICAIS pela Comissão de Tradutores da Sociedade Bíblica do Brasil. Atualmente, essas Versões são conhecidas como :

- Versão de Almeida revista e corrigida (1995) e
- Versão de Almeida revista e atualizada (1993).


CONCLUSÃO


O Senhor ainda insiste que a Bíblia atual é uma REPRODUÇÃO FIEL das palavras ditas por Jesus ? Mesmo diante de várias evidências relativas às alterações e adaptações dos textos bíblicos ? Recentemente até a Sua Santidade, o Papa João Paulo II pediu desculpas pelos excessos outrora cometidos pela Igreja ...

É certo que toda tradução ou revisão dos Evangelhos, ainda que levada a termo por íntegros peritos bíblicos, nunca deixará de ser um trabalho humano, e como tal, sujeito a falhas. Fez-se uma acurada revisão de pontuação e não foram poucas as incorreções encontradas nos Subtítulos das referências nos Textos Evangélicos. Conclui-se, e com facilidade, que a Bíblia sofreu incontáveis modificações. Sabemos que a política e a Religião influenciam ideologicamente as pessoas de boa-fé. Todos esses fatos levam-nos a crer que tais modificações, embora necessárias, foram aproveitadas para ditar um comportamento peculiar e conveniente a interesses políticos e religiosos, desde a primeira tradução da Bíblia até os dias de hoje. Se ALGUÉM é contrário a essa afirmação, que apresente PROVAS INCONTESTÁVEIS.

A essa altura , o Senhor já deve estar cheio de ver expressões minhas solicitando provas, provas e mais provas ...

MAS NÃO É EXATAMENTE ISSO QUE O SENHOR FAZ COM RELAÇÃO AO ESPIRITISMO ? Não estou falando aqui de magias ou sortilégios ou de embusteiros QUE SE DIZEM ESPÍRITAS para enganar as pessoas. Esses sim, devem ser desmascarados pelo Senhor. Vamos separar bem as coisas ! Falo dos Princípios Kardecistas, a comunicação com os mortos, as mensagens psicografadas, sobre as quais o Senhor sempre fez insistentes pedidos de provas materiais e científicas ...

Utilizar a própria carta da pessoa que lhe escreveu e simplesmente cortar ou rabiscar palavras, significa que o Senhor não concordou ou apenas não gostou do que leu, o que revela ausência de argumentos decentes de sua parte e descortesia em relação à pessoa que lhe dirigi a palavra. Agindo assim, deixa-se de aproveitar oportunidades de travar um diálogo proveitoso e instrutivo.

EU SEI QUE O SENHOR É MUITO OCUPADO E COM MUITOS COMPROMISSOS, sem tempo para responder a todas as cartas que lhe são enviadas, (acredito que mesmo nos fins-de-semana seja difícil para o Senhor ter uma folga). Mas Tempo, Padre Quevedo, somos nós que fazemos. Não podemos deixar que o Tempo nos domine. Custa-me acreditar que o Senhor não tenha apenas alguns minutos para fazer uma pequena minuta como resposta e entregá-la a algum funcionário do CLAP para redigi-la e enviá-la para mim.

Eu trabalho o dia inteiro de 2ª a 6ª feira, mas se por acaso eu achar que vale a pena ocupar o tempo com algo instrutivo, como trocar ideias e aprender um pouco mais com pessoas cultas como o Senhor, passo boa parte do fim-de-semana lendo e escrevendo.

Sempre pensei que os Espanhóis fossem pessoas educadas ... Gostaria de continuar pensando assim ...

Antes de terminar, gostaria de saber sua opinião a respeito do Sermão de Audiência Geral das quartas-feiras, na Basílica de São Pedro, no Vaticano, cujos registros revelam palavras do Papa João Paulo II, proferidas em 1983 :


“ O diálogo com os mortos não deve ser interrompido, pois, na realidade, a vida não está limitada pelos horizontes do mundo ”.


O Senhor também vai rabiscar essa frase ? Vai fazer como os avestruzes que enfiam a cabeça na terra, e fazer de conta que ela não foi dita ? Ou vai explicar essa frase dando uma interpretação subjetiva, conveniente e simplória como : “ Devemos manter nossas preces para aqueles que se foram...” Ou será que o Senhor vai jogar a culpa no “inconsciente”, como o Senhor gosta de fazer em seus programas de televisão, e dizer : “ Essa frase é uma projeção coletiva do inconsciente” ou “ Essa frase é resultado do desejo do inconsciente coletivo das pessoas” ou ainda “ Essa frase não passa de criação do inconsciente coletivo ” etc, etc, etc ...

Perdoe-me a frieza de algumas palavras. Não tenho a intenção de ofendê-lo, pois sempre tive respeito por pessoas que acreditam naquilo que fazem e defendem suas ideias através do estudo, pesquisa e trabalhos sérios. São as divergências de opiniões que edificam nossa personalidade.


Atenciosamente,


Jefferson S. B.


ANEXO :

1ª CARTA ENVIADA AO PADRE QUEVEDO

( ESTA CARTA FOI RESPONDIDA ATRAVÉS DE ALGUNS RABISCOS FEITOS NA MESMA. INFELIZMENTE NÃO FOI POSSÍVEL REPRODUZIR OS CITADOS RABISCOS, EM FUNÇÃO DA INELEGIBILIDADE )



Rio de Janeiro, 16 de fevereiro de 2000



Senhor Oscar González Quevedo (Padre Quevedo) / Rede Globo

CLAP – Centro Latino Americano de Parapsicologia


Sendo um estudioso das ciências psíquicas, licenciado em Humanidades Clássicas, Filosofia, Teologia, Presidente de honra e membro de numerosas Sociedades e Institutos de Parapsicologia em nações e cidades da América Latina, além de Espanha, Portugal e Estados Unidos, diplomado no IX Congresso Internacional de Parapsicologia de Milão, autor de diversos livros, publicados em várias línguas, o senhor procura desmistificar certas práticas supostamente relacionadas ao Espiritismo, como trabalhos de magia, rituais exercidos por pessoas que buscam apenas tirar dinheiro dos outros, etc.

Quero dizer que concordo com o Senhor neste sentido, pois há muitos embusteiros nesta área, que se aproveitam da boa-fé das pessoas. Se isso é uma das chagas do Espiritismo, devemos lembrar que na época da hamada “Santa Inquisição”, promovida pela Igreja Católica, pessoas eram assassinadas em nome de Deus, simplesmente por discordarem dos ensinamentos da Igreja. Devemos lembrar, também, que hoje muitos utilizam Templos para explorar pessoas e se enriquecerem, tudo em nome de Deus.

Em todas as áreas da vida, Padre, deparamo-nos com bons e maus profissionais. Existem bons e maus médicos, bons e maus advogados, bons e maus administradores, bons e maus políticos, e na religião não seria diferente : existem bons e maus pastores, bons e maus espíritas, bons e maus padres.

Mas com tudo isso, não podemos tomar por base os “maus” de cada área, para desacreditar tal profissão ou religião. Se querem falar do Catolicismo, falem da sua Santidade, o Papa João Paulo II, que procura trazer paz ao mundo. Se querem falar do Espiritismo, falem de Chico Xavier, que poderia ter uma vida de opulências, com uma conta bancária de mais de 20 milhões de dólares, obtidos pela venda de seus livros, os quais foram traduzidos para diversos países, e no entanto, Chico Xavier vive de forma simples e humilde.

O que me entristece, Padre, é vê-lo pedindo provas de tudo e de todos, principalmente daqueles que acreditam na comunicação com os espíritos, na reencarnação e outros princípios de Kardec.

As pessoas se referem ao Senhor como Padre Quevedo. Sendo Padre, certamente professas os princípios da sua Igreja. Então lhe pergunto e peço que sejas objetivo e respondas apenas com SIM ou NÃO.

1) O Senhor acredita na Existência de Deus ? (Apenas SIM ou NÃO )

2) Se caso a resposta for SIM, o Senhor consegue provar que Deus existe ?
( Por favor, responda somente com SIM ou NÃO )

3) O Senhor acredita que Jesus viveu entre nós há 2000 anos atrás ?
( Apenas SIM ou NÃO )

4) Se a resposta for SIM, o Senhor conseguiria provar a existência de Cristo ?
( Apenas responda com SIM ou NÃO )

5) O Senhor acredita que Jesus ressuscitou após o 3º dia de sua morte ?
( Apenas responda com SIM ou NÃO )

6) Se a resposta for SIM, o Senhor conseguiria provar cientificamente este fato ?
( Mais uma vez insisto, responda apenas com SIM ou NÃO ).


Como é do seu conhecimento, Padre, nem os mais renomados cientistas da atualidade, conseguiram provar os questionamentos 2 e 6 anteriores ( nem mesmo o Santo Sudário constitui uma prova incontestável, de acordo com as pesquisas mais recentes, pois segundo as análises realizadas por três equipes - a do Instituto Politécnico de Zurique, na Suíça, a da Universidade de Oxford, na Inglaterra, e a da Universidade do Arizona, o teste do Carbono 14 revela que o linho foi tecido entre os anos de 1260 e 1390. É muita coincidência 3 Universidades localizadas em Países diferentes apontarem para resultados muito próximos !!! O físico inglês Toddy Hall, da Universidade de Oxford disse : "Ou alguém o produziu querendo que acreditássemos que era o sudário verdadeiro, ou ele foi usado num funeral da Idade Média e tudo não passou de uma grande coincidência" ). Mas no entanto, a maioria dos católicos, como o senhor, acredita e responderia sim as perguntas 1, 3 e 5, simplesmente por considerarem verdadeira a fé que possuem e por acreditarem em uma força superior e na existência de uma Justiça Divina, da qual ninguém pode se furtar.

Se não há como provar cientificamente os princípios da sua própria religião, por que, então, o Senhor insiste em pedir provas dos princípios do Espiritismo ? ( alguns consideram o Kardecismo como Doutrina, eu prefiro considerá-lo como Religião, pois é dessa forma que eu me sinto ligado a Deus ). Nós, Kardecistas, somos cristãos e não criticamos nenhuma outra religião ou seita, mas esperamos o respeito daqueles que possuem outras crenças.

Aproveitando a oportunidade, gostaria de dizer que, alguns religiosos ao serem indagados sobre a reencarnação, dizem simplesmente : A reencarnação não existe porque a Bíblia nada fala a respeito. Seria interessante lembrar que os textos atuais dos evangelhos são originários de inúmeras traduções e interpretações pessoais de líderes religiosos que viveram em suas respectivas épocas durante 2000 anos após a morte de Jesus Cristo. Como ilustração, lembremo-nos da passagem de Cristo sobre a terra, quando Ele disse : “Em verdade, em verdade, eu vos digo : Se um homem não renascer da água e do Espírito, não pode entrar no Reino de Deus”.

Essas palavras foram interpretadas (e escritas nos atuais evangelhos) no sentido da regeneração pela água do Batismo, mas o texto primitivo trazia simplesmente : Não renascer da água e do espírito, ao passso que em certas traduções, a DO ESPÍRITO se substituiu por : DO SANTO ESPÍRITO, o que não corresponde ao mesmo pensamento. A tradução de Osterwald está conforme o texto primitivo, ela traz : Não renascer da água e do Espírito. A tradução de Sacy diz : DO SANTO ESPÍRITO. A tradução de Lamennais diz : DO ESPÍRITO SANTO. ESPÍRITO, para a Igreja Católica, quer dizer uma coisa, ESPÍRITO-SANTO, quer dizer outra coisa. Isso apenas para citar algumas discrepâncias dos textos Bíblicos.

Podemos hoje acrescentar que as modernas traduções já restituíram o texto primitivo, pois que só imprimem "Espírito" e não Espírito-Santo. Examinando a tradução brasileira, a inglesa, a em esperanto, a de Ferreira de Almeida, e em todas elas encontramos somente o termo "Espírito". Além dessas modernas traduções, encontramos a confirmação numa latina de Theodoro de Beza, de 1642, que diz: "...genitus ex aqua et Spiritu..." "...et quod genitum est ex Spiritu, spiritus est". É fora de dúvida que a palavra "Santo" foi interpolada, ou seja, ela foi inserida deliberadamente, pois NÃO constava do original.

Repito : Para a Igreja Católica, ESPÍRITO, quer dizer uma coisa, ESPÍRITO-SANTO, quer dizer outra coisa !

Como se vê, Padre, uma pessoa hoje, teria que ser muito inocente se pensasse que a Bíblia atual é uma reprodução fiel das palavras ditas por Jesus. Os textos evangélicos foram sendo modificados paulatinamente durante 20 séculos, de acordo com a vontade dos líderes religiosos, para que as pessoas acreditassem apenas nos princípios que fossem mais convenientes àqueles que “ditavam” o comportamento religioso de cada época.

Não acredito que a Rede Globo venha a reproduzir essas palavras ao Senhor diante das Câmeras, talvez porque isso possa constrangê-lo, mas se o fizer, espero que o façam com a lisura que sempre caracterizou o trabalho dessa Emissora.

Ficarei grato, se puder obter um retorno de V.Sa. Se não for possível, agradeço o trabalho de ler esta carta.


Um abraço


Jefferson S. B.



P.S. 1 - Esta carta foi enviada ao Senhor via e-mail : nep_clap@hotmail.com

OBS : Atualmente, os endereços eletrônicos são : clap@ig.com.br e quevedoclap@uol.com.br - ( Outubro / 2001 )


P.S. 2 - Esta carta foi enviada para a Rede Globo através de e-mail : fantastico@redeglobo.com.br e pelos Correios ( Rua Von Martius, 22 - Jardim Botânico, CEP: 22460-040, Rio de Janeiro - RJ ).




Fecha Aspas.



RESPOSTA DO SR. QUEVEDO, em 06.10.00 :



Carta do Padre Quevedo









Depois de 3 anos, o sr. Carlos Orlando, pessoa que respondia pelo Padre Quevedo, volta a escrever. Dessa vez, deixando mensagens no Livro de Visitas, e que tiveram as devidas respostas no próprio Livro, as quais serão reproduzidas abaixo.


MENSAGEM DEIXADA NO MEU LIVRO DE VISITAS PELO SR. CARLOS ORLANDO, EM 20.11.2003 :




Nome do Visitante : Carlos Orlando
Sua Cidade : São Paulo

Comentários : Prezado Jefferson, leitores e adeptos do espiritismo....vi que há u artigo dizendo que não houve resposta da minha parte às cartas enviadas pelo senhor.....todas as respostas foram enviadas....que pena que pensa que é assim que ganha uma discussão......Sou uma pessoa objetiva.......por que o senhor não aceita em nome do espiritismo os muitos desafios para uma verdadeira comunicação espírita ou um fenômeno de materialização que o espiritismo defende......palavras são palavras mas não passam de palavras....mas aos fatos...vamos aos desafios..convoque todos os espíritos... Palavras são palavras, e o papel aceita tudo...aceita até o argumento mais infantil, ilógico e descabido que já ouvi em defesa da comunicação dos espíritos......Que os espíritos ingleses são arrogantes demais para admitire que não foram nobres em outras vidas......MEU DEUS....desse jeito fica dificil argumentar....que vou dizer....(risos)...que os espíritos brasileiros...nós...Brasil..o melhor país do mundo.sim não somos arrogantes e nem corruptos...e só devemos acreditar nas conmunicações espirituais brasileiras...sem comentários....





MINHA RESPOSTA FOI DEIXADA NO LIVRO DE VISITAS.

DO RESPONSÁVEL POR ESTE SITE.   AVISO AOS LEITORES :


Mensagens muito extensas e detalhistas devem ser tratadas por e-mail, e não no Livro de Visitas, o qual existe, como em qualquer Site, apenas para breves opiniões. Tanto que o próprio Sistema GuestPage, após um período de revisão, trunca os comentários muito longos, como os que foram postados pelo sr. Carlos Orlando, os quais tiveram que ser eliminados do Livro de Visitas pois prejudicam o seu bom funcionamento. Quero deixar bem claro que as próximas mensagens que não respeitarem essa norma, serão simplesmente deletadas.

Gostaria de lembrá-lo, sr. Carlos Orlando - assessor do Padre Quevedo, que seu último e-mail possui data do dia 14.03.2000. Depois disso não houve manifestação da sua parte. Tanto que alguns meses depois, convidei-o para visitar meu Site, e o sr. respondeu :

Para: "Benneton Lojanet" - benneton@economics.zzn.com
Assunto: Re: Nova Home Page
De: "clap" - clap@ig.com.br
Data: Sun, 12 Nov 2000 04:04:00 - 0200


Prezado Jefferson

Agradecemos seu email e suas visitas a nossa Home Page. Vou visitar tb o seu site.
Um abraço

Carlos Orlando -Nucleo de estudos e pesquisas do clap


Pergunto-lhe : Por que na época, o sr. não disse que já tinha enviado suas respostas ? Reafirmo que não recebi mais mensagens de sua parte. E se tivesse recebido, com certeza as teria respondido com muito prazer.

Detalhe : Não é questão de se ganhar uma discussão. Esperava dialogar mais. Porém, o sr. simplesmente parou de enviar suas correspondências, não sei porque motivos. E concordo : Palavras são palavras e o papel aceita qualquer tipo de digitação, pueril, com fundamentos frágeis e até ingênuos de quem acredita inocentemente qua Ciência está restrita às investigações tendenciosas de uma Instituição, dita científica, comandada por um Padre... Ciência, séria, sr. Carlos Orlando, de primeiro mundo, isenta e descomprometida de interesses outros, está há muitos anos na vanguarda das pesquisas dos fenômenos espontâneos de aparições. Conheça os Trabalhos da S.P.R - Society for Psichical Research - Londres - UK, R.R.C - Rhine Research Center - Durham Carolina do Norte - USA, e outros e o sr. poderá comprovar. Mas nem precisa ir muito longe. Basta ver os Trabalhos de Wellington Zangari, da PUC de São Paulo - Pontifícia Universidade Católica (!!!!!). Ele, sem dúvidas, é um dos mais respeitados Parapsicólogos deste País. O sr. ficará surpreso com as revelações dele a respeito dos Livros do sr. Quevedo. É só acessar :


Críticas do Parapsicólogo Wellington Zangari aos Livros do Padre Quevedo


Por último : Havia explicado, no Site, sobre sua última argumentação acima, quanto aos Ingleses. Quando morremos, não viramos santo-sabe-tudo, como muitos infantilmente acreditam. No início, continuamos com as mesmas tendências e crenças aqui aprendidas e desenvolvidas. Tanto que muitos brasileiros, como Padres, Pastores, fanáticos e opositores do Espíritismo, vão para o "outro lado" e ainda continuam descrentes da pluralidade das existências. Porém, todos aqueles que estão no Plano Astral, cada um a seu turno e no momento certo, terão que aceitar e aprender a sábia Lei da Reencarnação. Entedeu ? Sem comentários ...

Jefferson




ESSA MESMA PESSOA, LIGADA AO PADRE QUEVEDO, VOLTA A INSISTIR, EM 23.11.03 :

Nome do Visitante : Carl orlando
Sua Cidade : são paulo

Comentários : Estranho paradoxo Jefferson: o senhor insere emails meus em seu site e agora avisa expressamente que nossa comunicação tem que ser feita apenas por emails. Por que seus leitores não podem acompanhar nossas argumentações no espaço ao leitor? Assim eles poderão acompanhar de imediato e tirar suas próprias conclusões.Assim não há possibilidade de qualquer triagem nem de sua parte e muito menos da minha. Queria saber desde quando sou ou fui funcionário do Clap ou do padre Quevedo ou mesmo acessor dele...(Trabalho numa empresa pública de são paulo)..só se foi em vidas passadas e estou esquecido agora por causa da falha mediúnica (risos)....só mesmo rindo pra não chorar....reflita caro leitor...





E A MINHA RESPOSTA, NO MESMO DIA, FOI :

ÚLTIMO AVISO AO SR. CARLOS ORLANDO :



Como já disse, e o sr. não entendeu, o Livro de Visitas existe para uma breve opinião sobre o Site. Um GuestBook não existe para tratar e discutir pontos de divergências. Mas parece que o sr. custa a entender isso. Se quiser continuar o debate, terá que ser por e-mail, pois até agora, o sr. é o único, em mais de 18.000 Leitores que já viram este Site, que acha que um Livro de Visitas foi criado para debater. Estranho paradoxo... Hoje em dia, até uma criança sabe disso ... ( risos )

Há um espaço do Leitor no Site ( Textos - Texto 12 ), onde exitem mais de 20 longas respostas a Leitores que querem debater. E no seu caso, foi até criada uma Página específica só para tratar das suas argumentações. Está em Textos - Texto 5. Será que é tão difícil entender isso ???

E já que o sr. não se lembra, a primeira mensagem que escrevi para o CLAP foi endereçada ao PADRE QUEVEDO, e o senhor, em nome do Pe. Quevedo, disse o seguinte, LITERALMENTE :

"Prezado Jefferson

As perguntas ao Padre Quevedo são respondidas pelo Núcleo de Estudos e pesquisas do CLAP (...)

...
......
.........


Um abraço

Carlos Orlando - Núcleo de estudos e pesquisas do Clap "



É até provável que o sr. tenha trabalhado para o Padre Quevedo numa vida passada. É possível que o sr. tenha sido coroinha da igreja dele...( risos... ), tamanha a identidade e submissão às teorias formuladas por esse Padre que se expõe ao ridículo na TV, num Programa de baixarias. E o sr. tem razão : Só rindo para não chorar ... ( de vergonha ) (!!!)

É Leitor, é bom refletir mesmo ...

AVISO : Daqui para frente, sr. Carlos Orlando, qualquer mensagem sua, neste Livro de Visitas, será sumariamente eliminada. Qualquer debate deverá ser por e-email, para depois ser colocado no espaço que reservei, o qual já foi acima citado. Entendeu ??? Ou será que vou ter que repetir tudo de novo ??? O tratamento ao sr. está sendo igual a qualquer Leitor desse Site. Aqui não há privilégios.




ELE, INCONFORMADO, DEIXOU VÁRIAS MENSAGENS NO LIVRO DE VISITAS, AS QUAIS FORAM RETIRADAS DE LÁ E COLOCADAS NESTA PÁGINA. AGORA, TODAS FORAM DE PEQUENA EXTENSÃO ... PARECE QUE ELE APRENDEU ALGUMA COISA ... :


=================================
=================================


Infelizmente caro leitor desse site, devido às arbitrariedades do autor desse site em não permitir que o leitor acompanhe de forma simultânea as argumentações contrárias à comunicação espiritual, deverei enviar emails, mas porém sem deixar de responder de forma clara e lógica.

Pena que o senhor não segue os princípios de humildade que o espiritismo ensina e não admite que errou e não se retrata de sua afirmação que sou funcionário do Clap. De aluno e participante de um grupo de estudos, virei funcionário, e de colaborador virei acessor...O bom senso e a educação exigem uma retratação senhor Jefferson.


================================


Sobre eu escrever em seu livro de visitas, caro jefferson, deve saber que em um livro de visitas se escrevem elgios comentários e criticas.Parece que o senhor apenas quer elogios....não aceita críticas ou não consegue rebate-las?


================================


Mais um paradoxo.....o senhor elogia os estudos da Sociedade de pesquisas psíquicas de Londres e não admite a veracidade das informações dos espíritos ingleses.....enquanto vivos merecem créditos e depois de mortos, são mentirosos....RIDÍCULO


================================


Até mesmo na ironia o senhor erra, se fui funcionário do Padre Quevedo em uma vida passada, pela lei do karma que o senhor prega, nesta vida agora deveria estar mais evoluído e nunca seria novamente.

A ironia também deve ser inteligente senão acaba sendo fútil


================================


Mais uma dos espíritos ingleses!!...reflita caro leitor....será que os espíritos só podem se comunicar no seu próprio país?...espíritos ingleses na inglaterra, espíritos brasileiros no Brasil e assim por diante?....tremendo absurdo...Chico Xavier recebia Emanuel que não era Brasileiro sim senador Romano..e as incorporações do Dr Fritz.-médico alemão...mas aí o senhor inventa outra explicação não seguindo a lógica..





DAQUI POR DIANTE, AS MENSAGENS A SEGUIR FORAM POR E-MAIL. E A MINHA RÉPLICA FOI ENVIADA EM 25.11.03 :


sr. C. Orlando

Esperava mais educação e cordialidade da sua parte, tendo em vista as nossas primeiras trocas de mensagens há mais de 3 anos atrás.

Não é questão de permitir ou não o debate no Livro de Visitas. Primeiro que até hoje, não coloquei nenhum debate no Guestbook. Então, por que daria privilégios ao sr.??? Existem muitos assuntos de grande interesses para outras pessoas, religiosos em sua maioria, e que também poderiam reivindicar que os mesmos fossem tratados no Livro de Visitas. No entanto, até hoje, ninguém reclamou e exigiu tal coisa. Só o sr ...

Segundo, e já deve ser a 3ª ou 4º vez que Eu digo isso, o Sistema do GuestPage trunca mensagens muito longas, o que impediaria respostas e réplicas com todos os detalhes que gostaríamos, não é mesmo ?

Outra : Vou repetir o que já escrevi e o sr. não entendeu :

Na primeira vez que me dirigi ao Padre Quevedo, escrevi para o CLAP. Obtive o endereço - clap@ig.com.br através da Página ( www.clap.org.br ). Esperava que o Próprio Padre Quevedo me respondesse, mas achei natural que outra pessoa ligada a Ele pudesse responder pelo sr. Quevedo, uma vez que Ele deve ser mesmo muito ocupado. E FOI O SR. QUEM O FEZ, dizendo o seguinte :

"Prezado Jefferson

As perguntas ao Padre Quevedo são respondidas pelo Núcleo de Estudos e pesquisas do CLAP (...)

...
.....
........


Um abraço

Carlos Orlando - Núcleo de estudos e pesquisas do Clap "


Pergunto-lhe : Se estivesse no meu lugar, o que o sr. pensaria ? Bem, se uma mensagem endereçada ao Padre Quevedo é respondida por outra pessoa, é sinal que o Pe. Quevedo deu autorização para essa pessoa assim fazer, respondendo em nome dele. Concluí ( posso até estar errado ) que o sr., já que respondia em nome do Padre Quevedo, era alguém de confiança dele, talvez um assessor. Coloquei-lhe como assessor do Padre Quevedo no meu Site há mais de 3 anos atrás e só agora o sr. vem reclamar ???????????????? Veja como está na Página Textos - Texto 5 :

As Cartas trocadas com assessores do Padre Quevedo...

Preciso dizer mais a respeito ?????

Se alguém precisa fazer alguma retratação aqui, não sou Eu ...

Quanto as outras mensagens do Livro de Visitas, existem em sua maioria elogios, mas também existem críticas. Pelo visto, o sr. não o leu e já emitiu opiniões precipitadas. É só ler as outras mensagens mais antigas. As críticas são de bom nível e educadas, construtivas e sem palavras hostis, o que permite perfeitamente a permenência delas no Livro de Visitas. As críticas são sempre bem-vindas, desde que sejam construtivas. Ataques pessoais à minha pessoa não aceitarei. Sei que sou apenas um simples defensor da minha Religião ( alguns acreditam que o Kardecismo é só uma Doutrina ). E se quiserem criticar a Doutrina, estarei disposto a um diálogo franco e esclarecedor. E assim procedi com todos os que me escreveram criticando o meu Site. Até hoje, foram mais de 980 mensagens. Selecionei os e-mails mais interessantes e coloquei tudo no acesso TEXTOS :

Texto 12 : ESPAÇO DO LEITOR - CATÓLICOS E PROTESTANTES EXPÕEM SEUS ARGUMENTOS CONTRA O ESPIRITISMO

Não tenho medo de críticas, sr. Orlando. Tanto que rebati TODAS, como pode ser visto no Texto 12, o qual mostrei acima.

E para o sr. e o Padre Quevedo, ainda abri uma Página especial só para debater com vocês. Como já disse, está em :

Texto 5 : As Cartas trocadas com assessores do Padre Quevedo...

Quanto às Sociedades Inglesas e Americanas, elogio-as sim, pois as pessoas que lá Trabalham são reconhecidamente sérias e voltadas para o estudo da Parapsicologia e contatos com além máterias. Quanto aos Espíritos de Ingleses darem mensagens discordantes da reencarnação, nada tem a ver com a S.P.R - Society for Psichical Research - Londres - UK ou a R.R.C - Rhine Research Center - Durham Carolina do Norte - USA. O povo Inglês, de um modo geral, não aceita ideia de voltar a viver em Londres, por exemplo, como mendigos ou em situação inferior àquela que atualmente desfrutam. Mesmo os Espíritos Ingleses que já têm consciência da Reencarnação, evitam colocar cabalmente essa questão para não chocar os ingleses. Tudo isso está no Site, no último acesso acima indicado. O sr. não leu ??? E ainda acha RIDÍCULO ??? Se Eu quisesse, poderia lhe responder à altura, mas apenas digo : Mais educação, sr. Orlando, por favor !!!


Contudo, relativamente a pesquisadores de prestígio internacional e que poderiam, após o desenlace carnal, dar passagens às comunicações e depoimentos a favor das mesmas, posso citar o teor de um dos Periódicos que publicam regularmente o Relatório das atividades da S.P.R - Society for Psychical Research, ou seja, os “ Proceedings ” (*). Além dos “Proceedings”, são também editados o “Journal of the S.P.R”, o qual é distribuído a cada três meses, aos sócios dessa respeitável Instituição, bem como Livros e Panfletos.

Os próprios Pesquisadores e Fundadores da S.P.R fazem parte desse evento. Logo após o desencarne dos três importantes vultos da Society for Psychical Research, em Londres, Edmund Gurney, Henry Sidgwick e Frederick William Henry Myers, começaram a surgir, em lugares diferentes e através de diversas médiuns psicógrafas e que registraram mensagens enviadas do além por aqueles falecidos membros da S.P.R. Quem iniciou este tipo de correspondência foi Myers, cuja cultura clássica era reconhecidamente do maior nível e sem o menor vestígio de contradição ou incoerência, portanto muito superior a das Médiuns.

As mensagens isoladas, captadas ora por uma das psicógrafas, ora por outra, situadas entre si a grandes distâncias, até mesmo em Países diferentes, estranhamente não faziam sentido. Porém, quando juntadas, formavam uma peça única com significado perfeito e de elevada erudição, cujo estilo era o do autor signatário (nesse caso, o Myers). Posteriormente, surgiram mensagens de Gurney, Sidwick e outros membros falecidos, todas elas contendo características do estilo e cultura dos comunicadores. Era uma tentativa dos Espíritos em demonstrar aos companheiros ainda vivos a sua sobrevivência após a morte e a possibilidade de comunicação entre o mundo material e o mundo dos Espíritos !!!

O esforço por parte daqueles Espíritos durou perto de 31 anos, sem nenhuma incoerência ou contradição por parte de quem se comunicava, produzindo enorme volume de material mediúnico, catalogado na S.P.R e divulgado através dos citados “Proceedings”. Vários Investigadores dedicaram-se ao estudo rigoroso desse precioso acervo de informações. Muitos deles concluíram pela realidade da sobrevivência dos signatários das mensagens (!!!).

(*) Proceedings of the Americam Society for Psychical Research, Stevenson’s Book, Vol. XXVI, September 1966. Charlottesville University. Press of Virginia.

A título de informação, em 1882 foi fundada a tradicional SPR - Society for Psychical Research, em Londres. Logo depois, em 1885, fundou-se a SPR Americana, ou seja, American Society For Psychical Research, ASPR.

Society for Psichical Research


American Society for Psichical Research, Inc.



Quer dizer que se o sr. tivesse sido funcionário do Padre Quevedo em outra vida, hoje o sr. deveria estar mais evoluído ??? Vê-se logo que o sr. desconhece os princípios mais elementares da Doutrina Espírita. O que não pode acontecer, é o Espírito regredir na evolução. Porém ele pode ficar estacionário naquilo que aprendeu por várias encarnações. Depende só dele, em querer progredir e aprender coisas novas. Pelo visto, no seu caso ... Preciso continuar ????

Não só a ironia deve ser inteligente, como também a crítica feita como réplica. Se o sr. tivesse lido mais sobre a Doutrina Espírita, não escreveria essas primariedades. Procure ler sobre o Espiritismo antes de emitir suas opiniões. Procure ler nem que seja para criticar com mais base.

Espíritos Ingleses e Brasileiros podem se comunicar em qualquer País. Mas em sua maioria preferem passar mensagens numa região onde sejam compreendidos. Imagine um Espírito Inglês, falando para um platéia Brasileira. Mais de 90% dos espectadores não entenderiam. O mesmo aconteceria se um Espírito Brasileiro fizesse o mesmo numa Sociedade Espírita, em Londres. ABSURDO é não entender algo tão elementar. Mas mesmo assim, o saudoso Chico Xavier recebia mensagens em Inglês escritas de trás para frente e só com espelhos os pesquisadores conseguiam entender a mensagem. Daí, conclui-se que nada impede que Espíritos que viveram em outras regiões possam dar mensagens em diversos lugares. Emmanuel, quando foi Senador Romano, chamava-se Públius Lentulos, o qual reencarnou, depois de voltar com escravo e resgatar algumas dívidas em Roma, como eclesiástico, vivendo boa parte de sua vida em Portugal. Ele poderia então, perfeitamente se comunicar em português com Chico Xavier. Se quisesse, poderia falar em Latim, mas que proveito isso traria ? Se os Livros de Chico Xavier fossem publicados em latim, venderiam alguma coisa ???

Espero que possamos dialogar em bom nível. Se isso for possível, aguardarei uma resposta de sua parte. Se não for, agradeço de qualquer forma.

Atenciosamente,

Jefferson

Renovação
http://kardecismo.org





NO MESMO DIA, EM 25.11.03, O SR. CARLOS ORLANDO ESCREVE, REPETINDO ALGUNS TRECHOS DO MEU ÚLTIMO E-MAIL. COLOQUEI OS REFERIDOS TRECHOS ENTRE ASPAS E EM AZUL ITÁLICO, PARA FACILITAR O ENTENDIMENTO E DIFERENCIAR CADA MENSAGEM :


Vou lhe responder também por email e oportunamente também farei criticas curtas (já que o sistema bloqueia mensagens longas) no seu livro de visitas, pois o senhor também publicou meu email sem minha autorização e me vejo no direito do seu leitor também conhecer o que penso......

Infelizmente o senhor é mais orgulhoso que pensei :

"...Coloquei-lhe como assessor do Padre Quevedo no meu Site há mais de 2 anos atrás e só agora o sr. vem Reclamar ????????????????....."

O senhor acha que li a sua página anteriormente?...e que todo brasileiro já a leu?....quanto orgulho....se estou fazendo esta reclamação é que só a li recentemente.... ora...f.aça-me o favor




"...Quanto às Sociedades Inglesas e Americanas, elogio-as sim, pois as pessoas que lá Trabalham são reconhecidamente sérias e voltadas para o estudo da Parapsicologia e contatos com além máterias. Quanto aos Espíritos de Ingleses darem mensagens discordantes da reencarnação, nada tem a ver com a S.P.R - Society for Psichical Research - Londres - UK ou a R.R.C - Rhine Research Center - Durham Carolina do Norte – USA...."

ORA, ENTÃO OS CIENTISTAS NÃO MORREM E TAMBÉM NÃO PODEM SE COMUNICAR?....




"...Mesmo os Espíritos Ingleses que já têm consciência da Reencarnação, evitam colocar cabalmente essa questão para não chocar os ingleses...

QUER DIZER QUE OS ESPÍRITOS PREFEREM A MENTIRA DO QUE AVERDADE EM PROL DE NÃO ESCANDALIZAR OS SEUS CONTERRANEOS?.....UMA ARGUMENTAÇÃO MAIS ADULTA SENHOR JEFFERSON....POR FAVOR....ISSO TUDO SERÁ ´PUBLICADO E ENVIADO PARA DIVERSOS SITES ESPÍRITAS OU NÃO....DO BRASIL E EXTERIOR. COMO PRETENDO, JÁ QUE O SENHOR FEZ O MESMO COM MEUS EMAILS.




"...Porém ele pode ficar estacionário naquilo que aprendeu por várias encarnações. Depende só dele, em querer progredir e aprender coisas novas...

APRENDER COISAS NOVAS......ONDE?...O SENHOR ACABA DE AFIRMAR QUE UM ESPÍRITO PODE NÃO SABER O QUE ESTÁ FAZENDO OU ACHAR QUE A PRÓPRIA REENCARNAÇÃO NÃO EXIETE (NO CASO DOS INGLESES).....LOGO, TODA E QUALQUER COMUNICAÇÃO ESPIRITUAL NÃO PODE SE PRESUMIR VERDADEIRA.....QUAL É CERTA...QUAL A ERRADA?....QUAL ESPÍRITO ESTÁ CERTO E QUAL ESTÁ ERRADO?.....HAA....O SENHOR VAI FALAR QUE CABE AOS MÉDIUNS BRASILEIROS ( MAIS UMA HONRA PARA O BRASIL) E ESPECIFICAMENTE OS MEMBROS DA FEB ARBITRAR.......QUANTA CONTRADIÇÃO.!!!!




"...Espíritos Ingleses e Brasileiros podem se comunicar em qualquer País. Mas em sua maioria preferem passar mensagens numa região onde sejam compreendidos. Imagine um Espírito Inglês, falando para um platéia Brasileira. Mais de 90% dos espectadores não entenderiam. O mesmo aconteceria se um Espírito Brasileiro fizese o mesmo numa Sociedade Espírita, em Londres...

ABSURDO DOS ABSURDOS......ENTÃO O ESPIRITO NÃO SABE FALAR OUTRA LÍNGUA....CLARO QUE ISSO NÃO VALE PARA DOUTOR FRITZ E NEM PARA EMMANUEL....AÍ O SENHOR ARRUMA UMA EXPLICAÇÃO QUE ELES APRENDERAM PORTUGUES NO ALÉM...ESTÁ FICANDO DIFICIL ARGUMENTAR COM LÓGICA QUANDO AO ARGUMENTOS SEUS SÃO TÃO ILÓGICOS.




"...Mas mesmo assim, o saudoso Chico Xavier recebia mensagens em Inglês escritas de trás para frente e só com espelhos os pesquisadores conseguiam entender a mensagem...

PURA TÉCNICA...PURO TREINO.......AGORA O SENHOR VAI ENTRAR NO TERRENO DAS FRAUDES E TÉCNICAS.....CUIDADO......É AINDA MAIS FÁCIL E PRAZEIROSO PRA MIM ARGUMENTAR E DESMASCARAR.

CARLOS ORLANDO





PASSAREI, AGORA, A REPETIR TRECHOS DA MATÉRIA A MIM ENVIADA PELO SR. CARLOR ORLANDO PARA POSTERIOR ANÁLISE ( R -   =   Resposta ) :


OBS.: ANTES DE CADA REFUTAÇÃO, REPETI PARTE DAS ARGUMENTAÇÕES DO SR. CARLOR ORLANDO, TAMBÉM EM ITÁLICO E ENTRE ASPAS, EM 26.11.03 :




Responder-lhe as críticas será mais fácil do que tirar doce de criança, tamanha a primariedade das suas argumentações.

Sinceramente, não gostaria de que o tom da conversa se desviasse para esse nível, mas lembre-se que foi você quem começou com mensagens deselegantes ( "pra" não dizer outra coisa ) e isso me confere pleno direito de tratá-lo da mesma forma.

Vamos recordar cada passo da sua resposta :


"...pois o senhor também publicou meu email sem minha autorização e me vejo no direito do seu leitor também conhecer o que penso......"

R - E por acaso o CLAP, onde você já teve algum tipo de relacionamento, pede permisão a cada uma daquelas pessoas que escrevem para o Pe. Quevedo, para publicarem as mensagens delas naquele Site ??? É evidente que não, pois conheço uma que disse que escreveu para o Padre Quevedo e ele, sem a menor cerimônia, publicou o e-mail dele. Em alguns casos, peço autorização para publicar o que recebo. Mas o que lhe aflinge ? Você tem algum receio de que as pessoas possam ver o outro lado da moeda e tirar suas próprias conclusões sobre o nosso debate ???




"...Infelizmente o senhor é mais orgulhoso que pensei: Coloquei-lhe como assessor do Padre Quevedo no meu Site há mais de 2 anos atrás e só agora o sr. vem reclamar ????????????????.....O senhor acha que li a sua página anteriormente?...e que todo brasileiro já a leu?....quanto orgulho....se estou fazendo esta reclamação é que só a li recentemente.... ora...f.aça-me o favor..."

R - E você é mais desatento do que eu podia imaginar. Talvez o orgulho esteja lhe obscurecendo o raciocínio. Já havia dito que lhe escrevi, poucos meses depois do meu Site ir ao ar. Note bem : Tenho cópias de todos os seus e-mails e posso provar o que estou dizendo. VOU REPETIR MAIS UMA VEZ SOBRE O E-MAIL QUE LHE ENVIEI HÁ MAIS DE 3 ANOS ATRÁS. Dessa vez, vou também colocar a primeira mensagem que lhe remeti depois de fazer o meu Site, E QUE VOCÊ RESPONDEU :


From: Benneton Lojanet
To: clap@ig.com.br
Cc: coa@zaz.com.br
Sent: Thursday, November 12, 2000 2:19 PM
Subject: Nova Home Page


Prezado Senhor Carlos Orlando

Já faz algum tempo que nos correspondemos para tratar de assuntos ligados à Parapsicologia, Princípios Kardecistas e outros temas. Infelizmente, não foi possível haver continuidade dos nossos e-mails, o que eu lamento muito, pois, confesso, estava aprendendo bastante através das sucessivas dúvidas pelo Senhor apontadas a respeito do Espiritismo de Kardec, o que me fazia pesquisar para obter as respectivas respostas, pois admito que ainda sou principiante quando se fala da Doutrina Espírita.

Durante esse tempo em que não mais recebi respostas de sua parte, acessei algumas vezes o seu Site ( CLAP ), e verifiquei com mais atenção os e-mails de pessoas que externavam suas dúvidas sobre Parapsicologia, Espiritismo, etc. E foi então que resolvi abrir um Site também colocando o teor dos nossos e-mails, procurando assim, seguir uma sistemática um pouco parecida com a do Site do CLAP ( neste sentido, é claro ) e objetivando deixar as pessoas que visitarem minha Home Page, tirarem suas próprias conclusões a respeito dos fatos ali discutidos.

Posso adiantar que o meu Site é de caráter mais religioso. As questões parapsicológicas, com exceções de alguns links, ficaram praticamente restritas às nossas correspondências.

Ficarei muito honrado com a sua visita, e se for possível, com a visita também do Padre Quevedo ( se ele tiver tempo ) à minha Home Page, uma vez que já visitei várias vezes o Site de Vocês, o qual dentre outros assuntos, fala muito do Padre Quevedo. A minha Home Page tem a URL :

http://kardecismo.org


Mais uma vez agradeço toda a consideração e atenção a mim dispensadas. E que Deus continue a iluminar o seu proceder, os seus trabalhos e as suas atitudes para com o próximo.

Um grande abraço

Jefferson

Rio de Janeiro - RJ


EIS A SUA RESPOSTA. REFRESQUE A SUA MEMÓRIA :


Para: "Benneton Lojanet" - benneton@economics.zzn.com
Assunto: Re: Nova Home Page
De: "clap" - clap@ig.com.br
Data: Sun, 23 Nov 2000 04:04:00 - 0200


Prezado Jefferson

Agradecemos seu email e suas visitas a nossa Home Page. VOU VISITAR TB O SEU SITE. ( Destaque meu )

Um abraço

Carlos Orlando -Nucleo de estudos e pesquisas do clap


==============


Observe que a sua resposta é de novembro de 2000. Então desde aquela data, ou seja, há mais de 3 anos atrás, você já tinha conhecimento do meu Site. Se você não quis ver na época, o problema é seu. Deveria ter visto. ORA, FAÇA-ME O FAVOR, DIGO EU !!!




"...ORA, ENTÃO OS CIENTISTAS NÃO MORREM E TAMBÉM NÃO PODEM SE COMUNICAR?..."

R - Ora, mas é claro que podem. Mas personalidades reconhecidas no meio acadêmico evitam dar seus nomes verdadeiros, pois isso poderia causar desconfiança, a menos que o processo de comunicação seja monitorado por pessoas altamente credenciadas pela Doutrina Espírita. E Chico Xavier, conhecedor desse detalhe, ainda em vida, sabia que muitos tentariam dizer que receberam mensagens suas, após o seu desenlace. Tanto que Ele distribuiu senhas para algumas pessoas de sua inteira confiança para que, no futuro, Ele pudesse se comunicar e todos poderiam ter a certeza de que é o próprio Chico quem está passando mensagens. Não se pode prever quando isso se dará, poderá demorar de meses a anos.




"...QUER DIZER QUE OS ESPÍRITOS PREFEREM A MENTIRA DO QUE AVERDADE EM PROL DE NÃO ESCANDALIZAR OS SEUS CONTERRANEOS?.....UMA ARGUMENTAÇÃO MAIS ADULTA SENHOR JEFFERSON....POR FAVOR....ISSO TUDO SERÁ ´PUBLICADO E ENVIADO PARA DIVERSOS SITES ESPÍRITAS OU NÃO....DO BRASIL E EXTERIOR. COMO PRETENDO, JÁ QUE O SENHOR FEZ O MESMO COM MEUS EMAILS...."

R - Argumentação adulta ??? Não !!! Para que certas pessoas possam entender, às vezes temos que dar exemplos bem primários. Experimente dizer a uma criança que ela morrerá em poucos dias. Você teria coragem para isso ? Até um médico não o faria. Não é questão de preferir a mentira. A verdade às vezes choca, principalmente quando é revelada aos ignorantes e fanáticos que fariam de tudo para não aceitá-la e se municiariam de todas as armas ( inclusive as mais sujas ) para combatê-la. Não adianta jogar pérolas aos porcos. Certas verdades produziriam somente intranquilidade quando são ditas em momentos inoportunos. É necessário esperar o amadurecimento espiritual de um povo para depois indicar-lhes o caminho certo. E pode publicar o que você quiser, onde quiser, pois não tenho medo de ameaça nenhuma. Sou imune a ataques histéricos ...




"...APRENDER COISAS NOVAS......ONDE?...O SENHOR ACABA DE AFIRMAR QUE UM ESPÍRITO PODE NÃO SABER O QUE ESTÁ FAZENDO OU ACHAR QUE A PRÓPRIA REENCARNAÇÃO NÃO EXIETE (NO CASO DOS INGLESES).....LOGO, TODA E QUALQUER COMUNICAÇÃO ESPIRITUAL NÃO PODE SE PRESUMIR VERDADEIRA.....QUAL É CERTA...QUAL A ERRADA?....QUAL ESPÍRITO ESTÁ CERTO E QUAL ESTÁ ERRADO?.....HAA....O SENHOR VAI FALAR QUE CABE AOS MÉDIUNS BRASILEIROS ( MAIS UMA HONRA PARA O BRASIL) E ESPECIFICAMENTE OS MEMBROS DA FEB ARBITRAR.......QUANTA CONTRADIÇÃO.!!!!" ..."

R - Onde aprender coisas novas ??? Mas está bem na sua frente !!! Você só não vê porque o seu orgulho não permite. Hoje, com a Globalização, comunicações instantâneas e principalmente com o advento da Rede mundial de computadores, só mesmo índios e pessoas alienadas é que dizem que não sabem onde aprender. E quando e onde Eu disse que os Espíritos não sabem o que fazem ??? Sabem, mas por causa de orgulho e vaidade, preferem não admitir outra coisa que não seja a "verdade" que eles cultivaram durante anos. Quando se deparam com outras teorias, ficam furiosos porque isso contraria os seus interesses (!!!)

Sem dúvida que uma comunicação espiritual pode não ser verdadeira. Embuste existe em qualquer meio. Não existem padres pedófilos ??? No passado, não houve a Santa ( ou seria satânica ) Inquisição da Igreja Católica ??? Não houve a cobrança de indulgências promovida pela Igreja, enganando ingênuos para que dessem seus bens ao Clero e assim teriam um lugar no céu ??? Não há pastores que arracam o salário inteiro de quem acreditar que Deus agracia mais aqueles que mais contribuem com suas "ofertas" ??? Infelizmente existem os embusteiros, QUE SE DIZEM ESPÍRITAS, e que mancham a ideologia da Doutrina. Eu vou dizer que só os médiuns brasileiros têm a verdade ??? Ora, não diga aquilo que não afirmei. Existem bons médiuns espalhados pelo mundo todo. É questão de ler e aprender bem a Doutrina Espírita atráves, principalmente nos Livros da Codificação, como o "Livro dos Espíritos", "Livro dos Médiuns" e outros, para se ter uma base mínima do que sejam verdadeiras comunicações de Espíritos de Escol. CONTRADIÇÃO MINHA ??? ORA, NÃO JULGUE OS OUTROS POR SI PRÓPRIO.




"...ABSURDO DOS ABSURDOS......ENTÃO O ESPIRITO NÃO SABE FALAR OUTRA LÍNGUA....CLARO QUE ISSO NÃO VALE PARA DOUTOR FRITZ E NEM PARA EMMANUEL....AÍ O SENHOR ARRUMA UMA EXPLICAÇÃO QUE ELES APRENDERAM PORTUGUES NO ALÉM...ESTÁ FICANDO DIFICIL ARGUMENTAR COM LÓGICA QUANDO AO ARGUMENTOS SEUS SÃO TÃO ILÓGICOS..."

R - Você ainda deve ser adepto da teoria de que, quando alguém morre, vira santo sabe-tudo. Quando uma pessoa morre, nos dias que se seguem, seu espírito continua com as mesmas noções e aprendizados que obteve na terra. Só com muita dedicação e disposição ao aprendizado, é que esse Espírito COMEÇA a vislumbrar novos horizontes. Mas é claro. Depende dele. Se ele não quiser aceitar a sua nova realidade, e se revoltar, achando que deveria estar no céu, com nuvens, ao lado de Deus, Nossa Senhora e todos os Santos que ele ouviu falar na Terra, e com anjos de asinhas voando e tocando arpa por toda a eternidade ( !!!??? ), aí o problema vai ser dele.

Entenda de uma vez, Emmanuel não aprendeu português no além. Mas você custa a entender e depois vem dizer que tudo é absurdo. Emmanuel, depois de algumas vidas de resgate em Roma, REENCARNOU, repito : REENCARNOU como eclesiástico e viveu muitos anos em Portugal. Realmente fica difícil dialogar com alguém que nem conhece o assunto e já despeja sua raiva, por se sentir contrariado. A sua lógica funciona de acordo com os seus interesses. Se estes são contrariados, você diz que não há Lógica. ORA, PELA SEGUNDA VEZ, FAÇA-ME O FAVOR ... !!!




"...PURA TÉCNICA...PURO TREINO.......AGORA O SENHOR VAI ENTRAR NO TERRENO DAS FRAUDES E TÉCNICAS.....CUIDADO......É AINDA MAIS FÁCIL E PRAZEIROSO PRA MIM ARGUMENTAR E DESMASCARAR..."

R - Chico Xavier, só estudou até o primeiro grau, e mal sabia falar português corretamente, segundo entrevista concedida por ele mesmo. Um belo dia e diante de uma seleta platéia de especialistas, Ele passa a escrever um enorme texto em Inglês de trás para frente, diante de vários "experts" em fraudes, parapsicólogos e outros acadêmicos de Medicina. Talvez, se você estivesse lá, poderia, com o seu incomparável conhecimento e experiência, certamente muito superiores àqueles Cientistas e profissionais que lá se encontravam, com décadas de vivência nessa área, ter descoberto algo que ninguém viu ... (...risos...)

Tente fazer isso que Chico Xavier fez. Treine bastante, mas treine mesmo, e quem sabe daqui umas 3 ou 4 encarnações você consiga fazer um décimo daquilo que Chico fez diante de uma seleta assistência especializada em fraudes, a qual não conseguiu ver nenhuma irregularidade que os levassem a concluir que Chico Xavier estava dando espetáculos para iludir os incautos.

TENHA MAIS RESPEITO PELA MEMÓRIA DAQUELE QUE MAIS FEZ PELOS DESVALIDOS NESTE PAÍS. VOCÊ CONHECE ALGUÉM ( PESSOA FÍSICA ) QUE TENHA DOADO MAIS DE 50 MILHÕES DE DÓLARES À INSTITUIÇÕES DE CARIDADE, OBTIDOS PELA VENDA DE SEUS LIVROS, TRADUZIDOS PARA DIVERSOS PAÍSES, E TER VIVIVO DE FORMA SIMPLES E HUMILDE, SOMENTE COM O DINHEIRO DE SUA APOSENTADORIA ???

CHICO XAVIER, COM SUA REPUTAÇÃO ILIBADA, DEU EXEMPLOS DE VERDADEIRO CRISTIANISMO, AMANDO SEU PRÓXIMO COMO A ELE MESMO. CRISTIANISMO PARA NÓS É SEGUIR AS PALAVRAS DE JESUS, E NÃO A DOGMAS, VERDADEIROS CADEADOS DO RACIOCÍNIO, INVETADOS PELOS HOMENS. CHICO ESTÁ ACIMA DE QUALQUER SUSPEITA, AINDA MAIS DE PESSOAS QUE, NÃO CONSEGUINDO ATACAR SEU LADO CRISTÃO DE AJUDA AOS MAIS CARENTES, TENTA DESMORALIZÁ-LO COM CALÚNIAS, COMO FEZ O SR. QUEVEDO, INCLUSIVE DIZENDO QUE A REVISTA MANCHETE O TERIA PEGO EM FRAUDES. SÓ QUE O SR. QUEVEDO NÃO DIZ QUAL O ANO DA REVISTA, O NÚMERO E PÁGINA. UM LEITOR ME ESCREVEU E DISSE QUE TINHA SOLICITADO AO CLAP ESSES DADOS DA REVISTA MANCHETE, PARA PODER COMPROVAR SE REALMENTE HOUVE ESSA REPORTAGEM, MAS UM FUNCIONÁRIO DO CLAP DISSE : "ESTAMOS SEM TEMPO PARA VER ISSO ..."   ( QUE VERGONHA !!! )

BEM, OS FATOS FALAM POR SI...

Jefferson





O SR. CARLOS ORLANDO VOLTA ... EM 27.11.03 :


Obs. : Serão repetidas partes da minha mensagem e, em seguida, virão as argumentações do sr. Carlos Orlando.


"...E por acaso o CLAP, onde você já teve algum tipo de relacionamento, pede permisão a cada uma daquelas pessoas que escrevem para o Pe. Quevedo, para publicarem as mensagens delas naquele Site ??? É evidente que não, pois conheço uma que disse que escreveu para o Padre Quevedo e ele, sem a menor cerimônia, publicou o e-mail dele. Em alguns casos, peço autorização para publicar o que recebo. Mas o que lhe aflinge ? Você tem algum receio de que as pessoas possam ver o outro lado da moeda e tirar suas próprias conclusões sobre o nosso debate ??? ..."

O fato do senhor não pedir permissão só revela o nível de sua educação..o fato do senhor publicar meus emails em nada me abala....simplesmente, ratificando o que disse, também me acho no direito de publicar oportunamente críticas curtas no seu site, com o seu consentimento ou não, com duração de 1 hora ou 1 dia..TANTO FAZ..e automaticamente o senhor também me deu o direito de publicar nossos debates em vários meios...inclusive no próprio meio espírita...seja por email...site..etc




"...- E você é mais desatento do que eu podia imaginar. Talvez o orgulho esteja lhe obscurecendo o raciocínio. Já havia dito que lhe escrevi..." "...Agradecemos seu email e suas visitas a nossa Home Page. VOU VISITAR TB O SEU SITE. ( Destaque meu )..."

Está ficando cada vez mais difícil fazer uma argumentação lógica com o senhor se até detalhes de verbo o senhor desconhece ou finge ignorar (que é ainda mais reprovável)....SE EU DISSE QUE VOU VISITAR......VOU É UM VERBO NO FUTURO CASO O SENHOR NÃO SAIBA ....E NÃO VISITEI POR CAUSA DE MUITOS AFAZERES QUE O SENHOR DESCONHCE QUE ME OCORRERAM............ E SE O SENHOR TAMBÉM NÃO CONHECE BEM INFORMÁTICA OS MICROS PODEM OCORRER PROBLEMAS E FOI O QUE OCORREI COM O MEU PERDENDO MUITOS DE MEUS EMAILS.

E O SENHOR AINDA COMPLEMENTA...."Se você não quis ver na época, o problema é seu. Deveria ter visto"....QUE VERGONHA SENHOR JEFFERSON....CADE SUA EDUCAÇÃO E MATURIDADE?

SE ESSA FOR LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO QUE RESPONDE OS EMAILS DE SEUS LEITORES......




"...Ora, mas é claro que podem. Mas personalidades reconhecidas no meio acadêmico evitam dar seus nomes verdadeiros..."

ENTÃO SE EVITAM DAR NOMES VERDADEIROS OU MENTEM OS NOMES (ABSURDO) OU SÃO ESPÍRITOS SEM NOMES (PIOR ABSURDO)..




"...dar seus nomes verdadeiros, pois isso poderia causar desconfiança, a menos que o processo de comunicação seja monitorado por pessoas altamente credenciadas pela Doutrina Espírita..."

CREDENCIADAS PELA COMUNIDADE ESPÍRITA BRASILEIRA ..... MAIS UMA PRESUNÇÃO




"...Tanto que Ele distribuiu senhas para algumas pessoas de sua inteira confiança para que, no futuro, Ele pudesse se comunicar e todos poderiam ter a certeza de que é o próprio Chico quem está passando mensagens. Não se pode prever quando isso se dará, poderá demorar de meses a anos..."

ACHO QUE SE SE ESQUECEU QUE N OSEU PRÓPRIO SITE NA PÁGINA:

http://kardecismo.org/srchico.html DIZ: "Mesmo admitindo que não seja um boato e que M. Lobato, de fato, tenha dito isso, não se pode ingenuamente pensar que o fato de ele não ter dado uma comunicação seja "prova" da incomunicabilidade dos Espíritos. Aceitando a proposição seriamente, nós sabemos dos inumeráveis impecilhos que se colocam à comunicação dos Espíritos, ao problema da escolha dos médiuns e a mudança de ponto de vista que o Espírito sofre com a morte do corpo. E se Lobato tivesse se envergonhado "posmortem" de seu plano, que se tornou ridículo diante da exuberância de sua existência no mundo dos Espíritos ?"

ENVERGONHADO DE SEU PLANO QUE SE TORNOU RIDÍCULO??????????.....HAAA, MAIS UMA VEZ UM PESO E DUAS MEDIDAS JEFFERSON,....MONTEIRO LOBATO ARTICULOU UM PLANO RIDICULO (PALAVRAS EM SEU SITE) E AGORA CHICO XAVIER USOU DE ASTÚCIA.....TRISTE CONTRADIÇÃO....CHICO PODE....LOBATO NÃO....PENSE LOGO NUMA DESCULPA....




"...Argumentação adulta ??? Não """ Para que certas pessoas possam entender, às vezes temos que dar exemplos bem primários. Experimente dizer a uma criança que ela morrerá em poucos dias. Você teria coragem para isso ? Até um médico não o faria. Não é questão de preferir a mentira...."

A VERDADE QUE CHOCA PODE SER DITA NO BRASIL, POIS NÓS BRASILEIROS SOMOS MAIS ADIANTADOS...MAIS CULTOS...O MELHOR PAÍS DO MUNDO....E NÃO SE PODE CHOCAR OS INGLESES POIS ELES IRIAM CHORAR E FICAR DEPRIMIDOS...ISSO NÃO COLA...NÃO SE ENCAIXA ...CLARA DESCULPA PARA NÃO ADMITIR A CONTRADIÇÃO...OU SEJA...SE O MÉDIUM ACREDITA NA REENCARNAÇÃO...ENTÃO VAI RECEBER ESPÍRITOS QUE NÃO TEM MEDO DE CHOCAR; E SE O MÉDIUM NÃO ACREDITA NA REENCARNAÇÃO, ENTÃO VAI RECEBER ESPIRITOS QUE SE PREOCUPAM COM O ESTADO EMOCIONAL QUE SUAS AFIRMAÇÕES VÃO CAUSAR.......ESTRANHO.....MUITOS MÉDIUNS BRASILEIROS Já DERAM MENSAGENS DE MORTE DE FAMILIARES, DE ENTES QUERIDOS QUE NÃO ESTÃO LÁ MUITO BEM NO ALÉM, DE CONSELHOS FORTES PARA O CONSULENTE REVER A VIDA TOTALMNTE.....ISSO NÃO É CHOCANTE? ..... HAAA .... ESQUECI ..... CHOCANTE E PERTURBADOR é APENAS DIZER PARA OS INGLESES QUE EXISTE REENCARNAÇÃO)...

HÁ OS QUE SÃO ENGANADOS E NÃO SABEM A VERDADE E OS QUE SÃO ENGANADOS, SABEM A VERDADE MAS PRFEREM VIVER N O SEU ENGANO.




"...Onde aprender coisas novas ??? Mas está bem na sua frente !!! Você só não vê porque o seu orgulho não permite. Hoje, com a Globalização, comunicações instantâneas e principalmente com o advento da Rede mundial de computadores, só mesmo índios e pessoas alienadas é que dizem que não sabem onde aprender..."

ESTAMOS FALANDO DA APRENDIZAGEM DOS ESPÍRITOS JEFFERSON, VOLTE A MENSAGEM E LEIA DE NOVO...PREFIRO DESCONSIDERAR O QUE O SENHOR ESCREVEU ACIMA E NÃO ACREDITAR QUE O SENHOR TENHA FEITO ESSA ARGUMENTAÇÃO




"...Sem dúvida que a comunicação espiritual pode não ser verdadeira..."

ENTÃO QUAL A CERTA?....NÃO SERÁ A DOS INGLESES?...




"...Embuste existe em qualquer meio...."

ÓTIMO QUE O SENHOR ASSUMIU ISSO....AGORA ME FALE OS CRITPERIOS PARA PODER SABER SE UMA COMUNICAÇÃO É VERDADEIRA....O SENHOR CHEGOU EXATAMENTE ONDE EU QUERIA....VAMOS DISCUTIR OS CRITÉRIOS .... FICAREI ESPERANDO ..... TOMARA QUE O SENHOR NÃO VENHA COM OUTRA DESCULPA.




"...Não existem padres pedófilos ??? No passado, não houve a Santa ( ou seria satânica ) Inquisição da Igreja Católica ??? Não houve a cobrança de indulgências promovida pela Igreja, enganando ingênuos para que dessem seus bens ao Clero e assim teriam um lugar no céu ??? Não há pastores que arracam o salário inteiro de quem acreditar que Deus agracia mais aqueles que mais contribuem com suas "ofertas" ??? Infelizmente existem os embusteiros, QUE SE DIZEM ESPÍRITAS..."

CITE NOMES SENHOR JEFFERSON,.....O SENHOR NÃO CRITICA O PADRE QUEVEDO POR NÃO CITAR NOMES?: .... HAAAA .... ESQUECI..... UM PESO E DUAS MEDIDAS NÃO É? ... CITE NOMES E VAMOS AMPLIAR NOSSO DEBATE




"...e que mancham a ideologia da Doutrina. Eu vou dizer que só os médiuns brasileiros têm a verdade ??? Ora, não diga aquilo que não afirmei. Existem bons médiuns espalhados pelo mundo todo..."

MENOS NA INGLATERRA NÃO É????




"...É questão de ler e aprender bem a Doutrina Espírita atráves, principalmente nos Livros da Codificação..."

APENAS LIVROS KARDECISTAS...CLARO




"...Entenda de uma vez, Emmanuel não aprendeu português no além. Mas você custa a entender e depois vem dizer que tudo é absurdo. Emmanuel, depois de algumas vidas de resgate em Roma, REENCARNOU, repito REENCARNOU como eclesiástico e viveu muitos anos em Portugal...."

INTERESSANTE LEMBRAR POR QUE EMMANUEL NÃO SE COMUNICOU A CHICO COM O NOME OU A PERSONALIDADE DE SUA ULTIMA REENCARNAÇÃO.....COMPLEXO DE SUPERIORIDADE?

E OUTRO DETALHE, POR QUE O SENHOR NÃO COMENTOU DO DR FRITZ?...SERÁ PRAZEIROSO DISCUTIR TAMBÉM AS OPERAÇÕES ESPIRITUAIS.....ESTOU ANSIOSO POR SABER SEUS ARGUMENTOS....




"...Chico Xavier, só estudou até o primeiro grau, e mal sabia falar português corretamente, segundo entrevista concedida por ele mesmo..."

E É PRECISO FACULDADE PARA SE TREINAR UMA TÉCNICA OU APRENDER FAZER TRUQUES DE MÁGICA ?....UM POUCO MAIS RACIOCÍNO JEFFERSON...




"...Um belo dia e diante de uma seleta platéia de especialistas, Ele passa a escrever um enorme texto em Inglês de trás para frente, diante de vários "experts" em fraudes, parapsicólogos..."

QUEM SÃO?...FALAR QUE ERA EXPERTS É FÁCIL AGORA....)




"...Talvez, se você estivesse lá, poderia, com o seu incomparável conhecimento e experiência, certamente muito superiores àqueles Cientistas e profissionais que lá se encontravam, com décadas de vivência nessa área, ter descoberto algo que ninguém viu..."

QUE PENA QUE EU NÃO ESTAVA E LHE PROPONHO ME CONVIDAR DAQUI PARA A FRENTE PARA OUTROS FEITOS DE MÉDIUNS FAMOSOS, TAIS COMO EXPERIÊNCIAS DE MATERIALIZAÇÃO, TELECINESIA OU MESMO ME DEIXAR INTERROGAR O ESPÍRITO E DESMASCARAR......É CLARO QUE DEPOIS O SENHOR VAI INVENTAR QUE AQUELE ESPÍRITO ERA UM ESPÍRITO ENGANADOR....SEMPRE UMA DESCULPA.




"...TENHA MAIS RESPEITO PELA MEMÓRIA DAQUELE QUE MAIS FEZ PELOS DESVALIDOS NESTE PAÍS. VOCÊ CONHECE ALGUEM ( PESSOA FÍSICA ) QUE TENHA DOADO MAIS DE 50 MILHÕES DE DÓLARES À INSTITUIÇÕES DE CARIDADE, OBTIDOS PELA VENDA DE SEUS LIVROS, TRADUZIDOS PARA DIVERSOS PAÍSES, E TER VIVIVO DE FORMA SIMPLES E HUMILDE, SOMENTE COM O DINHEIRO DE SUA APOSENTADORIA ??? ..."

RESPEITO A PESSOA DE CHICO XAVIER ASSIM COMO SUA CARIDADE. ADMIRO E EXALTO SEU DOM LITERÁRIO (QUE INDEPENDE DE ESTUDO)....UM ÓTIMO ESCRITOR.....MÉRITOS APENAS DELE MESMO....PORÉM A COMUNICAÇÃO QUE SE DIZ QUE ELE FAZIA COM OS ESPÍRITOS NA VERDADE ERA COMUNICAÇÃO COM SEU PRÓPRIO INCONSCIENTE.





PEÇO DESCULPAS AOS LEITORES PELA MINHA LONGA MENSAGEM QUE VAI A SEGUIR E QUE TIVE QUE ENVIAR COMO ANEXO ( APLICATIVO WORD ) EM 04.12.03. A SISTEMÁTICA É A MESMA, OU SEJA, APÓS UMA BREVE INTRODUÇÃO, REPITO ALGUNS SEGMENTOS DO E-MAIL DO SR CARLOS ORLANDO, EM AZUL ITÁLICO, ACOMPANHADOS DA DEVIDA RESPOSTA, QUE VAI A SEGUIR :



EM PRIMEIRO LUGAR, QUERO LEMBRÁ-LO QUE VOCÊ CONTINUA A ME ESCREVER SEM A MÍNIMA EDUCAÇÃO E DESPEJANDO GROSSERIAS A RODO. SENDO ASSIM, NÃO ESPERE GENTILEZAS DA MINHA PARTE. VAMOS AS RESPOSTAS :


"...O fato do senhor não pedir permissão só revela o nível de sua educação..o fato do senhor publicar meus e-mails em nada me abala....simplesmente, ratificando o que disse, também me acho no direito de publicar oportunamente críticas curtas no seu site, com o seu consentimento ou não, com duração de 1 hora ou 1 dia..TANTO FAZ..e automaticamente o senhor também me deu o direito de publicar nossos debates em vários meios...inclusive no próprio meio espírita...seja por email...site..etc ..."

R - Mensagens grosseiras contidas nos seus e-mails e deixadas por você no meu Livro de Visitas : "...enquanto vivos merecem créditos e depois de mortos, são mentirosos....RIDÍCULO" ; "A ironia também deve ser inteligente senão acaba sendo FÚTIL" ; "senhor é mais orgulhoso que pensei..." ; "...ABSURDO DOS ABSURDOS..." ; "...ARGUMENTOS SEUS SÃO TÃO ILÓGICOS..." ; "...também me acho no direito de publicar oportunamente críticas curtas no seu Site, COM O SEU CONSENTIMENTO OU NÃO, com duração de 1 hora ou 1 dia..TANTO FAZ..." e coisas do gênero. Uma pessoa que assim procede tem alguma moral para me falar em educação ????

E a sua arrogância e presunção em dizer que publicará o que quiser no meu Site, com o meu consentimento ou não, com duração de um dia, uma hora, só revelam o seu lamentável nível de educação. E logo se vê que você não tem a menor ideia do que seja administrar um Site. Se Eu quisesse, poderia ter eliminado de uma vez, TODAS as suas "deselegantes" mensagens deixadas no meu Livro de Visitas. E próprio Sistema GuestPage poderá eliminar algumas mensagens a qualquer tempo, pois recebi um alerta do referido Sistema alertando sobre as mensagens que extrapolaram o limite permitido e que receberam um “cut off” no Livro, e que estão prejudicando seu bom funcionamento. Além disso, volto a lembrar : Críticas Construtivas, como as muitas que recebi DE PESSOAS EDUCADAS, embora opositoras, são bem-vindas. Mas, grosserias e insinuações de baixo nível, como as que você fez, são terminantemente proibidas no Livro, chegando a desrespeitar a memória de Chico Xavier, vinculando-O a fraudes ! E você ainda me pede educação ??? Ora, procure olhar para si próprio, antes de acusar os outros !!!




"...Está ficando cada vez mais difícil fazer uma argumentação lógica com o senhor se até detalhes de verbo o senhor desconhece ou finge ignorar (que é ainda mais reprovável).... SE EU DISSE QUE VOU VISITAR......VOU É UM VERBO NO FUTURO CASO O SENHOR NÃO SAIBA ....E NÃO VISITEI POR CAUSA DE MUITOS AFAZERES QUE O SENHOR DESCONHCE QUE ME OCORRERAM............ E SE O SENHOR TAMBÉM NÃO CONHECE BEM INFORMÁTICA OS MICROS PODEM OCORRER PROBLEMAS E FOI O QUE OCORREI COM O MEU PERDENDO MUITOS DE MEUS EMAILS..."

R - Não pude conter o riso quando li essa sua resposta acima. Meu Deus !!! Quanto desespero em me contradizer e infantilidade da sua parte !!! "VOU" é um verbo no futuro ??? ( Melhor seria dizer que "Vou" é um verbo CONJUGADO no futuro ... ) Puxa !!! Quanta sapiência e cultura !!! Mas é evidente que você só poderia ler ( no futuro ) APÓS receber o meu e-mail avisando do lançamento do Site. A menos que você fosse médium vidente e já soubesse que Eu estava fazendo um Site colocando as suas mensagens ... (...risos...)

Ora, você diz que só leu o meu Site recentemente, MAS RECONHECE QUE JÁ SABIA DA EXISTÊNCIA DELE HÁ MAIS DE 3 ANOS ATRÁS, e que também sabia que suas mensagens foram publicadas, independente da configuração e do teor das respostas. É só comparar as frases minha e sua :


FRASE CONTIDA NO MEU E-MAIL DE NOVEMBRO DE 2000 :

"...e foi então que resolvi abrir um Site também COLOCANDO O TEOR DOS NOSSOS E-MAILS, procurando assim, seguir uma sistemática um pouco parecida com a do Site do CLAP ( neste sentido, é claro )..." ( Destaque meu )


SUA RESPOSTA, POUCOS DIAS DEPOIS :

" Agradecemos seu email e suas visitas a nossa Home Page. VOU VISITAR TB O SEU SITE." ( Destaque meu )


Então, fica mais do que provado que você sabia que as SUAS mensagens foram publicadas no meu Site HÁ MAIS DE 3 ANOS ATRÁS, e na época você não se importou e não despejou sua raiva. E já que não era do seu agrado, e também imaginando que você tenha perdido seus arquivos por um “problema no seu micro”, NADA IMPEDIRIA QUE VOCÊ APROVEITASSE O TEOR DESSE SEU E-MAIL, DE 3 ANOS ATRÁS, ACIMA CITADO, PARA JÁ DIZER QUE NÃO TINHA AUTORIZADO A PUBLICAÇÃO DE SUAS MENSAGENS NO MEU SITE !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

E SÓ AGORA, de forma furiosa, você diz que não ficou satisfeito de ver suas mensagens publicadas, pois não deu autorização... SERÁ QUE O SEU COMPUTADOR “APRESENTOU PROBLEMAS” ASSIM QUE VOCÊ RESPONDEU AQUELE E-MAIL, FICOU 3 ANOS “APRESENTANDO PROBLEMAS”, SEM QUE VOCÊ SOUBESSE DO ENDEREÇO DO MEU SITE, EMBORA ELE SEJA FACILMENTE LOCALIZADO EM SITES DE BUSCA COMO O ALTAVISTA, YAHOO-CADÊ, GOOGLE E OUTROS. E SEUS AFAZERES FORAM TANTOS QUE NÃO PODIA PROCURAR OUTRO MICRO E SÓ AGORA VOCÊ TEVE CHANCE DE DIZER QUE NÃO DEU AUTORIZAÇÃO PARA PUBLICAR ???? Se você vier com a desculpa de que tinha outros afazeres mais importantes do que ficar procurando o meu Site nos buscadores, então você não tem razão em reclamar agora, 3 anos depois, dizendo que não tinha visto o meu Site antes e que não tinha dado autorização ... ( !!!!???? )




"...O senhor acha que li a sua página anteriormente?...e que todo brasileiro já a leu ? ..."

R - Todos os meus Amigos e até opositores leram e fizeram os seus comentários sobre o meu Site, criticando e elogiando, há mais de 3 anos atrás, quando escrevi a todos sobre o lançamento dele. Mas você espera anos e anos para acordar e se manifestar. Por mais que justifique, qualquer pessoa de bom senso acharia estranho o seu comportamento. O que é isso depois de tanto tempo ? Efeito retardado ???




"...Se você não quis ver na época, o problema é seu. Deveria ter visto”....QUE VERGONHA SENHOR JEFFERSON....CADE SUA EDUCAÇÃO E MATURIDADE? SE ESSA FOR LÓGICA DE ARGUMENTAÇÃO QUE RESPONDE OS EMAILS DE SEUS LEITORES..."

R - VOCÊ HÁ DE CONVIR QUE 3 ANOS É TEMPO MAIS DO QUE SUFICIENTE PARA QUALQUER UM RESOLVER OS “PROBLEMAS” DE SEUS MICROS OU ACESSAR A REDE POR OUTRO COMPUTADOR QUALQUER, POR MAIS QUE FOSSEM OS SEUS AFAZERES. SUAS ARGUMENTAÇÕES SÃO EXTREMAMENTE FRÁGEIS E DESESPERADAS. MINHA EDUCAÇÃO E MATURIDADE CONTINUAM INABALADAS, POIS TUDO O QUE DISSE É PERFEITAMENTE RESPALDADO PELO BOM SENSO E PELA LÓGICA. JÁ A SUA EDUCAÇÃO E MATURIDADE DEIXAM MUITO A DESEJAR, QUANDO DIZ QUE PUBLICARÁ CRÍTICAS CURTAS NO MEU SITE COM O MEU CONSENTIMENTO OU NÃO, COM DURAÇÃO DE 1 HORA OU UM DIA...TANTO FAZ. E A SUA EDUCAÇÃO, NESTE CASO ??? AONDE ESTAVA ????????????

E dos 20 e-mails selecionados, de quase 1.000 recebidos, e que tiveram suas mensagens publicadas no meu Site, no acesso TEXTOS – Texto 12, NINGUÉM RECLAMOU, SÓ VOCÊ !!!   INTERESSANTE, NÃO ??????????

E não é questão de pedir autorização ou não para publicar e-mails. Muitos até gostaram de ver suas argumentações no meu Site, pois foram mantidas as integridades absolutas das mensagens originais e outros até mesmo pediram para publicar suas correspondências, mas nem todos puderam ser atendidos, pois muitos assuntos se repetiam em vários e-mails, e Eu tive que fazer uma triagem, separando os mais abrangentes e interessantes. E desde que os endereços eletrônicos não fossem públicos, todos os outros foram preservados para evitar expor a Caixa Postal desses que me escreveram, a indivíduos inconvenientes. Tudo leva a crer que essas pessoas que mantiveram contato comigo, NÃO TÊM MEDO DA VERDADE (...) e não se importaram se as argumentações de parte a parte apontaram para possíveis falhas nas respectivas Doutrinas, pois a fé que as conduzem em nada abalam as suas crenças. Mas no seu caso é diferente. Sua insatisfação deixa transparecer que a leitura e confrontação dos nossos argumentos permitirão, aos Visitantes do meu Site, perceberem que A VERDADE NÃO SE RESTRINGE AOS POSTULADOS DEFENDIDOS PELO CLAP E SEUS ADEPTOS E MUITO MENOS ÀS TEORIAS QUEVEDIANAS ( !!! )

E por que ??? Ora, a citação no meu Site, de Parapsicólogos Brasileiros e Estrangeiros respeitados mundialmente, de Instituições que trabalham com a Parapsicologia e que são reconhecidas internacionalmente, oferecem farto subsídio e total respaldo às minhas argumentações. E Todas, Instituições e pessoas, mantêm posturas frontalmente contrárias aos princípios que você e o sr. Quevedo defendem ...




"...(CREDENCIADAS PELA COMUNIDADE ESPÍRITA BRASILEIRA.....MAIS UMA PRESUNÇÃO) ...."

R - Presunção ??? E você queria que as comunicações Espíritas fossem credenciadas por quem ??? Pelo Padre Quevedo ??? Mas é mais do que evidente que comunicações Espíritas TEM que ser credenciadas por quem de direito, ou seja, pelos Livros da Codificação de Kardec. Cada Federação coordena as atividades na sua região de atuação. Nada mais Lógico (!!!) . Ou será que para você, a Federação Espírita de Londres é que deveria coordenar as atividades aqui no Rio de Janeiro ??? Quanta falta de bom senso e presunção de sabedoria ... (!!!) Meu Deus !!! Já disse : A sua raiva está obscurecendo o seu raciocínio !!!




"...E Chico Xavier, conhecedor desse detalhe, ainda em vida, sabia que muitos tentariam dizer que receberam mensagens suas, após o seu desenlace. Tanto que Ele distribuiu senhas para algumas pessoas de sua inteira confiança para que, no futuro ...

E ACHO QUE SE SE ESQUECEU QUE N OSEU PRÓPRIO SITE NA PÁGINA : http://kardecismo.org/srchico.html DIZ :

Mesmo admitindo que não seja um boato e que M. Lobato, de fato, tenha dito isso, não se pode ingenuamente pensar que o fato de ele não ter dado uma comunicação seja "prova" da incomunicabilidade dos Espíritos. Aceitando a proposição seriamente, nós sabemos dos inumeráveis impecilhos que se colocam à comunicação dos Espíritos, ao problema da escolha dos médiuns e a mudança de ponto de vista que o Espírito sofre com a morte do corpo. E se Lobato tivesse se envergonhado "posmortem" de seu plano, que se tornou ridículo diante da exuberância de sua existência no mundo dos Espíritos ?

ENVERGONHADO DE SEU PLANO QUE SE TORNOU IDÍCULO??????????.....HAAA, MAIS UMA VEZ UM PESO E DUAS MEDIDAS JEFFERSON,....MONTEIRO LOBATO ARTICULOU UM PLANO RIDICULO (PALAVRAS EM SEU SITE) E AGORA CHICO XAVIER USOU DE ASTÚCIA.....TRISTE CONTRADIÇÃO....CHICO PODE....LOBATO NÃO....PENSE LOGO NUMA DESCULPA..."


R - Não, Eu não me esqueci. Pode passar quanto tempo quiser ( até 3 anos ... risos ... ) que Eu não me esqueço de tudo o que está no meu Site. Mas não precisa pensar muito, e muito menos em desculpas, como você está acostumado a fazer, tamanha é a facilidade em responder a tão ingênua argumentação. A Espiritualidade Superior determina o comportamento dos Espíritos que são recebidos nas Searas de acolhimento. Além de tudo, ainda existe a possibilidade de Chico ter feito isso para evitar que Médiuns orgulhosos e vaidosos saíssem por aí dizendo que receberam mensagens de Chico Xavier, só para aparecerem na mídia. Existem sim médiuns que NÃO são dignos de confiança. Nunca neguei isso.




"...E você ainda diz : " Embuste existe em qualquer meio.(ÓTIMO QUE O SENHOR ASSUMIU ISSO....)"

R - Eu assumi isso ??? Só rindo mesmo. Até parece que você descobriu algo fantástico !!! O próprio Allan Kardec, há mais de 100 anos atrás, já alertava para se ter cuidado com a vaidade dos médiuns ( Livro dos Médiuns – Cap. XX, Q- 226, Pág. 257- 18ª Edição ), MAS você até hoje não sabia disso, é claro !!! Não sabia porque nunca leu UM SÓ de seus Livros e se acha no direito de julgar e criticar, na base do “Ouvi falar” ... ou “ O Padre Quevedo disse que é assim ” ... (!!!)

Fraudes e pessoas sem caráter existem em qualquer meio. Lembra-se dos Padres e Bispos Pedófilos ? Não se pode julgar TODA uma Doutrina por causa de ALGUNS de seus membros. Se fosse assim, por acaso seria justo julgar toda a moral do Catolicismo por causa de alguns Bispos e Padres criminosos que cometeram pedofilia em vários Países ??????????

Vai me pedir os nomes dos Bispos e Padres pedófilos também ??? Esses fatos foram fartamente noticiados na TV, Jornais e Rádios de TODO o mundo. Ou será que você estava com “tantos afazeres” que não teve conhecimento ???

E para saber como distinguir uma comunicação verdadeira da falsa, leia o "Livro dos Médiuns" e você saberá QUE A TRISTE CONTRADIÇÃO FOI SUA. Leia esse Livro se quiser saber a resposta, pois não vou ( “vou” é verbo conjugado no futuro, não ?...risos... ) ficar aqui ensinando o Bê-a-Bá do Espiritismo para pessoas arrogantes e pretensiosas.




"...A VERDADE QUE CHOCA PODE SER DITA NO BRASIL, POIS NÓS BRASILEIROS SOMOS MAIS ADIANTADOS...MAIS CULTOS...O MELHOR PAÍS DO MUNDO....E NÃO SE PODE CHOCAR OS INGLESES POIS ELES IRIAM CHORAR E FICAR DEPRIMIDOS...ISSO NÃO COLA...NÃO SE ENCAIXA ...CLARA DESCULPA PARA NÃO ADMITIR A CONTRADIÇÃO..."

R - As sua ironias carecem de um mínimo de lógica e bom senso. E pode não “colar ” para quem tenha os olhos fechados e o raciocínio obscurecido pela raiva. Um País pode ser adiantado tecnologicamente, ter a maioria da sua população bem atendida em suas necessidades básicas, mas ao mesmo tempo ter costumes e rotinas que só se lê em Livros de contos de fadas. Um País que tem Reis, Rainhas, Princesas e Príncipes levados por Carruagens até o Palácio ( Buckingham ), pode até ser rico, MAS cultiva tradições bem arcaicas. E boa parte do povo ainda apoia e aplaude a Passagem da Família Real ... Imagine se fosse aqui no Brasil ... Diriam que é coisa de terceiro mundo, de gente atrasada que ainda cultiva costumes da Idade média ... Mas como é na Inglaterra ou em outro País adiantado, as pessoas se calam e acham até normal ...

Seus argumentos não se sustentam, pois não estamos falando da riqueza, bem-estar e conforto de um povo e sim de crenças e costumes que criaram raízes com base no orgulho e da vaidade !!! E o povo Inglês, de um modo geral, é um exemplo típico. DESCULPAS E CONTRADIÇÕES SÃO SEMPRE DADAS POR VOCÊ, QUE NÃO ENXERGA ( OU NÃO QUER ENXERGAR ) ALGO TÃO ELEMENTAR.




"...OU SEJA...SE O MÉDIUM ACREDITA NA REENCARNAÇÃO...ENTÃO VAI RECEBER ESPÍRITOS QUE NÃO TEM MEDO DE CHOCAR; E SE O MÉDIUM NÃO ACREDITA NA REENCARNAÇÃO, ENTÃO VAI RECEBER ESPIRITOS QUE SE PREOCUPAM COM O ESTADO EMOCIONAL QUE SUAS AFIRMAÇÕES VÃO CAUSAR.......ESTRANHO.....MUITOS MÉDIUNS BRASILEIROS Já DERAM MENSAGENS DE MORTE DE FAMILIARES, DE ENTES QUERIDOS QUE NÃO ESTÃO LÁ MUITO BEM NO ALÉM, DE CONSELHOS FORTES PARA O CONSULENTE REVER A VIDA TOTALMNTE.....ISSO NÃO É CHOCANTE? HAAA.... ESQUECI ..... CHOCANTE E PERTURBADOR é APENAS DIZER PARA OS INGLESES QUE EXISTE REENCARNAÇÃO)..."

R - Não é o médium que determina o tipo de comunicação que vai receber. ( Quanta desinformação ! ). É o Espírito que diz aquilo que quer ou que foi determinado a dizer. O Brasil é reconhecidamente o maior País Espírita do mundo. É natural que os Espíritas ( pessoas que adotaram o Espiritismo ) aqui, tenham mais informações e se aprofundem mais no estudo da Doutrina. É de se esperar que passados 150 anos de profusão do Kardecismo no Brasil, haja mais aceitação das pessoas aqui do que num País frio, onde boa parte da população só admite aquilo que seus interesses, vaidades e orgulho permitem.




"...ESTAMOS FALANDO DA APRENDIZAGEM DOS ESPÍRITOS JEFFERSON, VOLTE A MENSAGEM E LEIA DE NOVO...PREFIRO DESCONSIDERAR O QUE O SENHOR ESCREVEU ACIMA E NÃO ACREDITAR QUE O SENHOR TENHA FEITO ESSA ARGUMENTAÇÃO)..."

R - Você pode acreditar naquilo que quiser, pois para mim não faz a menor diferença. Aprendizagem dos Espíritos é feita no Plano Espiritual, nada mais lógico, não ? Aqueles Espíritos que são recebidos nas Searas de acolhimento aprendem e aprendem muito. Para se ter uma noção, leia alguns Livros, como "Violetas na Janela", "Voltei", "Nosso Lar" e outros do gênero e você verá as mais variadas experiências lá obtidas. Mas, não sei porque estou dizendo isso, você não vai ler mesmo e vai voltar aqui, furioso e dizendo que não ficou satisfeito com a minha resposta (...???!!!) Mas é como Eu já disse : Não vou ( Olha o verbo “vou” de novo ... ) perder meu tempo ensinando o Bê-a-Bá da Doutrina Espírita, sendo que tudo está muito bem explicado nesses e em outros Livros do gênero, encontrados em qualquer Livraria Espírita do País. E não me venha dizer que tem mais o que fazer do que ler Livros Espíritas, pois isso só vai demonstrar a sua CONTRADIÇÃO, quando põe em dúvida questões tão elementares do Espiritismo e que estão plenamente explicadas nesses e em outros Livros da Doutrina. Quem se aventura a criticar o Espiritismo, DEVERIA, NO MÍNIMO, LER OS LIVROS DA CODIFICAÇÃO, QUE ABORDAM PLENAMENTE O ASSUNTO.




"...Sem dúvida que a comunicação espiritual pode não ser verdadeira. ( ENTÃO QUAL A CERTA?....NÃO SERÁ A DOS INGLESES?...) Embuste existe em qualquer meio.(ÓTIMO QUE O SENHOR ASSUMIU ISSO....AGORA ME FALE OS CRITPERIOS PARA PODER SABER SE UMA COMUNICAÇÃO É VERDADEIRA....O SENHOR CHEGOU EXATAMENTE ONDE EU QUERIA....VAMOS DISCUTIR OS CRITÉRIOS....FICAREI ESPERANDO.....TOMARA QUE O SENHOR NÃO VENHA COM OUTRA DESCULPA)..."

R - Ótimo que Eu assumi isso ??? Mas quanta bobagem e presunção !!! Nunca neguei que há embustes em qualquer lugar, entre os Católicos, Evangélicos e Espíritas. E por que a surpresa ??? Mas qualquer Espírita sabe que os Embusteiros estão em toda parte !!! ... Existem canalhas na Religião Católica, Evangélica e na Espírita não seria diferente. Já comentei sobre isso, mas você parece que não leu ou já esqueceu. Quer saber sobre os Critérios para se distinguir as verdadeiras comunicações Espíritas ??? REPITO PELA 3ª VEZ : LEIA O "LIVRO DOS MÉDIUNS" e "O LIVRO DOS ESPÍRITOS" e depois conversaremos. E não me venha mais com desculpas esfarrapadas, com argumentações frágeis e ironias infantis, dizendo que não entendeu ou que Eu não respondi.




"...Infelizmente existem os embusteiros, QUE SE DIZEM ESPÍRITAS, (CITE NOMES SENHOR JEFFERSON,.....O SENHOR NÃO CRITICA O PADRE QUEVEDO POR NÃO CITAR NOMES ? ....HAAAA....ESQUECI.....UM PESO E DUAS MEDIDAS NÃO É?...CITE NOMES E VAMOS AMPLIAR NOSSO DEBATE) ..."

R - E precisa citar milhares de nomes de pessoas QUE SE DIZEM ESPÍRITAS e que ganham dinheiro enganando ingênuos ? Não existem dois pesos e duas medidas. Não julgue os outros por si próprio. Você não mora em São Paulo ? Aí, como no Rio de Janeiro, está cheio de Pessoas e Casas que possuem a denominação de ESPÍRITAS ( MAS QUE NA VERDADE NÃO O SÃO !!! ) e que prometem revelar tudo o que o consulente quiser, trazer a pessoa amada em 3 dias, fazer a pessoa ficar rica em pouco tempo (!!!), arrumar emprego, etc, etc e há pessoas EXTREMAMENTE desinformadas que ainda acreditam nisso. Agora, o verdadeiro Espiritismo, aquele codificado por Kardec, abomina radicalmente coisas desse nível, MAS “MUITOS” PREFEREM ATRIBUIR ESSAS PRÁTICAS À DOUTRINA ESPÍRITA, POR IGNORÂNCIA OU POR MÁ FÉ MESMO !!!!!!!!!




"...Existem bons médiuns espalhados pelo mundo todo.(MENOS NA INGLATERRA NÃO É????) ..."

R - Mas é muita desinformação !!! Pois se a própria Federação Espírita na Inglaterra é adepta da Reencarnação. Essa história de Espíritas Ingleses não aceitarem a Reencarnação já está mudando há muito tempo, só você não sabia disso, ou não quis saber, pois isso não favorece aos seus interesses. Para confirmar, acesse o Site da Federação Inglesa de Espiritismo e confirme que muitos Ingleses já estão mudando os rumos de seus princípios. É só ler :


Federação Espírita da Inglaterra

   BUSS - British Union of Spiritist Societies


   http://www.buss.org.uk




Vejam o que diz esse Site, DA FEDERAÇÃO ESPÍRITA DA INGLATERRA :


“… these Teachings also explain with great logic how our present existence is merely the result of past lives, just as our future existences will always be the equation of the spiritual evolution gained in each successive physical life, within a constant process of reincarnation. Life is of a religious design and the paths we tread are mapped out through the Law of Cause and Effect. Life is truly eternal and we are eternal Spirits seeking out our individual destinies. ”


Tradução : “... estes Ensinamentos explicam também, com grande lógica, como nossa existência atual é meramente o RESULTADO DE VIDAS PASSADAS, apenas porque nossas existências futuras serão sempre a equação da evolução espiritual obtida nas sucessões de cada vida física, DENTRO DE UM PROCESSO CONSTANTE DE REENCARNAÇÃO. A vida é um projeto religioso e os caminhos que nós trilhamos são mapeados pela lei da causa e do efeito. A vida é verdadeiramente eterna e nós somos Espíritos eternos à procura de nossos destinos individuais.”   ( Destaques meus ).


Está aí, sr. Carlos Orlando, a atual mentalidade de boa parte dos Ingleses que já estão mudando seus pontos de vista e procurando aprender o Correto Espiritismo ensinado pelos Livros de Kardec. Sem mais comentários !!! E precisa ???????????


E o Espiritismo nos Estados Unidos ? O que estaria sendo ensinado ? Eles seriam favoráveis à Reencarnação ???

Para não haver dúvidas, vamos ao que diz a Federação Espírita Americana ou Conselho Espírita dos Estados Unidos :



Federação Espírita dos Estados Unidos

   United States Spiritist Council




   http://www.usspiritistcouncil.com




http://www.usspiritistcouncil.com/publica/get_to_know.htm


1) “ Spirits reincarnate as many times as is necessary for their spiritual advancement. ”

Tradução: “ Os Espíritos reencarnam tantas vezes quanto for necessário para os seus avanços espirituais. ”


2) “ Now pay attention, because this word, reincarnation, sets free at last, the life that people thought to put away under a gravestone. It represents the final triumph over death, and reveals to an astonished humanity its legitimate heritage. Death is no longer a dark road into domains of anguish. ”

Tradução : “ Agora prestem atenção, porque esta palavra, reencarnação, deixa livre afinal, a vida que as pessoas pensavam abandonar sob a sepultura. Representa o triunfo final sobre a morte, e revela a uma humanidade perplexa, sua herança legítima. A morte não é mais uma longa estrada escura sob os domínios da angústia. ”


3) “ There are people who reject reincarnation because they believe that others will meddle in or steal away relationships. They jealously feel are theirs alone. Poor brothers and sisters! Their misguided feelings have made them selfish. They've limited their love to their own little circle of friends and relatives, and are different to anyone else. But to practice the law of love as God intended, they have to learn, step by step, to love all their fellow human beings without distinction. This will be a long and difficult achievement, but they will get there. It is God's Will. Realize, then, that the law of love is the first and most important precept of this new doctrine. One day it will eliminate selfishness in all its forms - whether at the personal, the family, the group, or the national level. ”

Tradução : “ Há pessoas que rejeitam a reencarnação porque acreditam que outros vão se intrometer ou irão roubar seus entes queridos. Eles, de forma ciumenta, os sentem como se fossem apenas deles. POBRES IRMÃOS E IRMÃS ! Seus sentimentos desatinados fizeram deles pessoas egoístas. Limitaram seu amor ao seu próprio círculo diminuto dos amigos e dos parentes, e são diferentes ( agem de forma diferente ) com qualquer outra pessoa. Mas para praticar a lei de amor como Deus desejou, eles têm que aprender, passo a passo, a amar todos os seres humanos sem distinção. Esta será uma tarefa longa e difícil, mas eles chegarão lá. Essa é a vontade de Deus. Perceba, então, que a lei do amor é a primeira e a mais importante norma desta nova Doutrina. Um dia ela ( Doutrina ) eliminará o egoísmo em todas as suas formas - pessoal, familiar, no grupo, ou em nível mais amplo. ”   ( Destaques meus ).


Ou então, caso ainda não esteja convencido ( !!!!!!???? ) sobre os caminhos do Espiritismo fora do Brasil, acesse o C.E.I - Conselho Espírita Internacional http://cei.spirite.org/pt ou mesmo o Site da F.E.B - Federação Espírita Brasileira http://www.febnet.org.br que também falam a respeito do assunto.





"...É questão de ler e aprender bem a Doutrina Espírita através, principalmente nos Livros da Codificação, (APENAS LIVROS KARDECISTAS...CLARO)..."

R - Mais uma vez : Uma pessoa vai aprender o correto Espiritismo aonde ??? No site ou nos Livros do Padre Quevedo ... ( ...risos...). É..., só rindo mesmo ...




"...INTERESSANTE LEMBRAR POR QUE EMMANUEL NÃO SE COMUNICOU A CHICO COM O NOME OU A PERSONALIDADE DE SUA ULTIMA REENCARNAÇÃO.....COMPLEXO DE SUPERIORIDADE?..."

R - Realmente fica difícil dialogar com alguém rancoroso, que não lê as Obras Espíritas E AINDA SE JULGA NO DIREITO DE CRITICAR. Você deve ser do tipo : "Não li e não gostei" ... E ainda despeja todo o tipo de barbaridades e absurdos só porque tem o seu orgulho ferido. Leia "Há 2.000 anos", de Emmanuel, psicografado por Chico Xavier e você saberá porque. Meu Deus ! Quanta presunção !!!




"...E OUTRO DETALHE, POR QUE O SENHOR NÃO COMENTOU DO DR FRITZ?...SERÁ PRAZEIROSO DISCUTIR TAMBÉM AS OPERAÇÕES ESPIRITUAIS.....ESTOU ANSIOSO POR SABER SEUS ARGUMENTOS..."

R - E o que você quer saber sobre o dr. Fritz ? Alguns Espíritas o aceitam, outros não, como Eu. Aconteceu o mesmo com os quatro Evangelhos de Roustaing. Nem toda a Comunidade Espírita aceitou de bom grado essa Obra. Unanimidade não existe no Espiritismo, assim como também não existe unanimidade em qualquer Religião, como no Catolicismo, por exemplo. Basta ver o "Concílio Vaticano II" ( 1962 – 1965 ), o qual criou um ambiente de incertezas e desconforto entre muitos membros da Igreja que se depararam com mudanças radicais em suas tradições. E muitos Bispos e Autoridades Católicas não aceitaram essas mudanças até hoje. E neste caso, não vai aqui nenhuma crítica.

Só estou tentando dizer que certas situações ou pessoas causam controvérsias e qualquer Religião está sujeita a isso. E isso independe se os fatores são religiosos, mediúnicos, paranormais, etc, pois até mesmo a Igreja Católica está envolvida com estudos de Parapsicólogos, em função, por exemplo, do Museu das Almas mantido pelo Vaticano, que revela ocorrências, respaldadas por documentos e fotos, ligados a contatos com Espíritos. Mas nem precisa ir muito longe. Veja o SEU Professor, o Padre Quevedo. Ele não é aceito plenamente pela Igreja Católica que, em muitas oportunidades, demonstra total insatisfação com as atuações desse Padre. Veja o que foi publicado, em Nota Oficial pela Arquidiocese de Belém, no Jornal “O Liberal”, de Belém – PA, de 1º de Outubro de 2000, assinado pelo Secretário Padre Ronaldo Menezes :

“Em virtude do que foi exposto durante o chamado “Curso de Parapsicologia e Religião”, ministrado recentemente na Arquidiocese de Belém, pelo Padre Oscar Quevedo, especialmente na parte relativa à existência dos Anjos e do demônio, venho por ordem do Exmº. Sr. Arcebispo Metropolitano, D. Vicente Zico, comunicar que as opiniões emitidas pelo palestrante não correspondem à Doutrina da Igreja. O Sr. ARCEBISPO AFIRMA AOS FIÉIS QUE O QUE ALI FOI TRANSMITIDO EM NOME DE UMA CIÊNCIA E DE PRESUNÇOSAS INTERPRETAÇÕES PESSOAIS DA SAGRADA ESCRITURA, ESTÁ EM TOTAL DESACORDO COM O ENSINAMENTO TRADICIONAL DA IGREJA CATÓLICA ” ... ( !!!!!!!!!!!!!! )   ( Destaque meu ).

Mas mesmo assim, relatarei abaixo, a posição Oficial do Espiritismo no País, consubstanciada por Dignos Representantes da Doutrina, como Alamar Régis Carvalho, Vanda Simões, do Site Novavoz, Zair Cansado, J. L. Niederauer de Lima e principalmente um depoimento de Chico Xavier :


“ A posição do Espiritismo é muito simples não se coaduna com os que fazem operações com cortes. Normalmente esse pessoal nem é Espírita, apenas recebem espíritos o que é bem diferente.

O pior de tudo é que, quando se tornam manchetes os assuntos envolvendo essas curas espirituais feitas pelos doutores Fritz, principalmente quando há qualquer fato no bojo de todo o contexto, que venha a sugerir algum escândalo, homens de imprensa procuram sempre querer envolver o Espiritismo no meio, em atitudes altamente injustas, insensatas, cruéis e até desonestas para com a Doutrina Espírita que não tem nada a ver com isso.

Com a mediunidade popularizada, a comunidade passou a interpretar toda forma de manifestação de Espíritos como prática da Doutrina Espírita. E aí entram os terreiros de umbanda, quimbanda, as tendas, os médiuns operadores, receitistas e toda sorte de charlatões. Entretanto, Allan Kardec, é claro, quando instrui sobre o assunto em O Livro dos Médiuns, afirma que a faculdade propriamente dita é orgânica e, portanto, independente da moral. Já não acontece o mesmo com o seu uso, que pode ser bom ou mau, segundo as qualidades do médium.

Muitos afirmam que tudo o que aparece em termos de mediunidade, é Espiritismo. Muita gente enfiou na cabeça que toda e qualquer ação, envolvendo espíritos, tem necessariamente a ver com o Espiritismo. Até quando essa ignorância vai permanecer na cultura de certos homens de imprensa que tem o dever de informar com ética, correção, isenção de ânimo, responsabilidade e honestidade para o grande público ???

Eficaz ou não, colhendo resultados positivos ou negativos, obtendo curas de casos que eram tidos como perdidos ou não, o Espiritismo não pode ser envolvido nesses casos porque não tem a ver.

Centenas de Igrejas protestantes, utilizam também, diariamente, a mediunidade em templos com exagerados exibicionismos na televisão, lidando claramente com espíritos, embora os qualifiquem como satanases e espíritos santos, e nada têm a ver com o Espiritismo.

A grande verdade é que o Espiritismo não pratica qualquer intervenção cirúrgica utilizando-se de cortes. Ele não afronta nunca a Medicina. Ele não se presta a fazer exibicionismo diante de câmeras de televisão nem diante de platéia alguma. Ele não desrespeita a ética, os princípios elementares de higiene, nem ao bom senso. As Sociedades Espíritas não se propõem a serem picadeiro de circo nem palco de programa de televisão sensacionalista.

O conceituado médium baiano, José Medrado, este sim, médium espírita, no contato fácil que tem com os espíritos, também recebeu várias propostas de espíritos para trabalhar cortando as pessoas, mas a sua segurança doutrinária lhe deu autoridade para recusar o bisturi, consequentemente o corte e o sangue. Está aí, trabalhando com os espíritos, ajudando muita gente, inclusive na área de cura, sem nunca ter cortado ninguém.

Respeitamos os doutores Fritz, respeitamos os médiuns que trabalham com eles, respeitamos as pessoas que se submetem aos tratamentos e as intervenções com eles e não nos metemos a julgar ninguém. Mas sugerimos um pouco mais de respeito e consideração para com a Doutrina Codificada por Kardec.

O objetivo deste comentário é informar sobre o assunto Rubens x Fritz. Na verdade, todos têm o direito de fazer o que bem entender de suas vidas. Neste caso, não poderia ser diferente. É inegável a capacidade medianeira deste homem, agora colocado no banco dos réus pela justiça terrena. A necessidade deste artigo se deve ao fato de que a mediunidade é largamente confundida com Espiritismo, devido a característica extremamente mística que se deu às Sociedades Espíritas e suas respectivas atividades com a mediunidade.

Para o leigo ou pessoas de má fé, tudo o que envolve Espíritos é do Espiritismo (!!!)

Valoriza-se o fenômeno em detrimento da instrução. Mas isso é outra história.

Embora trabalhasse com Espíritos, o trabalho desenvolvido por Rubens Farias não era espírita. Nada tinha a ver com a prática ensinada por Allan Kardec.

Outra coisa que merece esclarecimento é o fato desses fenômenos serem todos tidos como de bons Espíritos. Ora, se o uso da mediunidade tem a ver com a moral do médium, os bons Espíritos procurarão médiuns de moral mais elevada para com eles trabalharem. Portanto, dependendo da intenção que anima o médium na tarefa, serão as companhias que lhe secundará. Os Espíritos bons não se prestam a trabalhos onde está em jogo o enriquecimento fácil e todas as torpezas que envolvem o ser humano, quando utiliza de um dom dado por Deus para seu aprimoramento e locupleta-se na opulência material. Sobre isso os Espíritos superiores dizem que os médiuns que usam mal sua faculdade serão duplamente punidos, pois perdem a oportunidade de aproveitar um meio a mais de se esclarecerem. Aquele que vê claramente e tropeça é mais censurável que o cego que cai na valeta, afirmam.

E tudo isto vai ocorrendo numa escala cada vez mais assustadora, principalmente porque os desesperados, os afligidos pelas doenças correm logo para os curandeiros, esquecendo-se de que a cura pode vir com o simples e poderoso recurso da prece sincera dirigida ao Alto, de coração. O desconhecimento do que seja realmente o Espiritismo corrobora para este quadro desolador, em que os inescrupulosos empresários das imagens que sangram o ano todo e dos "professores" que operam, estabelecem verdadeiro mercantilismo com a dor alheia. Se muitos tivessem paciência para folhearem mesmo esparsamente as Obras Espíritas, desde Kardec a Chico Xavier, encontrariam o roteiro seguro a seguir. A afoita busca de milagres, entretanto, os conduzem aos becos sem saídas dos charlatães.

Os mistificadores, na atualidade, vestem diferentes roupagens, e costumam se apegar muito a alguns segmentos da Parapsicologia para descrédito do Espiritismo, esquecidos de que "O Livro dos Espíritos", primeira obra de Allan Kardec, reúne as cabais explicações que eles, hoje em dia, prometem dar aos que comparecem aos cursos que lhes proporcionam excelentes resultados financeiros, e nos quais o público assiste tão-somente prestidigitação quevediana e achincalhe aos médiuns verdadeiros. A propósito, esquecem-se estes "parapsicólogos" com ou sem batina, de que quando no governo do Brasil, o sr. Jânio Quadros baixou o Decreto de nº 51.009, de 22 de Julho de 1961 ( Ver *Obs. logo abaixo ), proibindo espetáculos ou números isolados de hipnotismo e letargia, de qualquer tipo ou forma, em clubes, auditórios, palcos ou estúdios de rádio e de televisão. Não nos consta ter sido revogada tal Determinação Escrita, emanada de um Chefe de Estado. Daí estranhamos a facilidade com que certos "cientistas de batina" andam por aí afora oferecendo espetáculos deprimentes, desrespeitando as normas internas do País.

Nesses episódios mediúnicos, importa verificar se a atuação é vinculada ou não com a Doutrina Espírita, já que se tem constatado que a maioria dos médiuns da chamada “cirurgia espiritual” nada têm a ver com a Doutrina Espírita.

Francisco Cândido Xavier, em entrevista realizada em 1971, pôde expressar com muita sabedoria sua opinião a respeito do assunto em pauta, tanto que nos presenteou esta importante recomendação :

“Quanto aos companheiros da mediunidade que se dediquem às curas de ordem física, impulsionados por Espíritos de médicos desencarnados, cremos que deveriam ou deverão solicitar o concurso de médicos encarnados dispostos a auxiliá-los em semelhante mister, para que os nossos companheiros não permaneçam sozinhos ou quase que aparentemente sozinhos em tais experiências, mais fenomênicas do que doutrinárias propriamente consideradas.”

É conveniente, portanto, manter-se preconizada as obras da Codificação - a fluidoterapia (terapia do passe, da água fluidificada e da irradiação à distância), mas sempre um processo complementar à do Evangelho que, efetivamente, busca vencer as causas primárias dos nossos males, causas morais incrustadas em nossas almas.

A fluidoterapia, por contar também com a participação dos Espíritos, não deixa de ser uma medicina espiritual, mas sempre atendendo aos preceitos da Doutrina dos Espíritos codificada por Allan Kardec.”


( Destaques meus )


* Obs. :   O   C.F.M. - Conselho Federal de Medicina declara :


" O Decreto nº 51.009/1961 foi revogado de acordo com o Anexo IV do Decreto nº 11 de 21/01/1991. Ocorre, todavia, que o Decreto nº 11/91, também foi revogado pelos Decretos ns. 3.382, de 14 de março de 2000; e 3.511, de 16 de junho de 2000. E os dois últimos pelo Decreto 3.698, de 21 de dezembro de 2000.

Todavia, antes de adentrarmos nos aspectos legais dessas revogações, é mister dizer que houve erro material na revogação do primeiro decreto ( Decreto nº 51.009/1961 ). Isto porque, esta norma tratava das limitações no uso da hipnose e letargia, em especial com a finalidade de lucro, e em espetáculo e transmissões televisivas. Já o Decreto nº 11/1991, que revogou o Decreto 51.009/1961, aprovava a Estrutura Regimental do Ministério da Justiça e dava outras providências. Ou seja, não guardava qualquer pertinência com a matéria tratada no decreto anterior. Sendo assim, por erro material, as normas contidas no decreto de 1961 foram erroneamente revogadas.

Ademais, mesmo que houvesse a aludida revogação do Decreto 51.009/1961, com a revogação posterior do decreto que o revogou ( Decreto nº 11/1991 ), haveria repristinação de seu conteúdo, apesar dessa figura jurídica não ser aceita em nosso Direito Pátrio. Ou seja, para não haver uma vacância acerca da proibição no uso da hipnose, o conteúdo jurídico do Decreto nº 51.009/1961 está novamente com sua vigência.

Não obstante esses esclarecimentos, é mister dizer que o Parecer Consulta ( Norma interna do C.F.M. ) não está tão-somente alicerçado no aludido Decreto nº 51.009/61. Ao contrário, traz diverso argumentos científicos suficientes para demonstrar o perigo do uso indiscriminado da hipnose. Outrossim, busca em diversas áreas de medicina as formas corretas do uso da hipniatria, fazendo recomendações aos Conselhos de Medicina do controle de seu uso pelos médicos.

Ademais, não há qualquer inconstitucionalidade no aludido Parecer Consulta, posto que foi todo baseado em conteúdo científico e em normas atinentes à matéria."




"...E É PRECISO FACULDADE PARA SE TREINAR UMA TÉCNICA OU APRENDER FAZER TRUQUES DE MÁGICA ?....UM POUCO MAIS RACIOCÍNO JEFFERSON..."

R - UM POUCO MAIS DE RACIOCÍNIO TENHA VOCÊ !!! TENTE ESCREVER COM AS DUAS MÃOS, UMA COMEÇANDO NA PARTE SUPERIOR DE UMA GRANDE CARTOLINA E A OUTRA MÃO COMEÇANDO NO FINAL DESSA MESMA CARTOLINA. AS DUAS MÃOS ESCREVEM RAPIDAMENTE AO MESMO TEMPO E SE ENCONTRAM NO MEIO DA FOLHA E FORMAM UM TEXTO EM INGLÊS INVERTIDO, E QUE SÓ PODE SER LIDO PELO REFLEXO DE UM ESPELHO. O SENHOR CHAMA ISSO DE TRUQUE ? HAAAAA ... ENTÃO TREINE E FAÇA O MESMO QUE EU QUERO VER. MAL POSSO ESPERAR !!!   MARQUE UM LUGAR QUALQUER E ESTAREI AÍ PARA LHE APLAUDIR ... (...RISOS...)

E SE VOCÊ QUER SABER SOBRE OS ESTUDOS REALIZADOS SOBRE ESSE FEITO DE PSICOGRAFIA DE CHICO XAVIER, LEIA O QUE DIZ O JORNALISTA GERALDO GOMES, DE UMA REVISTA CHAMADA BIGBIZ, DE CIRCULAÇÃO REGIONAL, NO INTERIOR DE SÃO PAULO :

O QUE VAI ABAIXO ESTÁ NO SITE :

http://www.bigbiz.com.br/bigtime/chicoxavier.htm

"A psicografia em Chico Xavier atinge níveis de qualidade inigualáveis. Cientistas e parapsicólogos estudam suas obras. Chico dá demonstrações do nível incomparável ao escrever perante mais de duzentas pessoas, em Campos, Estado do Rio de Janeiro, mensagens em línguas mortas, ou então em inglês clássico, mas de trás para frente, levando as pessoas presentes a usar um espelho para a leitura do texto. A velocidade de sua mão era espantosa. E Chico, pouco tempo depois, acaba psicografando textos diferentes, com as duas mãos, ao mesmo tempo, fenômeno até hoje não realizado por nenhum outro médium."




"...Ele passa a escrever um enorme texto em Inglês de trás para frente, diante de vários "experts" em fraudes, parapsicólogos( QUEM SÃO?...FALAR QUE ERA EXPERTS É FÁCIL AGORA....)"

R - VOCÊ QUER NOMES DOS CIENTISTAS ??? ORA, NÃO SEJA POR ISSO !!! FALAR QUE ERAM EXPERTS É FACIL AGORA E SERÁ SEMPRE. ( "ERAM" É VERBO CONJUGADO NO PASSADO ... E "SERÁ" É UM VERBO CONJUGADO NO FUTURO ... MAIS RISOS ... ). ELES SÃO DA ESCOLA POLITÉCNICA AÍ, DA SUA CIDADE - SÃO PAULO !!!   POR ESSA VOCÊ NÃO ESPERAVA ... MAIS UM FEITO DE CHICO EM OUTRO LOCAL. SITE : http://www.abrade.com.br :

" Chico Xavier surpreende cientistas da Escola Politécnica de São Paulo, ao psicografar uma mensagem Em inglês de trás para frente,obrigando o uso de um espelho para ser lida. O papel e o lápis, para não deixar suspeição, foram cedidos pelo Dr. C. G. Shalders."

O Dr. Shalders, além de lente da Escola Politécnica de São Paulo, foi distinguido com o título de Doutor "Honoris Causa" e de "Professor Emérito" da USP.

QUER MAIS NOMES ALÉM DO DR. C.G. SHALDERS ? SE NÃO FICOU SATISFEITO, ESCREVA PARA A ESCOLA POLITÉCNICA AÍ DA SUA CIDADE. O ÔNUS DA PROVA É DE QUEM ACUSA !!!

Como se pode ver, citar as fontes e nomes, para mim, é extremamente fácil, e não estou me referindo às URL’s acima mencionadas. Não me baseio no meu “achismo” e nem em vontades extremas e desesperadas de tentar derrubar, a qualquer custo, os pilares de Doutrinas e teorias alheias. Já o Padre Quevedo e seus colaboradores, com relação à citação de fontes ... (!!!)




"...Talvez, se você estivesse lá, poderia, com o seu incomparável conhecimento e experiência, certamente muito superiores àqueles Cientistas e profissionais que lá se encontravam, com décadas de vivência nessa área, ter descoberto algo que ninguém viu. (QUE PENA QUE EU NÃO ESTAVA ...)"

R - SE ESTIVESSE LÁ, FICARIA QUIETINHO NO SEU CANTO, FACE À INCOMPARÁVEL SUPERIORIDADE DAQUELES QUE PRESENCIARAM A PSICOGRAFIA DE CHICO XAVIER : CIENTISTAS DA ESCOLA POLITÉCNICA DE SÃO PAULO, COMO O DR. C.G. SHALDERS.




"...E LHE PROPONHO ME CONVIDAR DAQUI PARA A FRENTE PARA OUTROS FEITOS DE MÉDIUNS FAMOSOS, TAIS COMO EXPERIÊNCIAS DE MATERIALIZAÇÃO, TELECINESIA OU MESMO ME DEIXAR INTERROGAR O ESPÍRITO E DESMASCARAR......É CLARO QUE DEPOIS O SENHOR VAI INVENTAR QUE AQUELE ESPÍRITO ERA UM ESPÍRITO ENGANADOR....SEMPRE UMA DESCULPA..."

R - MATERIALIZAÇÃO ? Você já ouviu falar do Emérito Cientista da Inglaterra, William Crookes ? Qualquer Vestibulando já leu e ouviu falar dele, principalmente por suas experiências com Tubos de Raios Catódicos. Membro da Sociedade Real de Londres, descobridor do Tálio, um novo corpo simples metálico, inventor do fotômetro de polarização e do Microscópio Espectral, o primeiro Cientista a demonstrar, experimentalmente, o estado radiante da matéria entrevisto por outro grande vulto da Ciência, ou seja, Michael Faraday, Crookes recebeu a Royal Gold Medal, a Davy Medal e a Joseph Copley Medal, por suas pesquisas no Campo da Física e da Química. Recebeu da Academia de Ciências da França uma medalha de ouro por suas descobertas. Exerceu cargos de Presidente da Chemical Society, da Institution of Electrical Engineers e da Society for Psychical Research.

Muito bem. William Crookes pesquisou os fenômenos mediúnicos, e conseguiu obter, em experiências feitas sob os mais rigorosos cuidados de controle para impedir fraudes, materializações de um Espírito que foi não somente por ele fotografado, mas também examinado minuciosamente. Publicou um Relatório sobre o assunto no Quartely Journal of Science, de Londres, e com isso deixou perplexos os círculos do saber acadêmico que o admiravam como um grande sábio e incrédulo da imortalidade da alma e avesso às questões metafísicas.

Após relatar suas experiências com riquezas de detalhes metodológicos, William Crookes escreveu seu nome na História da Ciência Psíquica como o Autor de provas Graníticas em favor da autenticidade dos fenômenos Espíritas, segundo a expressão de Charles Richet, seu colega e Prêmio Nobel em Fisiologia.

William Crookes, pela sua respeitabilidade até hoje intocável nos meios Científicos, é uma espinha na garganta dos parapsicólogos anti-espíritas, principalmente, os de batinas.


E o Padre Quevedo, incomodado com essa espinha na garganta, tenta, no seu Livro “Os Mortos interferem no Mundo ?”, Tomo 2, 1995, Páginas 8 e 306, sofismar com relação às descobertas de Crookes (!!!!!), relatando parte de um depoimento sobre as forças psíquicas que não abrangem todas as experiências do Emérito Cientista, e aparentemente, desacreditariam as materializações de Espíritos. Mas Quevedo propositadamente pára aí !!! O parapsicólogo de batina tem um ataque de amnésia e “esquece-se” convenientemente de relatar também as outras experiências que direcionam justamente para o lado da materialização. Quevedo faz isso astutamente para enganar os Leitores.   Vergonha !!!!


Além disso, existe uma Obra que relata as “espertezas” do Pe. Quevedo e suas muitas tentativas, contidas nos seus Livros, de tentar desmoralizar o Espiritismo. E Eu, para decepção de “muitos”, coloquei a Capa desse Livro, de Nazareno Tourinho : “Padre Quevedo, de acusador anti-espírita a Culpado” no final dessas mensagens. Coloquei também o endereço da Livraria Virtual Candeia Net ( www.candeianet.com.br ), da qual Eu já adquiri 6 Obras e que disponibiliza e entrega o citado Livro, usufruindo assim, já há bastante tempo, de total confiabilidade.

E SE QUISER SABER MAIS SOBRE MATERIALIZAÇÃO, TELECINESIA, PROCURE A FEDERAÇÃO ESPÍRITA DE SÃO PAULO E LÁ PODERÁ COMPROVAR. AQUI NO RIO, O LAR FREI LUIZ, EM JACAREPAGUÁ, TRABALHA COM MATERIALIZAÇÕES. AGORA, SE QUISER IR, VÁ E OBSERVE TUDO. JÁ DISSE : O ÔNUS DA PROVA É DE QUEM ACUSA.

E “...SEMPRE UMA DESCULPA...” É VOCÊ QUEM DÁ, POIS NÃO SOU BABÁ DE GENTE PRETENSIOSA QUE ACHA QUE ME INTIMIDA COM ESSE TIPO DE AMEAÇA.




"...RESPEITO A PESSOA DE CHICO XAVIER ASSIM COMO SUA CARIDADE. ADMIRO E EXALTO SEU DOM LITERÁRIO (QUE INDEPENDE DE ESTUDO)....UM ÓTIMO ESCRITOR.....MÉRITOS APENAS DELE MESMO....PORÉM A COMUNICAÇÃO QUE SE DIZ QUE ELE FAZIA COM OS ESPÍRITOS NA VERDADE ERA COMUNICAÇÃO COM SEU PRÓPRIO INCONSCIENTE..."

R - ESSA É A SUA OPINIÃO E DE SEUS PARES SOBRE A MEDIUNIDADE DE CHICO. NA VERDADE, CHICO XAVIER, QUE MAL COMPLETARA O PRIMÁRIO E AINDA TINHA AULAS PARTICULARES PARA DESENVOLVER UM POUCO A SUA CULTURA, RECEBIA MENSAGENS DOS ESPÍRITOS DE ESCOL, QUEIRA VOCÊ OU NÃO. GOSTE VOCÊ OU NÃO. A S.P.R - SOCIETY FOR PSICHICAL RESEARCH - LONDRES - UK OU A R.R.C - RHINE RESEARCH CENTER - DURHAM CAROLINA DO NORTE – USA, PARA A SUA DECEPÇÃO, JÁ ESTÃO ADIANTADOS NO ESTUDO DE COMUNICAÇÃO COM ESPÍRITOS.

E Você gosta de que as fontes sejam citadas, não é mesmo ? Ora, minha sistemática é bem diferente da do Padre Quevedo e “seus” colaboradores. Pois, veja o que diz o fundador da Parapsicologia Moderna, J.B. Rhine ( O qual foi homenageado com a fundação de uma das mais prestigiadas Instituições Parapsicológicas do mundo, acima citada ) no Volume “New Frontiers of the Mind” , Pág. 176, Edição de 1965 :

“ O que, até então, descobrimos nas pesquisas atinentes à percepção exta-sensória séria, pelos menos, favorável à possibilidade da sobrevivência do indivíduo depois da morte, isto é, tal sobrevivência importaria, naturalmente, numa existência sem os órgãos dos sentidos, sem sistema nervoso e sem cérebro.”

Ora, Rhine alude a “existências sem órgãos, sistema nervoso e cérebro”, ( Ele estava se referindo à matéria que constitui os corpos humanos ) ou seja, ESPÍRITOS que estavam sendo percebidos pela abrangência de seu Campo de Estudos e da sua Equipe ( !!!!!!!! )

São também de Banks Rhine as declarações :

“O caso que mais prende atenção é aquele em que o propósito manifesto por trás do efeito produzido é tão especialmente o de personalidade falecida, que não é razoável atribuí-lo à atuação de qualquer outra fonte”. ( J.B. Rhine. "O novo mundo do Espírito”, Ed. Age - São Paulo, Página 270 ).

“No curso de 75 anos de tais estudos de mediunidade alguns dos sábios mais eruditos do mundo, bem como inúmeros outros de menor reputação, convenceram-se de constituírem-se essas mensagens – pelo menos em parte – prova aceitável da existência continuada de personalidades incorpóreas, de almas sem corpo.” ( J.B. Rhine. "O Alcance do Espírito", Besteseller Import. de Livros S.A. - São Paulo, Pg. 206 ).

A clareza desses pronunciamentos acima dispensa qualquer comentário.



E para finalizar :


* No Livro de Visitas, Eu afirmei que as teorias contidas nos Livros do Padre Quevedo, os quais você deve até admirar e se basear nos seus estudos, foram duramente combatidas e refutadas por um dos Parapsicólogos mais respeitados deste País : Welligton Zagari. Inclusive forneci o endereço do Site ( pertencente à PUC !!! ) para quem quiser ver. Está lá :

Críticas do Parapsicólogo Wellington Zangari aos Livros do Padre Quevedo

Mas você ficou caladinho... E nem quis comentar nada... Repito : Os fatos falam por si !!!!!


* Escrevi para Wellington Zangari, em virtude de um Leitor do meu Site, Católico e fã incondicional do Pe. Quevedo e das publicações referentes ao CLAP ( vejam só !!! ), ter criticado o Espiritismo. Wellington Zangari, deu uma declaração que derruba de uma vez as pretensões do Padre Quevedo, a respeito da ESP e PK ( você deve saber o que significam essas siglas, não ? Espero que sim ... ). No meu Site, está em :

TEXTOS - Texto 12 – Item 18 : Católico acredita que Milagres comprovam sua Religião como Doutrina revelada. Passagens polêmicas das Escrituras, Parapsicologia, Padre Quevedo, etc.

Foi simplesmente fabuloso. Eis alguns depoimentos de Wellington Zangari :


“ Frente a alegações de comunicação com os espíritos, cabe à Ciência avaliar se há hipóteses conhecidas e consagradas que dêem conta de explicá-las. Se há, ótimo. Se não há, então que se estude mais.”   (Destaque meu ).

“...posso lhe garantir que simplesmente não sabemos quais seriam, em sua totalidade, as variáveis que afetam a produção da ESP e da PK. Assim sendo, conclui-se que não sabemos os limites desse potencial, Jefferson. Agora temos a possibilidade de discutir outro aspecto fundamental no tratamento do tema : NINGUÉM PODE AFIRMAR, A PARTIR DOS DADOS OBTIDOS PELA PESQUISA PARAPSICOLÓGICA, PORTANTO, QUE ESPÍRITOS NÃO EXISTAM OU QUE NÃO SE MANIFESTEM ! SE OS PARAPSICÓLOGOS NÃO RECONHECEM OS LIMITES DE ATUAÇÃO DA ESP E DA PK, ENTÃO, COMO SABERIAM SE EM DETERMINADO EVENTO NÃO ESTARIA OCORRENDO UMA AÇÃO ESPIRITUAL ? O MÁXIMO QUE SE PODE AFIRMAR É QUE, CIENTIFICAMENTE, TAL HIPÓTESE NÃO É NECESSÁRIA, PELAS RAZÕES EXPOSTAS ACIMA, MAS NUNCA QUE ELA TENHA SIDO DESCARTADA ! ”   (Destaque meu ).

“...alguns parapsicólogos, sobretudo DE TENDÊNCIA CATÓLICA, alegam já conhecer os limites de ESP e de PK ( na verdade da telergia ). A primeira seria regida pelo "prazo existencial", ou seja, limitada à cerca de dois séculos, uma geração ao passado e outra para o futuro. Além disso, não agiria fora do globo terrestre. A ação extra-motora, explicada por esses como sendo resultante da emanação da telergia (uma espécie de "energia" humana), teria uma abrangência de atuação de mais ou menos 50 metros! ... NO ENTANTO, NÃO EXISTEM DADOS EMPÍRICOS CIENTÍFICOS PARA A EXISTÊNCIA DE TAIS LIMITES !!! NENHUMA INSTITUIÇÃO PARAPSICOLÓGICA RESPEITADA E NENHUM(A) PARAPSICÓLOGO(A) RECONHECIDO(A) ACEITAM A EXISTÊNCIA DO TAL "PRAZO EXISTENCIAL.”   (Destaque meu ).

E quer saber mais sobre o que diz Esse que é um dos Parapsicólogos mais respeitados do Brasil, membro da Parapsychological Association (PA) ??? Então acesse, no meu Site, o link que Eu já citei logo acima. ( TEXTOS – Texto 12 – Item 18 ).

Para que não haja quaisquer dúvidas quanto à opinião de Wellington Zangari e de suas teorias, caso queira uma comprovação de tudo o que Eu disse sobre esse eminente Parapsicólogo, basta acessar o Portal PSI - Portal-Psi ,   ou mesmo escrever para Ele - interpsi@mail.ru . Este e-mail é público, pois consta do referido Site.

E tem mais : Se Você publicar essas mensagens em algum Site ( nacional ou não ), como você disse que faria, Eu espero que você me avise sobre o endereço das referidas Páginas para que Eu possa comprovar a integridade dos meus textos. Como você pôde ver, nas suas mensagens contidas no meu Site, no Texto 5, Eu não alterei uma vírgula sequer do que você escreveu. E Eu não me importo se essas linhas forem publicadas, pois Eu mesmo farei isso no meu Site, daqui há uns dois meses, aproximadamente, para que, quem quiser, possa fazer comparações e análises críticas das exposições nas respectivas HP’s, objetivando MANTER A INTEGRIDADE DAS MINHAS RÉPLICAS E PARA QUE NÃO HAJA ALTERAÇÕES E “CORTES CONVENIENTES” NAS ARGUMENTAÇÕES, POR PARTE DE QUEM QUER DESMORALIZAR O ESPIRITISMO A QUALQUER CUSTO, MOVIDO POR FÚRIA E INCONFORMISMOS !!!!

E por favor, não me venha depois com suas lamentações dizendo que não deu autorização para isso, autorização para aquilo, pois VOCÊ MESMO DISSE QUE IRIA PUBLICAR ESSAS MENSAGENS EM OUTRAS PÁGINAS DA REDE, O QUE ELIMINA DE VEZ QUAISQUER RECLAMAÇÕES POSTERIORES DE PARTE A PARTE. E NÃO ESPERE MAIS TRÊS ANOS PARA SE MANIFESTAR, DANDO DESCULPAS DE QUE SEU COMPUTADOR “APRESENTOU PROBLEMAS”, “MUITOS AFAZERES”, QUE O VERBO “VOU” ESTÁ NO FUTURO ... ( !!! ), ETC, ETC, ETC.


CONCLUSÃO : Infelizmente, muitos preferem limitar-se a ler a letra que mata e não percebendo o espírito que vivifica. Se, ao invés de ficar procurando justificativas para combater algo que os incomoda, e realmente procurassem a verdade em toda a Filosofia de uma Religião, "determinados indivíduos" poderiam ser considerados críticos mais autênticos e com legítimas credenciais para o Juízo e discernimento entre o que é verdadeiro e falso na Religião alheia. Quando tomamos a tarefa de censurar o trabalho de alguém, devemos primeiro provar que somos dignos de crédito para tal empreendimento. Ademais, já dizia Kardec :


“ O verdadeiro crítico deve provar não somente erudição, mas um saber profundo no que concerne ao objeto que trate, promovendo um julgamento sadio e com uma imparcialidade a toda prova. Do contrário, qualquer sanfoneiro poderia se arrogar o direito de julgar Mozart, ou um pintor de paredes, o de censurar Van Gogh.”


Jefferson



Livro de N. Tourinho - De Acusador a Culpado

Este Livro é encontrado na : Livraria Virtual Candeianet . Após o carregamento do Site, mude a opção para "Autor" e digite "Tourinho". Depois, procure por : "Padre Quevedo - De Acusador Anti-Espírita a Culpado". Nesta Obra, o Leitor saberá as artimanhas que o Pe. Quevedo usa para denegrir o Espiritismo e camuflar as Experiências do famoso Cientista Inglês William Crookes, já citado anteriormente, nesta Página. Prevalece a Verdade, e se faz a Justiça !!!







Voltar para a Página Inicial


www.000webhost.com